A conexão entre música e dança em “Geni e o Zepelim” por Sutaques de Casa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e15364

Palavras-chave:

Arte, Universidade, desigualdade de gênero

Resumo

Este artigo tem como tema a representação coreográfica da canção Geni e o Zepelim, do cantor brasileiro Chico Buarque, interpretada pela companhia de dança Sutaques de Casa, em 2024, sob direção geral do coreógrafo Leandro Matos. O objetivo é apontar o caráter político do movimento ao lidar com a desigualdade de gênero e como a dança pode fazer parte de um processo educativo e esclarecedor sobre como a violência contra a mulher ainda é um problema social, além de registrar como a conexão entre música e dança pode maximizar a experiência artística tanto para os artistas em cena quanto para os espectadores. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada por meio de entrevistas com o diretor e o elenco do Sutaques de Casa, que mostram diferentes perspectivas sobre o espetáculo que estreou durante o Concerto de Artes Integradas em comemoração aos 56 anos da Universidade Federal de Sergipe.

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Biografia do Autor

Pérola Juliana Cunha Lima, Universidade Federal de Sergipe

Graduanda em Dança (UFS). Bailarina e Pesquisadora.

Daniel Moura, Universidade Federal de Sergipe

Professor Adjunto da Universidade Federal de Sergipe, Doutor e Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da UFBA, doutorado sanduíche PDSE/CAPES na Universidade Complutense de Madrid, graduado pela Escola de Dança da UFBA em licenciatura e bacharelado.

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Publicado

17-10-2025

Como Citar

LIMA, P. J. C.; MOURA, D. A conexão entre música e dança em “Geni e o Zepelim” por Sutaques de Casa. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 7, p. e15364, 2025. DOI: 10.47149/pemo.v7.e15364. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/15364. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê - Estudos Trans e Cuir: intersecções e diálogos