PROCEDIMENTOS DE ENSINO DA LÍNGUA MATERNA REALIZADOS NO PROGRAMA DE ESCOLARIZAÇÃO HOSPITALAR (SAREH) DO ESTADO DO PARANÁ
Palavras-chave:
Letramento, Ensino da Língua Portuguesa, Educação HospitalarResumo
acordo com o discurso dos professores que atuam na área de Linguagem no Serviço de Atendimento à Rede Escolarização Hospitalar – SAREH – do Paraná. Trata-se de um recorte de uma dissertação de mestrado e reflete aspectos da pesquisa desenvolvida no Mestrado Profissional em Letras em Rede (PROFLETRAS) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). A pesquisa teve como objetivo geral analisar e compreender de que modo o ensino da Língua Portuguesa é abordado no SAREH, a fim de elaborar orientações teórico-metodológicas para os docentes que atuam nessa área. Pauta-se metodologicamente na abordagem qualitativa e no estudo de caso, tomando como ferramenta de geração de dados o questionário misto, com questões abertas e fechadas, o qual foi aplicado em nove unidades hospitalares conveniadas com a Secretaria Estadual de Educação do Paraná, para dez professores da área de Códigos e Linguagem. A análise do material coletado foi feita com base na análise de conteúdo proposta por Bardin (2011) e na análise linguística. O trabalho tem como referencial teórico de base os conceitos de letramento, os estudos sobre currículo e as bases da educação especial inclusiva. Para este texto, a finalidade é investigar os processos de ensino de Língua Portuguesa realizados no programa de escolarização hospitalar (SAREH) do estado do Paraná, tomando como base os discursos dos docentes da área de Linguagem que atuaram no SAREH no ano de 2015.
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