Verificação da promoção comercial de produtos que interferem na amamentação em estabelecimentos de Fortaleza, Ceará
DOI:
https://doi.org/10.59171/nutrivisa-2015v2e9096Palavras-chave:
alimentos infantis, aleitamento materno, NBCAL, promoção de alimentosResumo
Introdução: a industrialização, a urbanização, o trabalho externo da mulher, a redução da importância social da maternidade e o desenvolvimento das fórmulas de leite em pó foram os principais responsáveis pela diminuição do aleitamento materno no século XX, com repercussões desastrosas na saúde das crianças e das mulheres. Objetivo: avaliar a promoção comercial dos produtos que interferem na amamentação, em conformidade com a Norma Brasileira para Comercialização de Alimentos para Lactentes (NBCAL). Metodologia: para avaliação da promoção comercial dos produtos de interesse contidos nos 18 encartes de estudo, foi aplicado o “Roteiro de verificação: promoção comercial de alimentos para lactentes e crianças de primeira infância e produtos de puericultura”. Resultados: observou-se que 83,30% dos encartes avaliados estavam de acordo com a nBCAL, enquanto 16,70 % das amostras demonstraram não estar em conformidade com a Norma: existiam fotos de produtos – leite em pó, por exemplo – em que não havia as frases de advertência exigidas. Para os cereais infantis, o resultado foi maior: foram 38% (sete amostras) do total sem a respectiva frase de advertência. Conclusão: torna-se necessária a realização de mais estudos, em todo o País, para a fiscalização e o acompanhamento da Norma.
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