Os Diferentes Olhares Sobre o Caso da Festa da Revista Vogue Brasil

Acepções e Perspectivas Críticas

  • Felipe de Souza Oliveira
  • Igor Pires Zem El-Dine
  • Cláudio Márcio do Carmo
Palavras-chave: Estudos Críticos do Discurso (ECD), Racismo Estrutural, Rede Social

Resumo

O presente trabalho discute alguns dos processos de naturalização de práticas sociodiscursivas racistas na sociedade brasileira, tendo como foco os preconceitos evocados em meios midiáticos, os quais reverberam elementos de simplificação e estabilização de saberes de mundo. Para tanto, utilizamos como material de análise algumas repercussões causadas pela festa de 50 anos da diretora da revista Vogue Brasil, Donata Meirelles, e a sua declaração após o surgimento de polêmicas que envolveram o evento, uma vez que os trajes usados pelas baianas remetiam ao período colonial. Assim, diversas personalidades da mídia se pronunciaram sobre o acontecido em suas redes sociais, como a historiadora Lilia Schwarcz, a atriz Taís Araújo e a cantora Elza Soares. O objetivo central é analisar discursivamente a reprodução desse caso por meio de diversas vozes sociais, verificando os efeitos de sentido engendrados no/pelo discurso dos atores sociais mencionados. Como metodologia, utilizamos os pressupostos teóricos dos Estudos Críticos do Discurso de Teun A. van Dijk (2008a, 2008b; 2015) para uma análise estrutural discursiva, observando os modos utilizados para se fazer a acusação e/ou a denúncia de racismo nas referidas postagens nas redes sociais. Além disso, utilizaremos as reflexões de Almeida (2018) em relação ao racismo estrutural. Como resultados, descrevemos uma necessidade de discutir e conscientizar as pessoas sobre questões etnicorraciais para que a sociedade consiga ver o Outro para além da história, a fim de se engajar na luta antirracista e de transformação da sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, S. O que é racismo estrutural? Belo Horizonte: Letramento, 2018.

ALVES, Y. M.; SILVA, E. M. As narrativas jornalísticas em formato de stories no Instagram e Snapchat. Ámbitos. Revista Internacional de Comunicación, Editorial Universidad de Sevilla. [s.l.], n. 44, p.73-92, 2019.

CARMO, C. M. O lugar da cultura nas teorias de base linguística sistêmico-funcional: multimodalidade e produção de sentido na dança-ritual de Oxóssi. Curitiba: Appris, 2014.

FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Brasília: UnB, 2001.

GOMES, N. L. Alguns termos e conceitos presentes no debate sobre relações raciais no Brasil: uma breve discussão. In: BRASIL. Educação anti-racista: caminhos abertos pela Lei federal nº 10.639/03. Brasília: MEC, Secretaria de educação continuada e alfabetização e diversidade, 2005. p. 39-62.

HOOKS, B. Olhares negros: raça e representação. São Paulo: Elefante, 2019.

MUNANGA, K. Uma abordagem das noções de raça, racismo e etnia. Palestra proferida no 3º Seminário Nacional Relações Raciais e Educação-PENESB-RJ, 05/11/03. Disponível em: https://www.geledes.org.br/wp-content/uploads/2014/04/Uma-abordagem-conceitual-das-nocoes-de-raca-racismo-dentidade-e-etnia.pdf. Acesso em: 23 jul. 2019.
_______. Negritude ou identidade negra e afrodescendente: um racismo ao avesso? Revista da ABPN, Uberlândia, v. 4, n. 8, p. 06-14, jul./out. 2012.

_______. Negritude, usos e sentidos. São Paulo: Ática, 2015.
SANTOS, R. Reflexões sobre o racismo no contexto da mídia e das concessões dos meios de comunicação no Brasil. In: Racismos contemporâneos. Rio de Janeiro: Takano, 2003. p. 203-2012.
VAN DIJK, T. A. Prejudice in discourse. Amsterdam: Jonh Benjamins, 1984.

______. Discurso e poder. São Paulo: Contexto, 2008a.

______. Racismo e Discurso na América Latina. São Paulo: Contexto, 2008b.
______. Discurso das elites e racismo institucional. In: LARA, G. P.; LIMBERTI, R. P. (Orgs). Discurso e (des)igualdade social. São Paulo: Contexto, 2015. p. 31-48.
WODAK, R.; REISIGL, M. Discourse and racism. In: TANNEN, D.; HAMILTON, H. E.; SCHIFFRIN, D. (Ed). The Handbook of Discourse Analysis. UK: Wiley Blackwell, 2018. p. 576-596.
Publicado
2020-03-23
Como Citar
OLIVEIRA, F.; EL-DINE, I.; DO CARMO, C. M. Os Diferentes Olhares Sobre o Caso da Festa da Revista Vogue Brasil. Revista Linguagem em Foco, v. 11, n. 2, p. 107-120, 23 mar. 2020.