ANÁLISE TRANSLINGUÍSTICA DO PROCESSO DE RESSIGNIFICAÇÃO DO SUJEITO MATERIALIZADO ENTRE A CÁRITAS E OS CATADORES DE MATERIAL RECICLÁVEL DE LIMOEIRO DO NORTE
Palavras-chave:
Discurso, Exotopia, Ser-maisResumo
Este trabalho investiga como a Cáritas Diocesana e os/as catadores/as de materiais recicláveis da cidade de Limoeiro do Norte organizam suas palavras e ações a partir de uma compreensão responsiva. A pesquisa se baseia em Bakhtin (2002a, 2002b, 2010) e Freire (1979, 1983, 1986, 2013). A categoria bakhtiniana da exotopia e a categoria freireana do ser-mais organizam uma reflexão translinguística qualitativa e interpretativa sobre a maneira como catadores/as ressignificam discursiva e ideologicamente suas experiências de vida e sua visão de mundo para se perceberem como sujeitos que podem trabalhar os significados de sua realidade. O método de observação participante permitiu a interação entre o pesquisador e catadores/as em reuniões quinzenais realizadas num prédio localizado atrás da igreja católica local e alugado pela prefeitura de Limoeiro do Norte. Catadores/as observados/as apresentaram um discurso pleno de incertezas e de esperanças num processo de formação implementado ao lado da Cáritas no primeiro semestre de 2015. A análise translinguística das observações de campo revela que a responsividade contribui para a constituição do Ser-mais de catadores/as em luta para assumirem a condição de sujeitos ativos e responsivos.
Downloads
Referências
BAKHTIN, M. Problemas da Poética de Dostoiévski. Tradução do russo, notas e prefácio de Paulo Bezerra. 5ª edição. Rio de Janeiro, RJ. Forense Universitária. 2002b.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. (Estétika sloviésnovo tvórtchestva) Introdução e tradução do russo: Paulo Bezerra: prefácio à edição francesa Tzvetan Todorov. 4ª edição. São Paulo:
Martins Fontes, 2003. Coleção biblioteca universal.
BAKHTIN, M. Questões de Literatura e de estética (a teoria do romance). Hucitec. São Paulo, 2010b. 6ª edição. Tradução de Aurora F. Bernardini, José P. Júnior, Augusto G. Júnior. Helena S.
Nazário. Homero F. de Andrade.
BONFIM, M. A. L. Queres saber como fazer identidades com palavras? Uma Análise em pragmática cultural da construção performativa do Sem Terra no MST-CE. Fortaleza, 2011. 150p. Disponível em http://www.uece.br/posla/dmdocuments/MarcoAntonioLimadoBonfim. Acesso em: 7 fev. 2015.
CLARK, Katerina & HOLQUIST, M. Mikhail Bakhtin. Trad. J. Guinsburg. S.P. Perspectiva. 2008.
SILVA, Danitza D. Bakhtin e Paulo Freire: a relação do eu e do outro e as relações dialógicas para a prática da liberdade. Tese UFSC.. S.P. 2012. 142p. Disponível em: <http://www.bdtd.ufscar.
br/htdocs/tedeSimplificado//tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5090>. Acesso em: 24 fev. 2015.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 9ª ed. R.J, Paz e Terra, 1979. 150 pág.
FREIRE, Paulo. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983. Coleção Educação e Mudança. Volume 1.Tradução de Moacir Gadotti e Lilian Lopes Martin. 82 pág.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996 (Coleção Leitura).
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013. 54ª ed. 258 p.
KLEIMAN, Ângela B (org.). Os significados do Letramento – uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, São Paulo. Mercado de Letras. 1995. Coleção Letramento, educação e sociedade. 10ª reimpressão. 2008.
KLEIMAN, Ângela B (org.). Os significados do Letramento – uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, São Paulo. Mercado de Letras. 1995. Coleção Letramento, educação e sociedade. 10ª reimpressão. 2008.
MAGALHAES JÚNIOR, Caibar P. O conceito de exotopia em Bakhtin: uma análise de O filho eterno, de Cristovão Tezza. Orientador: Dr. Caetano W. Galindo. Dissertação (Mestrado em Letras). Universidade Federal do Paraná. Curitiva. 2010. 248 páginas. Disponível em http://www. cristovaotezza.com.br/critica/ficcao/f_conjunto_obra/caibar_magalhaes_o_filho_eterno.pdf. Acesso em: 8 jun. 2016.
MORTATTI, Mria do R. L. Educação e letramento. São Paulo. UNESP, 2004. 136 p. Coleção Paradidáticos. Série Educação.
ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. S.P. Parábola. 2009. 128 p.
SOARES, M. Letramento – um tema em três gêneros. 2ª ed. 3ª reimpressão. Belo Horizonte – Minas Gerais. Editora Autêntica. 2001. CEALE – UFMG. 128 pág.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Benedito Francisco Alves, João Batista Costa Gonçalves
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores que publicam na Linguagem em Foco concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores. Para tanto, solicitamos uma Declaração de Direito Autoral, que deve ser submetido junto ao manuscrito como Documento Suplementar.
- Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na Linguagem em Foco em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos acadêmicos (ex. ResearchGate, Academia.edu).