Reflexões acerca do silenciamento das produções de mulheres negras nos livros didáticos de Ciências

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15375

Palabras clave:

Ensino de Ciências, Material Didático, Mulheres Negras, Desigualdade Racial.

Resumen

Este trabalho partiu das seguintes questões: como a literatura acadêmica discute o silenciamento das contribuições de mulheres negras nos livros didáticos de Ciências da Natureza e de que forma esse silenciamento se manifesta em uma análise específica de um livro didático de Ciências? Objetivamos, de modo geral, identificar as possíveis perspectivas dos estudos voltados à temática da invisibilidade das contribuições de mulheres negras nos livros didáticos de Ciências. De modo específico, nossos objetivos são: a) avaliar os possíveis impactos dessa ausência para a construção do ensino de Ciências; b) examinar as possíveis razões epistemológicas que contribuem para esse silenciamento. Os resultados desses movimentos apontam que é essencial que a educação científica seja pautada em uma abordagem que rompa com visões estereotipadas e com a lógica estrutural que privilegia a perspectiva heteronormativa e branca, como discutem Kilomba (2020), Fanon (2008), Sueli Carneiro (2011), Almeida (2019) e Pinheiro (2019).

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sthefany Dionizio Silva, Universidade Federal de Alagoas

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Técnica em Eletroeletrônica pelo Instituto Federal de Alagoas (IFAL), e é integrante do grupo de pesquisa em Educação em ciências e Tecnologias Afro-Latino-Americanas (GP-ECITALA). 

Ivanderson Pereira da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Licenciado em Física, Mestre e Doutor em Educação. É professor da Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca. É líder do Grupo de Pesquisa "Educação em Ciências e Tecnologias Afro-Latino-Americanas" (GP-ECITALAS/CNPq)

Citas

ALMEIDA, Silvio Luiz de. Racismo estrutural. São Paulo: Pólen, 2019.

BRASIL. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura

Afro-Brasileira”, e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 10 jan. 2003.

CNN BRASIL. Conheça Sônia Guimarães, doutora em física e 1ª professora negra no ITA. Educação, 19 nov. 2023. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/educacao

/conheca-sonia-guimaraes-doutora-em-fisica-e-1a-professora-negra-no-ita/. Acesso em: 30 mar. 2025.

CARPANEDA, Isabella; GIOVANNI JR., José Ruy; COELHO, Geslie; BOULOS JÚNIOR, Alfredo; ADÃO, Edilson; FURQUIM JR., Laércio; UTUARI, Solange; KATER, Carlos E.; FISCHER, Bruno; FERRARI, Pascoal Fernando; BUENO, Roberta; MACEDO, Thiago; FINCO, Gabriela. A Conquista: Ciências. São Paulo: FTD Educação, 2023.

CARNEIRO, Sueli. Racismo, sexismo e desigualdade no Brasil. 1. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2011.

CAVALCANTE, Lívia Teixeira Canuto; OLIVEIRA, Adélia Augusta Souto de. Métodos de revisão bibliográfica nos estudos científicos. Psicol. Ver. Belo Horizonte, v. 26, n. 1, p. 83-102, abr. 2020. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_

arttext&pid=S1677-11682020000100006&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 29 mar. 2025. DOI: https://doi.org/10.5752/P.1678-9563.2020v26n1p82-100.

COELHO, Geslie. A Conquista: Ciências. São Paulo: FTD Educação, 2023.

CHASSOT, A. Saberes Populares fazendo-se saberes escolares: uma alternativa para a alfabetização científica. In: Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 5., 2004, Curitiba. Anais. Curitiba, 2004.

ELIAS, M. A.; PEREIRA, A. C. de O. A invisibilidade da mulher negra na Ciência: uma análise a partir de livros didáticos de Ciências e Biologia. Revista Educar Mais, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 491-499, 2021. DOI: 10.15536/reducarmais.5.2021.2285. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais/article/view/2285. Acesso em: 29 mar. 2025.

FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Tradução de Renato da Silva. 1. ed. Salvador: EDUFBA, 2008.

FARIAS, Rutineia Macário de; SILVA, Ivanderson Pereira da. Propostas de ensino de ciências e de ensino de matemática a partir de invenções científico-tecnológicas de mulheres negras. ACTIO, Curitiba, v. 8, n. 2, p. 1-21, maio/ago. 2023. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/7025. Acesso em: 9 dez. 2023.

FERNANDES, Hylio Laganá; COSTA, Angélica Felício da. Mulheres cientistas nos livros didáticos de ciências do Brasil no século XXI. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 24, e48227, 2024. DOI: https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2024u739764.

GOMES, Nilma Lino. Sem perder a raiz: corpo e cabelo como símbolos da identidade negra. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

GONZALEZ, Lélia. Por um feminismo afro-latino-americano. Tradução de Tatiane de Fátima Neves. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2020.

KILOMBA, Grada. Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. 2. ed. Rio de Janeiro: Cobogó, 2020.

LEVEL, I. N.; CAVALCANTE, F. S.; LIMA, R. A.; NOGUEIRA, E. M. L. Mulher negra nos livros didáticos: uma revisão integrativa de 2017 a 2021. Contribuciones a las Ciencias Sociales, v. 16, n. 10, p. 22872–22889, 2023. DOI: 10.55905/revconv.16n.10-246. Disponível em: https://ojs.revistacontribuciones.com/ojs/index.php/clcs/article/view/2341. Acesso em: 5 fev. 2023.

MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO. Mulheres são maioria dos mestres e doutores no Brasil, aponta estudo do CGEE. 2024. Disponível em: https://www.gov.br/mcti/pt-br/acompanhe-o-mcti/noticias/2024/06/mulheres-sao-maioria-dos-mestres-e-doutores-no-brasil-aponta-estudo-do-cgee. Acesso em: 30 mar. 2025.

NÚÑEZ, A. A seleção dos livros didáticos: um saber necessário ao professor. O caso do ensino de Ciências. Revista Iberoamericana de Educación, 2003.

OLIVEIRA, F. F.; SILVA, A. O. da; GONÇALVES, J. E.; GARCIA, N. F. L.; OLIVEIRA, M. G. de. Representatividade das mulheres negras na ciência: a presença racial nos livros didáticos de ciências da natureza e suas tecnologias do ensino médio 2021/2024. Cuadernos de Educación y Desarrollo, v. 15, n. 9, p. 8387–8403, 2023. DOI: 10.55905/cuadv15n9-023. Disponível em: https://ojs.cuadernoseducacion.com/ojs/index.

php/ced/article/view/1516. Acesso em: 30 mar. 2023.

PAZ, Leila Kely dos Santos da et al. Identidade e ancestralidade do cabelo crespo: uma proposta didática para um ensino de ciências antirracista. In: Anais do 2º Simpósio de Ensino em Ciências e Matemática do Nordeste. Fortaleza (CE): UFC, 2022.

PINHEIRO, B. C. S. Educação em ciências na escola democrática e as relações

étnico-raciais. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 19, p. 329-344, 2019. DOI: https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2019u329344.

QUIJANO, Anibal. A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais, perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, 2000.

SANTANA, Juliana Santos de. Educação afrocêntrica: um currículo decolonial e antirracista na educação infantil. Educação Sem Distância, Rio de Janeiro, n. 2, dez. 2020.

SANTOS, J. S. Representações da mulher negra em livros didáticos de português. Cadernos CESPUC de Pesquisa Série Ensaios, v. 1, n. 25, p. 48-68, 2015. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoscespuc/article/view/11087.

SOUZA, Clara Marques. Entre avanços e desafios: a representação de mulheres negras em dois livros didáticos de História do Ensino Fundamental. Revista Eletrônica História em Reflexão, v. 14, n. 27, p. 127-152, 2020. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/historiaemreflexao/article/

Publicado

2025-08-11

Cómo citar

SILVA, S. D.; SILVA, I. P. da. Reflexões acerca do silenciamento das produções de mulheres negras nos livros didáticos de Ciências. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades, [S. l.], v. 7, p. e15375, 2025. DOI: 10.47149/pemo.v7.e15375. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/15375. Acesso em: 5 dic. 2025.