ESCRITA ACADÊMICA E O ENSINO DO LÉXICO: O PROBLEMA DE INADEQUAÇÃO VOCABULAR

Autores

  • Taiana Macêdo Grespan, Unioeste

Palavras-chave:

Inadequação vocabular, Escrita acadêmica, Secretariado executivo

Resumo

A falta de habilidade com a escrita tem sido observada com cada vez mais frequência e isso se tornou um problema nas universidades, não somente durante o período do curso, mas, também, ao término da graduação, com a inserção do egresso no mercado de trabalho. De acordo com uma pesquisa realizada pela Unesco, com alunos latino-americanos do 3º ao 6º ano da escola básica, um dos maiores problemas da escrita dos estudantes brasileiros é a inadequação vocabular (IV). O objetivo deste trabalho é comprovar os resultados da Unesco e verificar se há a incidência de inadequações vocabulares em textos de acadêmicos de 1º ano de um curso de Secretariado Executivo, de uma universidade pública do Paraná. Para isso, foram analisadas 30 redações produzidas por esses alunos, a fim de verificar as principais falhas em relação à escrita. Como resultado, constatou-se que o principal problema nos textos dos alunos da graduação foram as IV, constatando-se, dessa forma, que os resultados da pesquisa da Unesco são aplicáveis, também, a alunos no ensino superior.

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Publicado

2019-08-22

Como Citar

GRESPAN, T. M. ESCRITA ACADÊMICA E O ENSINO DO LÉXICO: O PROBLEMA DE INADEQUAÇÃO VOCABULAR. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 9, n. 2, p. 137–146, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1584. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos