ESCRITA ACADÊMICA E O ENSINO DO LÉXICO: O PROBLEMA DE INADEQUAÇÃO VOCABULAR
Palavras-chave:
Inadequação vocabular, Escrita acadêmica, Secretariado executivoResumo
A falta de habilidade com a escrita tem sido observada com cada vez mais frequência e isso se tornou um problema nas universidades, não somente durante o período do curso, mas, também, ao término da graduação, com a inserção do egresso no mercado de trabalho. De acordo com uma pesquisa realizada pela Unesco, com alunos latino-americanos do 3º ao 6º ano da escola básica, um dos maiores problemas da escrita dos estudantes brasileiros é a inadequação vocabular (IV). O objetivo deste trabalho é comprovar os resultados da Unesco e verificar se há a incidência de inadequações vocabulares em textos de acadêmicos de 1º ano de um curso de Secretariado Executivo, de uma universidade pública do Paraná. Para isso, foram analisadas 30 redações produzidas por esses alunos, a fim de verificar as principais falhas em relação à escrita. Como resultado, constatou-se que o principal problema nos textos dos alunos da graduação foram as IV, constatando-se, dessa forma, que os resultados da pesquisa da Unesco são aplicáveis, também, a alunos no ensino superior.
Downloads
Referências
CALIXTO, José Benedito. O uso da conjunção e em textos produzidos por acadêmicos do curso de bacharelado em Secretariado Executivo Bilíngue: fatores da argumentação. 2014. 226 f. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal da Bahia, Bahia, 2014.
FIAD, Raquel. A escrita na Universidade. Revista da ABRALIN, v. Eletrônico, n. Especial, p. 357-369. 2a parte 2011
FISCHER, Adriana. A construção de letramentos na esfera acadêmica. 2007. 340 f. Tese (Doutorado em Linguística) – Programa de Pós- Graduação em Linguística, Centro de Comunicação e Expressão, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2007.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5.ed. São Paulo: Atlas, 1999.
HOFFFMANN, Celso Almiro. Linguística em textos de alunos do 2º ano. Revista Expectativa, Toledo, vol. 10, nº 10, 2001, p. 133-143. Disponível em http://e-revista.unioeste.br/index.php/expectativa/issue/view/105/showToc.
_____. Linguística e Língua Portuguesa: uma pequena reflexão sobre suas implicações no ensino. Revista Expectativa, Toledo, vol. 10, nº 10, 2002, p. 13-28.
LEA, M. R.; STREET, B. V. Student writing in higher education: an academic literacies approach. Studies in Higher Education, v. 23, n. 2, p. 157-172, jun. 1998.
LEWIS, M. Implementing the Lexical Approach: putting theory into practice. England: Language Teaching Publications (LTP), 1997.
MOTTA-ROTH, D., HENDGES, G.R. Produção textual na universidade. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
OLIVEIRA, Helênio Fonseca de. Ensino do Léxico: um problema de adequação vocabular. Revista Matraga, n.19, Rio de Janeiro, UERJ, jul/dez. 2006, p. 50-68.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Taiana Macêdo Grespan, Unioeste
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores que publicam na Linguagem em Foco concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores. Para tanto, solicitamos uma Declaração de Direito Autoral, que deve ser submetido junto ao manuscrito como Documento Suplementar.
- Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na Linguagem em Foco em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos acadêmicos (ex. ResearchGate, Academia.edu).