Trajetória formativa-profissional do professor Timothy Denis Ireland e sua defesa pela educação no sistema prisional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15505

Palavras-chave:

Direitos Humanos, Educação em prisões, Narrativas Autobiográficas.

Resumo

Este estudo buscou conhecer e analisar a trajetória formativa-profissional do professor Timothy Denis Ireland no contexto da educação prisional, destacando sua defesa pelo direito à educação para pessoas privadas de liberdade. Os dados foram gerados por meio das narrativas autobiográficas, permitindo que o referido professor narrasse sua trajetória e contribuição nesse campo. As narrativas demonstram que Ireland se tornou uma referência na área, defendendo uma educação acessível que valoriza a dignidade humana e a cidadania das pessoas em privação de liberdade. Além disso, sua experiência conecta-se ao contexto sociocultural da educação prisional, pois evidencia a importância da formação educacional como instrumento de transformação pessoal e social. A sua trajetória reafirma a necessidade de políticas educacionais que garantam oportunidades de aprendizado no sistema prisional, o que contribui para a garantia dos direitos humanos e para a ressocialização extramuros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Douglas de Abreu Araujo, Universidade Estadual do Ceará

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Especialização em Orientação e Mobilidade (IFCE), Atendimento Educacional Especializado na Diversidade (UFERSA), Serviços de Atendimento Educacional Especializado (UFPEL), e em Ciências da Religião (UCAM ), Licenciado em Filosofia (FAFIC) e Pedagogia (UNINTER), Bacharel em Filosofia (FRMATER) e Serviço Social (IFCE). É integrante da Rede Interdisciplinar de Estudos sobre Violências (RIEV). Associado na Associação Nacional de Didática e Práticas de Ensino (ANDIPE). Pesquisa sobre Práticas Educacionais, Formação de Professores, Educação Especial Inclusiva, Educação e Alteridade, Educação na Prisão, Educação não escolar, Educação e medida socioeducativa, Educação de Jovens e Adultos, Educação em Direitos Humanos, Educação Popular e Educação e Relações Étnico-Raciais.

Wanderson Diogo Andrade da Silva, Universidade Estadual do Ceará

Professor Adjunto de Ensino de Química da Universidade Estadual do Ceará (UECE), vinculado à Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM). Professor colaborador do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Universidade Federal de Ouro Preto (MPEC - UFOP) e do Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal de Viçosa (MPECM-UFV). Doutor em Educação (UFMG - conceito CAPES 7), Mestre em Educação (UFC) com dissertação sobre a história da primeira Licenciatura em Química do estado do Ceará, Especialização em Orientação e Mobilidade (IFCE - Fortaleza) e em Educação, Pobreza e Desigualdade Social (UFC), Licenciado em Química (IFCE - Iguatu) e Pedagogia (UNINTER). Trabalhou como professor substituto de Ensino de Química da Universidade Regional do Cariri (DQB/URCA), de Educação Especial da UECE/FECLI e de Química/Laboratório de Química em escolas da rede pública estadual de Ensino Médio do Ceará (SEDUC). É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Química, Docência e Diversidade na Escola (GEQuíDE/UECE) e integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Ensino de Ciências (GEPENCI/UFC/CNPq) e do Grupo de Pesquisa-Ação sobre Universidade e Educação Superior (Universitátis/FaE-UFMG/CNPq). Associado da Sociedade Brasileira de Ensino de Química (SBEnQ), da qual também é Representante para a Região Nordeste (2024-2026), da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC), da Associação Nacional de Didática e Práticas de Ensino (ANDIPE), da Associação Brasileira de Currículo (ABdC) e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Pesquisa Educação Química, com ênfase em formação de professores(as), ensino de Química/Ciências, diversidade na escola, docência universitária e Didática. Contato: wanderson.andrade@uece.br (Texto informado pelo autor)

Referências

ARAÚJO, José Douglas de Abreu. A dimensão da educação nos processos de ressocialização e humanização no cárcere na perspectiva de agentes educativos. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20755. Acesso em: 15 maio 2025.

ARAÚJO, José Douglas de Abreu. O potencial educativo e socializador das cartas nas prisões a partir da escrita de si, do outro e de nós. 2024. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2024. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34276. Acesso em: 29 abr. 2025.

ARAÚJO, Mónica; SARMENTO, Teresa. Histórias de vida e formação de cuidadoras de idosos. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 44, p. 262-281, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i44.8025. Acesso em: 10 fev. 2025.

BRASIL. Conselho Nacional de Justiça. Resolução nº 391, de 10 de maio de 2021. Estabelece procedimentos e diretrizes a serem observados pelo Poder Judiciário para o reconhecimento do direito à remição de pena por meio de práticas sociais educativas em unidades de privação de liberdade. Brasília, DF: Conselho Nacional de Justiça, 10 maio 2021. Disponível em: https://atos.cnj.jus.br/files/original12500220210511609a7d7a4f8dc.pdf. Acesso em: 24 abr. 2025.

CAMPOS, Aline; IRELAND, Timothy Dennis. Ensino Superior em prisões da América Latina: um diálogo com uma experiência piloto no Tocantins/Brasil. Educação e Cultura Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 17, n. 48, p. 124-145, 2020. Disponível em: https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/7115. Acesso em: 15 abr. 2025.

CAMPOS, Aline; IRELAND, Timothy Dennis. Ler na prisão: entre portas, mundos e janelas. Educação Unisinos, São Leopoldo, v. 25, p. 1-18, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.4013/edu.2021.251.14. Acesso em: 15 abr. 2025.

CAMPOS, Aline; ROSA, Camila Simões; IRLAND, Timothy Dennis. Entre-nós: cartas, palavras e conversas dentro e fora da prisão. In: FREITAS, Cecília; ANDREATTA, Elaine; PERES, Ricardo (org.). Entre redes e outros nós. Manaus: Editora UFAM, 2024. p. 173-188.

CLANDINI, Jean; CONNELY, Michael. Pesquisa narrativa: experiências e história na pesquisa qualitativa. Tradução do Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEL/UFU. Uberlândia: EDUFU, 2011.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2017.

GHEDIN, Evandro; FRANCO, Maria Amélia Santoro. Questões de método na construção da pesquisa em Educação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

IRELAND, Timothy Dennis. Convite à leitura. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, v. 15, p. 1-3, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.14244/198271995383. Acesso em: 15 abr. 2025.

IRELAND, Timothy Denis. Educação em pauta 11 – Timothy Ireland [vídeo]. YouTube, 1 set. 2016. Disponível em: https://youtu.be/JP2IsxEw1sY. Acesso em: 30 abr. 2025.

IRELAND, Timothy Denis. Entrevista. João Pessoa, 1 mar. 2024.

IRELAND, Timothy Denis. Redes de pesquisa e extensão em contextos de privação e restrição de liberdade no mundo pós-covid-19. In: JORNADA DE ESTUDOS SOBRE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM CONTEXTOS DE PRIVAÇÃO E RESTRIÇÃO DE LIBERDADE, 2., 2020, Tocantinópolis. Anais [...]. Tocantinópolis: UFT/PROGRAD/PROEX, 2020.

IRELAND, Timothy Denis; SARMENTO, Virgínia Alves. Formação para agentes penitenciários(as): uma proposta metodológica à luz da educação em/para direitos humanos. In: ANDRADE, Fernando César Bezerra de; RECHEMBACH, Fabiana (org.). Contribuições à educação em direitos humanos na contemporaneidade. Curitiba: Editora CRV, 2016. p. 147-168.

JÁCOME, Cássia Gercina de Sousa; CHAVES, Emanuela Rutila. O direito à educação do preso no Brasil e seus aspectos legais. Rev. Pemo, Fortaleza, v. 4, e48714, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.47149/pemo.v4.87140. Acesso em: 15 abr. 2025.

SARMENTO, Virgínia Alves; IRELAND, Timothy Denis. Educação que liberta: notas para construção de um Projeto Político Pedagógico em prisões à luz de Educação em Direitos Humanos. In: CALAÇA, Suelídia Maria et al. (org.). Direitos humanos, políticas públicas e educação em e para os direitos humanos. João Pessoa: CCTA, 2019. p. 519-534.

SOUZA, Miryan Aparecida Nascimento; IRELAND, Timothy Denis. Políticas públicas de educação para mulheres privadas de liberdade: contribuições da educação popular. Temas em Educação, João Pessoa, v. 32, n. 1, p. 1-20, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.64462. Acesso em: 15 abr. 2025.

SOUZA, Miryan Aparecida Nascimento; IRELAND, Timothy Denis. Remição de pena como política educacional nas prisões femininas da Paraíba. Revista Educação & Emancipação, São Luís, v. 17, p. 240-254, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n2.2024.27. Acesso em: 15 abr. 2025.

SZYMANSKI, Heloisa. Entrevista reflexiva: um olhar psicológico sobre a entrevista em pesquisa. In: SZYMANSKI, Heloisa (org.). A entrevista na educação: a prática reflexiva. 4. ed. Brasília: Liber Livros, 2011. p. 9-64.

TORRES, Eli Narciso da Silva; IRELAND, Timothy Denis; ALMEIDA, Susana Inês de. Diagnóstico da política de educação em prisões no Brasil (2020): o desafio da universalização. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, v. 15, p. 1-18, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.14244/198271994696. Acesso em: 15 abr. 2025.

TORRES, Eli Narciso. Prisão, educação e remição de pena no Brasil: a institucionalização da política para a educação de pessoas privadas de liberdade. Jundiaí: Paco Editorial, 2019.

Publicado

28-08-2025

Como Citar

ARAUJO, J. D. de A.; SILVA, W. D. A. da. Trajetória formativa-profissional do professor Timothy Denis Ireland e sua defesa pela educação no sistema prisional. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 7, p. e15505, 2025. DOI: 10.47149/pemo.v7.e15505. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/15505. Acesso em: 5 dez. 2025.