ANÁLISE TRANSLINGUÍSTICA DO PROCESSO DE RESSIGNIFICAÇÃO DO SUJEITO MATERIALIZADO ENTRE A CÁRITAS E OS CATADORES DE MATERIAL RECICLÁVEL DE LIMOEIRO DO NORTE

Autores

  • Benedito Francisco Alves UECE
  • João Batista Costa Gonçalves UECE

Palavras-chave:

Discurso, Exotopia, Ser-mais

Resumo

Este trabalho investiga como a Cáritas Diocesana e os/as catadores/as de materiais recicláveis da cidade de Limoeiro do Norte organizam suas palavras e ações a partir de uma compreensão responsiva. A pesquisa se baseia em Bakhtin (2002a, 2002b, 2010) e Freire (1979, 1983, 1986, 2013). A categoria bakhtiniana da exotopia e a categoria freireana do ser-mais organizam uma reflexão translinguística qualitativa e interpretativa sobre a maneira como catadores/as ressignificam discursiva e ideologicamente suas experiências de vida e sua visão de mundo para se perceberem como sujeitos que podem trabalhar os significados de sua realidade. O método de observação participante permitiu a interação entre o pesquisador e catadores/as em reuniões quinzenais realizadas num prédio localizado atrás da igreja católica local e alugado pela prefeitura de Limoeiro do Norte. Catadores/as observados/as apresentaram um discurso pleno de incertezas e de esperanças num processo de formação implementado ao lado da Cáritas no primeiro semestre de 2015. A análise translinguística das observações de campo revela que a responsividade contribui para a constituição do Ser-mais de catadores/as em luta para assumirem a condição de sujeitos ativos e responsivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAKHTIN, M (VOLOCHINOV). Marxismo e Filosofia da Linguagem (trad. de Michel Lahud & Yara Frateschi Vieira). São Paulo, Hucitec-Annablume, 2002a, 9ª ed.
BAKHTIN, M. Problemas da Poética de Dostoiévski. Tradução do russo, notas e prefácio de Paulo Bezerra. 5ª edição. Rio de Janeiro, RJ. Forense Universitária. 2002b.
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. (Estétika sloviésnovo tvórtchestva) Introdução e tradução do russo: Paulo Bezerra: prefácio à edição francesa Tzvetan Todorov. 4ª edição. São Paulo:
Martins Fontes, 2003. Coleção biblioteca universal.
BAKHTIN, M. Questões de Literatura e de estética (a teoria do romance). Hucitec. São Paulo, 2010b. 6ª edição. Tradução de Aurora F. Bernardini, José P. Júnior, Augusto G. Júnior. Helena S.
Nazário. Homero F. de Andrade.
BONFIM, M. A. L. Queres saber como fazer identidades com palavras? Uma Análise em pragmática cultural da construção performativa do Sem Terra no MST-CE. Fortaleza, 2011. 150p. Disponível em http://www.uece.br/posla/dmdocuments/MarcoAntonioLimadoBonfim. Acesso em: 7 fev. 2015.
CLARK, Katerina & HOLQUIST, M. Mikhail Bakhtin. Trad. J. Guinsburg. S.P. Perspectiva. 2008.
SILVA, Danitza D. Bakhtin e Paulo Freire: a relação do eu e do outro e as relações dialógicas para a prática da liberdade. Tese UFSC.. S.P. 2012. 142p. Disponível em: <http://www.bdtd.ufscar.
br/htdocs/tedeSimplificado//tde_busca/arquivo.php?codArquivo=5090>. Acesso em: 24 fev. 2015.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 9ª ed. R.J, Paz e Terra, 1979. 150 pág.
FREIRE, Paulo. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983. Coleção Educação e Mudança. Volume 1.Tradução de Moacir Gadotti e Lilian Lopes Martin. 82 pág.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996 (Coleção Leitura).
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013. 54ª ed. 258 p.
KLEIMAN, Ângela B (org.). Os significados do Letramento – uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, São Paulo. Mercado de Letras. 1995. Coleção Letramento, educação e sociedade. 10ª reimpressão. 2008.
KLEIMAN, Ângela B (org.). Os significados do Letramento – uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, São Paulo. Mercado de Letras. 1995. Coleção Letramento, educação e sociedade. 10ª reimpressão. 2008.
MAGALHAES JÚNIOR, Caibar P. O conceito de exotopia em Bakhtin: uma análise de O filho eterno, de Cristovão Tezza. Orientador: Dr. Caetano W. Galindo. Dissertação (Mestrado em Letras). Universidade Federal do Paraná. Curitiva. 2010. 248 páginas. Disponível em http://www. cristovaotezza.com.br/critica/ficcao/f_conjunto_obra/caibar_magalhaes_o_filho_eterno.pdf. Acesso em: 8 jun. 2016.
MORTATTI, Mria do R. L. Educação e letramento. São Paulo. UNESP, 2004. 136 p. Coleção Paradidáticos. Série Educação.
ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. S.P. Parábola. 2009. 128 p.
SOARES, M. Letramento – um tema em três gêneros. 2ª ed. 3ª reimpressão. Belo Horizonte – Minas Gerais. Editora Autêntica. 2001. CEALE – UFMG. 128 pág.

Downloads

Publicado

2019-08-30

Como Citar

ALVES, B. F.; GONÇALVES, J. B. C. ANÁLISE TRANSLINGUÍSTICA DO PROCESSO DE RESSIGNIFICAÇÃO DO SUJEITO MATERIALIZADO ENTRE A CÁRITAS E OS CATADORES DE MATERIAL RECICLÁVEL DE LIMOEIRO DO NORTE. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 7, n. 1, p. 105–116, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1688. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)