METÁFORA, REPRESENTAÇÃO E TEXTUALIDADE NAS FORMAS DA LÍNGUA NACIONAL

Autores

  • Mariângela P. Galli Joanilho UEL
  • André Luiz Joanilho UEL

Palavras-chave:

Metáfora, Enunciação, Textualidade, Língua nacional

Resumo

Este trabalho visa por um lado, contribuir para a História das Idéias Lingüísticas, da qual fazem parte, em diferentes momentos e abordagens, conceitos de metáfora e textualidade. Pretende ainda, contribuir para a reflexão sobre os conceitos operados pela Semântica do Acontecimento. Em particular, interessa-nos refletir sobre o que seja "língua" em uma semântica histórica da enunciação. Mostraremos, assim, enunciados em que a metáfora aparece enquanto suporte material dos processos discursivos que constituem o conceito de língua, em artigos publicados no jornal O Estado de São Paulo, no Brasil, durante 1907. A condensação semântica da expressão metafórica permite que se revelem efeitos de sentido não negligenciáveis que trabalham a organização da memória e a representação de um imaginário sobre a língua.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AUROUX, S. La sémiotique des encyclopédistes. Paris: PUF, 1979.
___________. A Revolução Tecnológica da Gramatização. Tradução de Eni Puccinelli Orlandi. Campinas: Editora da UNICAMP, 1992.
DÉTRIE, C. Du sens dans le processus métaphorique. Paris: Honoré Champion, 2001.
DUMARSAIS, C. Des tropes ou des différents sens. Présentation, notes et traduction: Françoise Douay – Soublin. Paris: Flammarion, 1988.
GUIMARÃES, E. Os Limites do Sentido: um estudo histórico e enunciativo da linguagem. Campinas: Pontes, 1995.
_______________. Sinopse dos Estudos do Português no Brasil.AGramatização Brasileira. Língua e cidadania. Campinas: Pontes, 1996.
JOANILHO, M.P.G. As metáforas da língua nacional. Instituto de Estudos da Linguagem. UNICAMP: Campinas. Tese de doutrado (inédita), 2005.

Downloads

Publicado

2019-09-14

Como Citar

JOANILHO, M. P. G.; JOANILHO, A. L. METÁFORA, REPRESENTAÇÃO E TEXTUALIDADE NAS FORMAS DA LÍNGUA NACIONAL. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 3, n. 4, p. 127–134, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1842. Acesso em: 25 abr. 2024.