METÁFORA, REPRESENTAÇÃO E TEXTUALIDADE NAS FORMAS DA LÍNGUA NACIONAL
Palavras-chave:
Metáfora, Enunciação, Textualidade, Língua nacionalResumo
Este trabalho visa por um lado, contribuir para a História das Idéias Lingüísticas, da qual fazem parte, em diferentes momentos e abordagens, conceitos de metáfora e textualidade. Pretende ainda, contribuir para a reflexão sobre os conceitos operados pela Semântica do Acontecimento. Em particular, interessa-nos refletir sobre o que seja "língua" em uma semântica histórica da enunciação. Mostraremos, assim, enunciados em que a metáfora aparece enquanto suporte material dos processos discursivos que constituem o conceito de língua, em artigos publicados no jornal O Estado de São Paulo, no Brasil, durante 1907. A condensação semântica da expressão metafórica permite que se revelem efeitos de sentido não negligenciáveis que trabalham a organização da memória e a representação de um imaginário sobre a língua.
Downloads
Referências
___________. A Revolução Tecnológica da Gramatização. Tradução de Eni Puccinelli Orlandi. Campinas: Editora da UNICAMP, 1992.
DÉTRIE, C. Du sens dans le processus métaphorique. Paris: Honoré Champion, 2001.
DUMARSAIS, C. Des tropes ou des différents sens. Présentation, notes et traduction: Françoise Douay – Soublin. Paris: Flammarion, 1988.
GUIMARÃES, E. Os Limites do Sentido: um estudo histórico e enunciativo da linguagem. Campinas: Pontes, 1995.
_______________. Sinopse dos Estudos do Português no Brasil.AGramatização Brasileira. Língua e cidadania. Campinas: Pontes, 1996.
JOANILHO, M.P.G. As metáforas da língua nacional. Instituto de Estudos da Linguagem. UNICAMP: Campinas. Tese de doutrado (inédita), 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Mariângela P. Galli Joanilho, André Luiz Joanilho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores que publicam na Linguagem em Foco concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores. Para tanto, solicitamos uma Declaração de Direito Autoral, que deve ser submetido junto ao manuscrito como Documento Suplementar.
- Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na Linguagem em Foco em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos acadêmicos (ex. ResearchGate, Academia.edu).