Verificação da promoção comercial de produtos que interferem na amamentação em estabelecimentos de Fortaleza, Ceará

Autores/as

  • Maria Daniara Pessoa Farias Especialista em Ciência dos Alimentos pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Graduada em Administração pela UECE. Graduanda em Nutrição pela UECE.
  • Iramaia Bruno Silva Lustosa Mestre em Saúde Pública pela UECE. Especialista em Vigilância Sanitária em Alimentos e em Saúde do Idoso pela UECE. Graduada em Nutrição pela UECE.
  • Stella Regina Arcanjo Medeiros Doutora em Biotecnologia (RENORBIO) pela UECE. Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduada em Engenharia de Alimentos pela UFC.

DOI:

https://doi.org/10.59171/nutrivisa-2015v2e9096

Palabras clave:

alimentos infantis, aleitamento materno, NBCAL, promoção de alimentos

Resumen

Introdução: a industrialização, a urbanização, o trabalho externo da mulher, a redução da importância social da maternidade e o desenvolvimento das fórmulas de leite em pó foram os principais responsáveis pela diminuição do aleitamento materno no século XX, com repercussões desastrosas na saúde das crianças e das mulheres. Objetivo: avaliar a promoção comercial dos produtos que interferem na amamentação, em conformidade com a Norma Brasileira para Comercialização de Alimentos para Lactentes (NBCAL). Metodologia: para avaliação da promoção comercial dos produtos de interesse contidos nos 18 encartes de estudo, foi aplicado o “Roteiro de verificação: promoção comercial de alimentos para lactentes e crianças de primeira infância e produtos de puericultura”. Resultados: observou-se que 83,30% dos encartes avaliados estavam de acordo com a nBCAL, enquanto 16,70 % das amostras demonstraram não estar em conformidade com a Norma: existiam fotos de produtos – leite em pó, por exemplo – em que não havia as frases de advertência exigidas. Para os cereais infantis, o resultado foi maior: foram 38% (sete amostras) do total sem a respectiva frase de advertência. Conclusão: torna-se necessária a realização de mais estudos, em todo o País, para a fiscalização e o acompanhamento da Norma.

Citas

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Política de Saúde. Organização Pan Americana da Saúde. Guia alimentar para crianças menores de dois anos. Brasília: Ministério da Saúde, 2002. 152p.:il – Serie A, Normas e Manuais Técnicos;n.107.

BRASIL. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução – RDC nº 222, de 05 de agosto de 2002b. Regulamento técnico para promoção comercial dos alimentos para lactentes e crianças de primeira infância. Diário Oficial da União, Brasília, 06 ago. 2002.

BRASIL. Ministério da Saúde. Manual da Norma Brasileira de Comercialização de: Alimentos para Lactentes, Crianças de primeira Infância, Bicos, Chupetas e Mamadeiras. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2002b.

BRASIL. Ministério da Saúde. Norma Brasileira de Comercialização. Brasília: Ministério da Saúde, [2006?]. Disponível em: <http://portal.saude.gov.br/portal/saude/cidadao/visualizar_texto.cfm?idtxt=24231>. Acesso em 18 jul. 2011.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. A legislação e o marketing de produtos que interferem na amamentação: um guia para o profissional de saúde. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2009. 114p. Serie A, Normas e Manuais Técnicos.

BRASIL. Ministério da Saúde. Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Gerência de Monitoramento e Fiscalização de Propaganda, Publicidade, Promoção e Informação de Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária. Relatório de Atividades 2007.Brasilia-DF, 2007.

IBFAN - International Baby Food Action Network. Resumo – Monitoramento 2007/2008 – Material Educativo. Disponível em: http://www.ibfan.org.br/site/monitoramento-da-nbcal. Acesso em 20 jul. 2011.

MOLLE, R. D. et al. Análise da adequação da promoção comercial de alimentos para lactentes e crianças de primeira infância em supermercados de Porto Alegre. Acesso em 2012.

REA, M. F.; TOMA, T. S. Proteção do leite materno e Ética. São Paulo: Revista de Saúde Pública, 2000. Nº4, volume 34, p. 388-95. SOARES, F. J. P.; MARROQUIM, P. M. G. Aleitamento materno. Maceió: EDUFAL, 2005. 390p.

Publicado

2015-12-25

Cómo citar

FARIAS, M. D. P. .; LUSTOSA, I. B. S. .; MEDEIROS, S. R. A. . Verificação da promoção comercial de produtos que interferem na amamentação em estabelecimentos de Fortaleza, Ceará. Nutrivisa Revista de Nutrição e Vigilância em Saúde, Fortaleza, v. 2, n. 2, p. 54–57, 2015. DOI: 10.59171/nutrivisa-2015v2e9096. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/nutrivisa/article/view/9096. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos originais

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.