Transformando hábitos: oficina pedagógica no ensino de Química sobre o vício em tabagismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e13892

Palavras-chave:

Oficina pedagógica, Ensino de Química, Ensino e aprendizagem

Resumo

O ensino de Química, atuante no sistema educacional brasileiro, revela uma crescente defasagem, tornando-se evidente a urgência de reformas e atualizações. Diante dessa situação, emergiu a abordagem metodológica de um ensino contextualizado. As oficinas de ensino sugerem que o ensino ocorra de forma situada, apresentando um espaço de aprendizagem dinâmico e interativo, onde os estudantes não absorvam informações passivamente, mas participem ativamente do processo de construção do conhecimento. Este artigo visa a explorar a eficácia de uma abordagem pedagógica que utiliza um tema gerador para discutir as implicações da química da nicotina, tanto em cigarros tradicionais quanto em dispositivos eletrônicos, com intuito de despertar uma reflexão crítica sobre as implicações do tabagismo e capacitar os alunos a se tornarem agentes de mudança na sociedade, disseminando conhecimento e influenciando positivamente aqueles ao seu redor.

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Biografia do Autor

Khawanny Nathaly Chagas de Sousa, Universidade Federal do Paraná

Graduanda em Química - Licenciatura na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atuei como bolsista no Programa de Iniciação Científica (PIBIC) da UFPR, realizando a pesquisa "Divulgação Científica de Museus de Ciências e Práticas Educativas para o Desenvolvimento Sustentável" no Plano de Trabalho: Mapeamento e análise de estratégias (virtuais) de Divulgação Científica adotadas por museus de ciências brasileiros: região Sudeste. Nesse sentido, participei do Programa de Voluntariado Acadêmico np projeto de extensão "Meninas e Mulheres nas Ciências - MMC" voltado para educação e divulgação Científica de/sobre/para Meninas e Mulheres. É integrante do Laboratório de Geoprocessamento e Estudos Ambientais (LAGEAMB) na mesma universidade (UFPR), sendo bolsista de extensão no programa "Regularização Fundiária das Ocupações Incidentes em Áreas Rurais da União e do INCRA no Paraná", exercendo atividades voltadas à transversalidade e à extensão do programa. Foi integrante voluntária do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).

Dieison Prestes da Silveira, Universidade Federal do Paraná

Pesquisador em nível de Pós-Doutorado Júnior em Educação em Ciências (2024 - em andamento), com bolsa de pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) - Edital 32/2023. Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Doutor em Educação em Ciências (2024) pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social (2018) pela Universidade de Cruz Alta (Unicruz). Especialista em Meio Ambiente e Sustentabilidade pela Faculdade Futura (2019). Especialista em Ensino de Ciências pela Faculdade Dom Alberto (2021). Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Dom Alberto (2021). Licenciado em Ciências Biológicas (2017) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - Campus Júlio de Castilhos/RS (IFFar). Membro, desde 2020, do Grupo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização Científica e Tecnológica - GEPACT (UFPR) e do Grupo Estado da Arte da Pesquisa em Educação Ambiental no Brasil - EArte (Unicamp, USP, UNESP, UFPR, UNIFEI, UFTM, IFSP). Integra, desde 2024, a Red Colectivo de Investigadores en Educación Ambiental Superior en América Latina y el Caribe (EArte ALyC) (Brasil, Argentina, México, Chile, Colômbia e Cuba). Colaborador no Programa Licenciar, com o Projeto "A Alfabetização Científica e Tecnológica nos anos Finais do Ensino Fundamental" (2024 - em andamento). Desenvolve pesquisas e estudos em Educação Ambiental, Educação Ambiental Crítica, Ensino de Ciências e Biologia, Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT), Educação Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), Agroecologia e Práticas Socioculturais.

Everton Bedin, Universidade Federal do Paraná

Graduado em Química Licenciatura Plena pela Universidade de Passo Fundo - UPF (2009). Especialista em Tecnologia de Informação e Comunicação na Educação - TICEDU - pela Universidade Federal de Rio Grande - FURG (2014), Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2018). Mestre em Educação em Química pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU (2012). Doutor e Pós-Doutor em Educação em Ciências: química da vida e saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2015). Atualmente é professor permanente no Departamento de Química da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e nos Programas de Pós-graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM), onde atuou como Vice-Coordenador (01/2022 - 08/2023) e Coordenador (09/2023 - 01/2026), e no Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI). Possui experiência na área de Química com ênfase em Química, trabalhando, principalmente, nos temas: formação docente, ensino-aprendizagem, TDIC, interdisciplinaridade e metodologias de ensino.

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Publicado

2025-01-24

Como Citar

SOUSA, K. N. C. de; SILVEIRA, D. P. da; BEDIN, E. Transformando hábitos: oficina pedagógica no ensino de Química sobre o vício em tabagismo. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 7, p. e13892, 2025. DOI: 10.47149/pemo.v7.e13892. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/13892. Acesso em: 19 fev. 2025.