TECNOFOBIA, ECOFEMINISMO: UM PROTESTO VELADO EM “VERDE, VERDE…” DE JOSÉ FERNANDES

Autores

  • Thalita Ruth Sousa UFMA
  • Naiara Sales Araújo Santos UFMA

Palavras-chave:

Ficção Científica Brasileira, Ecofeminismo, Ditadura Militar

Resumo

Na segunda metade do séc. XX o Brasil não possuía condições básicas de vida para a maioria da população, resultando em cidades com crescimento desordenado e um sentimento de incredulidade nas políticas progressistas do Estado. Somando-se a tal situação, inicia-se na década de 60 a Ditadura Militar, que almejava o desenvolvimento do país através das inovações
tecnológicas, favorecendo a industrialização das grandes cidades. A rigidez da censura e o temor provocado pelo militarismo levaram escritores a camuflar suas opiniões, criando um protesto velado. Por ser um gênero desvalorizado e marginalizado no Brasil, a Ficção Científica (FC) serviu de palco para a expressão da insatisfação popular. Embora a Ditadura objetivasse o desenvolvimento tecnológico, havia um sentimento na população de que a tecnologia agravava a divisão social (GINWAY, 2005) e contribuía para uma exploração desenfreada de recursos naturais, trazendo mais malefícios que benefícios - resultando em uma visão negativa dos avanços tecnológicos (a tecnofobia). Como forma de oposição, muitas obras de FC das décadas de 60 a 90 passaram a defender a natureza, além de destacarem o papel da mulher como fecunda e protetora, associando-a a um cenário naturalista. A presente pesquisa objetiva analisar o conto “Verde, Verde...” de José Fernandes (1990), focando no discurso de rejeição à Ditadura Militar bem como nos elementos ligados ao natural/nacional e como isto colaborou para o “protesto velado” dos escritores de FC. Para tanto, utiliza-se como base teórica M. Elizabeth Ginway (2005), Isaac Asimov (2005) e Maria Helena Moreira Alves (2005).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, Maria Helena Moreira. Estado e oposição no Brasil: (1964-1984). Edusc. Bauru - SP, 2005.
ARAÚJO, Naiara Sales. Brazilian Science Fiction and the Colonial Legacy. São Luís – MA. Editora EDUFMA, 2014.
ASIMOV, Isaac. Histórias de Robôs – v. 3. Coleção L&PM Pocket. Porto Alegre: L&PM Editora, 2005.
CAMARANO, Ana Amélia; BELTRÃO, Kaizô Iwakami. Distribuição Espacial da População Brasileira: Mudanças na Segunda Metade deste Século. Instituto de Pesquisa e Econômica Aplicada
– IPEA. 2000. Disponível em: <http://ipea.gov.br/agencia/images/stories/PDFs/TDs/ td_0766.pdf> Acesso em: 24/12/2015
FERNANDES, José dos Santos. Do Outro Lado do Tempo: Contos. v. 6. São Paulo : GRD, 1990.
GINWAY, M. Elizabeth. Ficção Científica Brasileira – Mitos Culturais e Nacionalidade no País do Futuro. Original: Brazilian Science Fiction. Tradutor: Roberto de Sousa Causo. São Paulo:
Devir, 2005.
______. Visão Alienígena – Ensaios Sobre Ficção Científica Brasileira. São Paulo: Devir, 2010.
PAES, Maria Helena Simões. A década de 1960: Rebeldia, contestação e repressão política. Série Princípios. 4ª edição. Editora Ática. São Paulo – SP, 2004.
SKIDMORE, Thomas E. Brazil – Five Centuries of Change. New York: Oxford University Press, 1999.
WOLFE, Gary K. The Know and the Unknow – The Iconograpy of Science Fiction. Kent – Ohio: The Kent State University Press, 1979.

Downloads

Publicado

2019-08-30

Como Citar

SOUSA, T. R.; SANTOS, N. S. A. TECNOFOBIA, ECOFEMINISMO: UM PROTESTO VELADO EM “VERDE, VERDE…” DE JOSÉ FERNANDES. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 7, n. 1, p. 93–104, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1687. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos