Verificação da promoção comercial de produtos que interferem na amamentação em estabelecimentos de Fortaleza, Ceará
DOI:
https://doi.org/10.59171/nutrivisa-2015v2e9096Palabras clave:
alimentos infantis, aleitamento materno, NBCAL, promoção de alimentosResumen
Introdução: a industrialização, a urbanização, o trabalho externo da mulher, a redução da importância social da maternidade e o desenvolvimento das fórmulas de leite em pó foram os principais responsáveis pela diminuição do aleitamento materno no século XX, com repercussões desastrosas na saúde das crianças e das mulheres. Objetivo: avaliar a promoção comercial dos produtos que interferem na amamentação, em conformidade com a Norma Brasileira para Comercialização de Alimentos para Lactentes (NBCAL). Metodologia: para avaliação da promoção comercial dos produtos de interesse contidos nos 18 encartes de estudo, foi aplicado o “Roteiro de verificação: promoção comercial de alimentos para lactentes e crianças de primeira infância e produtos de puericultura”. Resultados: observou-se que 83,30% dos encartes avaliados estavam de acordo com a nBCAL, enquanto 16,70 % das amostras demonstraram não estar em conformidade com a Norma: existiam fotos de produtos – leite em pó, por exemplo – em que não havia as frases de advertência exigidas. Para os cereais infantis, o resultado foi maior: foram 38% (sete amostras) do total sem a respectiva frase de advertência. Conclusão: torna-se necessária a realização de mais estudos, em todo o País, para a fiscalização e o acompanhamento da Norma.
Citas
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Política de Saúde. Organização Pan Americana da Saúde. Guia alimentar para crianças menores de dois anos. Brasília: Ministério da Saúde, 2002. 152p.:il – Serie A, Normas e Manuais Técnicos;n.107.
BRASIL. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução – RDC nº 222, de 05 de agosto de 2002b. Regulamento técnico para promoção comercial dos alimentos para lactentes e crianças de primeira infância. Diário Oficial da União, Brasília, 06 ago. 2002.
BRASIL. Ministério da Saúde. Manual da Norma Brasileira de Comercialização de: Alimentos para Lactentes, Crianças de primeira Infância, Bicos, Chupetas e Mamadeiras. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2002b.
BRASIL. Ministério da Saúde. Norma Brasileira de Comercialização. Brasília: Ministério da Saúde, [2006?]. Disponível em: <http://portal.saude.gov.br/portal/saude/cidadao/visualizar_texto.cfm?idtxt=24231>. Acesso em 18 jul. 2011.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. A legislação e o marketing de produtos que interferem na amamentação: um guia para o profissional de saúde. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2009. 114p. Serie A, Normas e Manuais Técnicos.
BRASIL. Ministério da Saúde. Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Gerência de Monitoramento e Fiscalização de Propaganda, Publicidade, Promoção e Informação de Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária. Relatório de Atividades 2007.Brasilia-DF, 2007.
IBFAN - International Baby Food Action Network. Resumo – Monitoramento 2007/2008 – Material Educativo. Disponível em: http://www.ibfan.org.br/site/monitoramento-da-nbcal. Acesso em 20 jul. 2011.
MOLLE, R. D. et al. Análise da adequação da promoção comercial de alimentos para lactentes e crianças de primeira infância em supermercados de Porto Alegre. Acesso em 2012.
REA, M. F.; TOMA, T. S. Proteção do leite materno e Ética. São Paulo: Revista de Saúde Pública, 2000. Nº4, volume 34, p. 388-95. SOARES, F. J. P.; MARROQUIM, P. M. G. Aleitamento materno. Maceió: EDUFAL, 2005. 390p.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2015 Maria Daniara Pessoa Farias, Iramaia Bruno Silva Lustosa, Stella Regina Arcanjo Medeiros
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.