Memórias lúdicas de professoras da educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e14761

Palavras-chave:

Memórias lúdicas, Brincadeiras antigas, Educação infantil, Professor

Resumo

O estudo disserta sobre as memórias lúdicas de professoras que atuam na Educação Infantil. O objetivo foi analisar as memórias lúdicas das professoras que atuam na Educação Infantil e a relevância de trabalhá-las no ambiente educativo. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, pesquisa bibliográfica e documental. O instrumento de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada com duas professoras da rede municipal de ensino no município de Pau dos Ferros/RN. Desse modo, as informações obtidas foram analisadas com base na técnica da análise de conteúdo de Bardin. Os resultados revelaram que o lúdico contribui para o desenvolvimento infantil, pois o professor, ao inserir na prática pedagógica brincadeiras antigas, oportuniza que estas sejam reconstruídas na memória e impulsiona a formação da identidade pessoal, cultural e social dos indivíduos. Portanto, consideramos relevante que os professores resgatem brincadeiras do seu período da infância e possibilitem que estas sejam experienciadas pelas crianças no contexto escolar.

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Biografia do Autor

Maria do Socorro Almeida Rêgo, Secretaria Municipal de Educação de Pau dos Ferros - RN

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Integrada do Brasil (FAIBRA). Mestra em ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Professora da Educação Básica, atuando na Educação Infantil da rede municipal de ensino no município de Pau dos Ferros/ RN vinculada à Secretaria Municipal de Educação (SEDUC). Membro do Grupo de Pesquisa Educação Física Sociedade e Saúde - GPEFSS/UERN e do Núcleo de Estudos em Educação (NEEd).

Francisco Fernandes Oliveira, Secretaria da Educação de Senador Pompeu-CE

Mestre em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE), na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus Avançado de Pau dos Ferros. Graduado em Letras/ Espanhol pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2011) e em Música pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2016). Especialista em educação musical pela Uca-Prominas Candido Mendes, Minas Gerais (2018). Professor de artes na Escola Estadual de Educação Profissional Prof. José Augusto Torres no município Senador Pombeu/CE vinculada à Secretaria da Educação (SEDUC). Membro do Grupo de Pesquisa Educação Física Sociedade e Saúde - GPEFSS/UERN e do Núcleo de Estudos em Educação (NEEd), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Maria Ione da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Licenciada em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (1994), Mestre em Ciências do Desporto: Especialização em Desenvolvimento da Criança (2011). Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro, Portugal (2019). Professora Adjunta IV do Departamento de Educação Física da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, atuando na área de Formação Profissional. Atualmente é docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE/UERN). Participa como Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Educação Física Sociedade e Saúde - GPEFSS/UERN e do Núcleo de Estudos em Educação - NEED/UERN. Investiga sobre: Pesquisas qualitativas no ensino da educação física escolar e no desporto.

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Publicado

13-05-2025

Como Citar

RÊGO, M. do S. A.; OLIVEIRA, F. F.; SILVA, M. I. da. Memórias lúdicas de professoras da educação infantil . Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 7, p. e14761, 2025. DOI: 10.47149/pemo.v7.e14761. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/14761. Acesso em: 6 jun. 2025.