PROCEDIMENTOS DE ENSINO DA LÍNGUA MATERNA REALIZADOS NO PROGRAMA DE ESCOLARIZAÇÃO HOSPITALAR (SAREH) DO ESTADO DO PARANÁ

Autores

  • Itamara Macêdo Peters, SEED/PR
  • Eliana Merlin Deganutti de Barros, UENP

Palavras-chave:

Letramento, Ensino da Língua Portuguesa, Educação Hospitalar

Resumo

acordo com o discurso dos professores que atuam na área de Linguagem no Serviço de Atendimento à Rede Escolarização Hospitalar – SAREH – do Paraná. Trata-se de um recorte de uma dissertação de mestrado e reflete aspectos da pesquisa desenvolvida no Mestrado Profissional em Letras em Rede (PROFLETRAS) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). A pesquisa teve como objetivo geral analisar e compreender de que modo o ensino da Língua Portuguesa é abordado no SAREH, a fim de elaborar orientações teórico-metodológicas para os docentes que atuam nessa área. Pauta-se metodologicamente na abordagem qualitativa e no estudo de caso, tomando como ferramenta de geração de dados o questionário misto, com questões abertas e fechadas, o qual foi aplicado em nove unidades hospitalares conveniadas com a Secretaria Estadual de Educação do Paraná, para dez professores da área de Códigos e Linguagem. A análise do material coletado foi feita com base na análise de conteúdo proposta por Bardin (2011) e na análise linguística. O trabalho tem como referencial teórico de base os conceitos de letramento, os estudos sobre currículo e as bases da educação especial inclusiva. Para este texto, a finalidade é investigar os processos de ensino de Língua Portuguesa realizados no programa de escolarização hospitalar (SAREH) do estado do Paraná, tomando como base os discursos dos docentes da área de Linguagem que atuaram no SAREH no ano de 2015.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: edições 70, 2011. Tradução: Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro.
CRISTÓVÃO, Vera Lúcia Lopes. DURÃO, Adja Balbino de Amorim Barbieri. NASCIMENTO, Elvira Lopes. O debate como gênero textual a ser fomentado nas aulas de línguas. SIGNUM: Estud. Ling., Londrina, n. 5, p. 125-157, dez. 2002.
FABRI, Vanessa Cristina. PETERS, Itamara. O experimento enquanto objeto de estudo do conhecimento científico, nas aulas de ciências naturais no Hospital Pequeno Príncipe. Curitiba, EDUCERE, PUC/PR, 2015.
HAYDT, Regina Célia Cazaux. Curso de didática geral. 1.ed. - São Paulo, Ática, 2001.
______. HAYDT, Regina Cazaux. Avaliação do processo ensino-aprendizagem. 6ª Edição. São Paulo, Editora Ática, 2008.
JOUVE, Vincent. A leitura. São Paulo: Unesp, 2002. Trad. Brigitte Hervot.
KLEIMAN, Ângela B. Os Significados do Letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado das Letras, 1995.
______. A concepção escolar da leitura. In: Oficina de leitura. Teoria e Prática. 7ª ed. Campinas: Pontes, 2000.
______. Preciso ensinar Letramento? Não basta ensinar a ler e a escrever? Cefiel/ IEL/ Unicamp, 2005-2010.
______. Letramento e suas implicações para o ensino de língua materna. Signo. Santa Cruz do Sul, v. 32 n 53, p. 1-25, dez, 2007.
MASETTO, M. Atividades pedagógicas no cotidiano da sala de aula universitária: reflexões e sugestões. In: CASTANHO, S; CASTANHO, M. (org) Temas e textos em metodologia do ensino superior. 2. Ed. Campinas, SP: Papirus, 2002.
MENEZES, Cintia Vernizi Adachi de. Serviço de atendimento à rede de escolarização hospitalar: o caráter inovador na construção de uma política pública no estado do Paraná. In: Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. Diretoria de Políticas e Programas Educacionais. Núcleo de Apoio ao Sareh. Curitiba: Seed-PR., 2010. – 140 P. - (Cadernos temáticos).
MINAYO, M. C. S. & SANCHES, O. Quantitativo-Qualitativo: Oposição ou Complementaridade? Cad. Saúde Pública. Rio de Janeiro, 9 (3): 239-262, jul/set, 1993.
MINAYO, M.C.S. (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 34ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.
OLIVEIRA, Maria do Socorro. TINOCO, Glícia Azevedo. SANTOS, Ivoneide Bezerra de Araújo. Projetos de letramento e formação de professores de língua materna. Natal: EDUFRN, 2014.
ROJO, R. H. R. A concepção de leitor e produtor de textos nos PCNs: “Ler é melhor do que estudar”. In M. T. A. Freitas & S. R. Costa (orgs) Leitura e Escrita na Formação de Professores, pp. 31-52. SP: Musa/UFJF/INEPCOMPED. 2002.
ROJO, R. H. R. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
______. Pedagogia dos multiletramentos: diversidade cultural e de linguagem na escola. In: ROJO, R.; MOURA, E. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2015.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998 - 2014.
______. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, n.25, jan.-abr./2004.
STREET, B. What is “new” in New Literacy Studies? Critical approaches to literacy in theory and practice. V.5. London: Kings College, 2003.
______. Letramentos Sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Trad. Marcos Bagno. São Paulo: Parábola, 2014.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Trad. Daniel Grassi, 2.ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Downloads

Publicado

2019-08-22

Como Citar

PETERS, I. M.; BARROS, E. M. D. de. PROCEDIMENTOS DE ENSINO DA LÍNGUA MATERNA REALIZADOS NO PROGRAMA DE ESCOLARIZAÇÃO HOSPITALAR (SAREH) DO ESTADO DO PARANÁ. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 9, n. 2, p. 87–98, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1580. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos