ASPECTOS CODICOLÓGICOS E PALEOGRÁFICOS EM MANUSCRITOS DO INÍCIO DO SÉCULO XIX

Autores

  • Adriana Marly Sampaio Josino UECE
  • Expedito Eloísio Ximenes UECE

Palavras-chave:

Autos de arrematação, Edição semidiplomática, Crítica textual

Resumo

Ocupamo-nos, neste trabalho, de um códice formado por documentos que registram práticas culturais da sociedade colonial, especificamente da vila de Sobral, situada ao Norte da antiga capitania do Ceará. Os documentos pertencem ao gênero auto, cujos textos são fontes genuínas que testemunham, além das práticas culturais, os usos da língua portuguesa no início do século XIX e estão reunidos no códice Arrematações de Auzentes da Villa de Sobral, pertencente ao acervo do Arquivo Público do Estado do Ceará (APEC). Propomo-nos a fazer a análise codicológica, com ênfase no estado de conservação de seus aspectos físicos
observando dentre outros aspectos os danos sofridos devido à ação do tempo, como também uma breve análise paleográfica, considerando grafemas, alguns aspectos ortográficos e abreviaturas, elementos muito comuns à época. Os autos de arrematação estão sendo editados pelo modelo semidiplomático. O estudo pretende contribuir para o resgate e a preservação da memória documental da sociedade cearense e, principalmente, para os estudos de crítica textual no Estado do Ceará.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRADE, Elias Alves de. Aspectos paleográficos em manuscritos dos séculos XVIII e XIX. Disponível <http://dlcv.fflch.usp.br/sites/dlcv.fflch.usp.br/files/Andrade_0.pdf>. Acesso em: 07/07/2013.
BARBOSA, Afrânio Gonçalves. O contexto dos textos coloniais. In: ALKMIM, Tânia Maria (Org.). Para a história do português brasileiro. São Paulo: Humanitas, 2002.
BELLOTO, Heloísa L. Como fazer análise diplomática e análise tipológica de documento de arquivo. São Paulo: Arquivo do Estado e Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2002.
CAMBRAIA, César Nardelli. Introdução à crítica textual. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
GARCIA, Rodolfo. Ensaio sobre a história política e administrativa do Brasil: 1500-1810. Rio de Janeiro: José Olympio Editora, 1956.
LAUSBERG, Heinrich. Linguística românica. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1963.
MARTINS, Wilson. A palavra escrita: história do livro, da imprensa e da biblioteca. São Paulo: Ática, 2002.
PINHEIRO, Francisco José. Mundos em confronto: povos nativos e europeus na disputa pelo território. In: SOUZA, Simone de (Org.). Uma nova história do Ceará. Ceará: Edições Demócrito Rocha, 2002.
QUEIROZ, Rita de Cássia R. (Org.). Para que editar: a filologia a serviço da preservação da memória baiana. In: Diferentes perspectivas dos estudos filológicos. Bahia: Quarteto Editora, 2006.
XIMENES, Expedito Eloísio. Estudo filológico e linguístico das unidades fraseológicas da linguagem jurídico-criminal da capitania do ceará nos séculos XVIII e XIX. Tese (Doutorado em Linguística), Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2009. ______. Relação da missão da Serra da Ibiapaba: estudos de aspectos ortográficos. Disponível em:< http://www.slideshare.net/praetece/relao-da-misso-da-serra-da-ibiapaba>. Acesso em: 07/07/2013.

Downloads

Publicado

2019-09-12

Como Citar

JOSINO, A. M. S.; XIMENES, E. E. ASPECTOS CODICOLÓGICOS E PALEOGRÁFICOS EM MANUSCRITOS DO INÍCIO DO SÉCULO XIX. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 5, n. 2, p. 11–20, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1806. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos