Memórias lúdicas de professoras da educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e14761Palavras-chave:
Memórias lúdicas, Brincadeiras antigas, Educação infantil, ProfessorResumo
O estudo disserta sobre as memórias lúdicas de professoras que atuam na Educação Infantil. O objetivo foi analisar as memórias lúdicas das professoras que atuam na Educação Infantil e a relevância de trabalhá-las no ambiente educativo. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, pesquisa bibliográfica e documental. O instrumento de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada com duas professoras da rede municipal de ensino no município de Pau dos Ferros/RN. Desse modo, as informações obtidas foram analisadas com base na técnica da análise de conteúdo de Bardin. Os resultados revelaram que o lúdico contribui para o desenvolvimento infantil, pois o professor, ao inserir na prática pedagógica brincadeiras antigas, oportuniza que estas sejam reconstruídas na memória e impulsiona a formação da identidade pessoal, cultural e social dos indivíduos. Portanto, consideramos relevante que os professores resgatem brincadeiras do seu período da infância e possibilitem que estas sejam experienciadas pelas crianças no contexto escolar.
Downloads
Referências
ANGOTTI, Maristela (org.). Educação Infantil: para que, para quem e por quê? 3ª ed. Campinas, SP: Ed. Alínea, 2010.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução: Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.
BERGSON, Henri. Matéria e memória: ensaio sobre a relação do corpo com o espírito. Tradução: Paulo Neves. 4ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembranças de velhos. 18ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 15 de nov. 2022.
BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do adolescente. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm. Acesso em: 15 de nov. 2022.
BRASIL. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em: 15 de nov. 2022.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 16 de nov. 2022.
BRITO, Teca Alencar. Ferramentas com brinquedos: a caixa da música. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 24, p. 89-93, set. 2010. Disponível em: https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/207/139. Acesso em: 21 de nov. 2024.
BROUGÈRE, Gilles. A criança e a cultura lúdica. In: KISHIMOTO, Tizuko Morchida (org.). O brincar e suas teorias. São Paulo: Cengage Learning, 2011.
CALDAS, Iandra Fernandes. No tear do tempo, tecer memórias (re) contar histórias de professores aposentados do curso de Pedagogia da UERN. Tese (Doutorado Acadêmico em Letras) - Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Pau dos Ferros, 2021.
FREIRE, João Batista. O jogo: entre o riso e o choro [livro eletrônico]. Campinas, SP: Autores Associados, 2017. Disponível em: https://dokumen.pub/o-jogo-entre-o-riso-e-o-choro-portuguese-edition-1nbsped-9788574963822.html. Acesso em: 18 de fev. de 2025.
GUILHERME, Claudia Cristina Fiorio. Musicalização infantil: trajetórias do aprender a aprender o quê e como ensinar na Educação Infantil. In: ANGOTTI, Maristela (org.). Educação Infantil: para que, para quem e por quê? 3ª ed. Campinas, SP: Ed. Alínea, 2010.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva [livro eletrônico]. Tradução: Antonio Fontoura. Curitiba, antoniofontoura, 2024.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. (Org.) Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação [livro eletrônico]. São Paulo: Cortez, 2017.
LEONARDELI, Poliana Bernabé; CONTI, Marcilene; BARBOSA, Valeria. Jogos e brincadeiras na educação infantil como resgate da identidade cultural na infância. Revista Kiri-Kerê: Pesquisa em ensino. Dossiê nº 6, nov. 2021. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/kirikere/article/view/28513/24318. Acesso em: 16 de nov. de 2022.
MALUF, Angela Cristina Munhoz. Brincar: prazer e aprendizado. 7ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico [recurso eletrônico]. 2ª ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
SANTANA, Claudia da Silva. Memórias de infâncias brincantes na formação para a docência da Educação Infantil. Dialogia, São Paulo, n. 43, p. 1-19, e23845, jan./abr. 2023. Disponível em: https://doi.org/10.5585/43.2023.23845. Acesso em: 17 de fev. de 2025.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Maria do Socorro Almeida Rêgo, Francisco Fernandes Oliveira, Maria Ione da Silva (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.