Extensão universitária: experiências dos estudantes de Ciências Contábeis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47149/pemo.v7.e13606

Palavras-chave:

Diretrizes da extensão, Habilidades, Competências acadêmicas, Competências profissionais

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar as experiências dos estudantes de Ciências Contábeis membros do Programa de Educação Tutorial (PET) na atuação de ações envolvendo a extensão universitária e a relação com a formação acadêmica e profissional, à luz da Teoria da Aprendizagem Experiencial. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizada a pesquisa documental e entrevistas narrativas com a participação de nove estudantes que integraram ou integram o PET Ciências Contábeis. Após a coleta, os dados foram tratados por meio da análise de conteúdo, caracterizando-se a pesquisa qualitativa. Os resultados da pesquisa indicaram que as ações de extensão são importantes e relevantes para a formação acadêmica, profissional, humana e cidadã dos estudantes. A interação com as comunidades e as instituições atendidas permitiram que os alunos desenvolvessem habilidades, conseguissem assimilar melhor o conteúdo teórico, aliando-o à prática, o que contribuiu para o crescimento pessoal e profissional.

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Biografia do Autor

Avena Gomide Porro Ferrari, Universidade Federal de Uberlândia

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Edvalda Araújo Leal, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP), Professora de graduação e pós-graduação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Janaina da Silva Ramos, Universidade Federal de Uberlândia

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia. Mestrado em Economia (UFMT), Graduação em Ciências Contábeis (UNEMAT).

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Publicado

2025-01-24

Como Citar

FERRARI, A. G. P.; LEAL, E. A.; RAMOS, J. da S. Extensão universitária: experiências dos estudantes de Ciências Contábeis. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, [S. l.], v. 7, p. e13606, 2025. DOI: 10.47149/pemo.v7.e13606. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/13606. Acesso em: 19 fev. 2025.