ENSINO-APRENDIZAGEM HIGH-TECH: INVESTIGANDO O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS POR PROFESSORES DE INGLÊS EM FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA

Autores

  • Janaina Weissheimer, UFRN
  • Diêgo Cesar Leandro, UFERSA
  • Lorena Azevedo de Sousa, UFRN

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem, Tecnologias digitais, Inglês como L2

Resumo

Este artigo reporta um estudo qualitativo conduzido na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no qual 55 professores de inglês como Segunda Língua (L2), matriculados em cursos de formação inicial (graduação em Letras/Inglês) e continuada (PARFORA e especialização em Ensino-aprendizagem de Inglês como Língua Estrangeira) responderam a um questionário aberto que tinha como objetivo analisar as suas concepções no que concerne o uso de
tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem de Língua Inglesa (LI). As respostas ao questionário foram analisadas de forma interpretativa, com auxílio do aplicativo WordleB. Os resultados revelam que os participantes, em geral, têm familiaridade com tecnologias digitais e que visualizam vantagens no uso pedagógico dessas tecnologias, mostrando-se receptivos à proposta de cursos híbridos que combinam instrução presencial e instrução online. Os resultados nos levam a advogar em favor da inclusão de disciplinas e ações que abordem o uso pedagógico de tecnologias digitais no ensino-aprendizagem de inglês como L2, tanto nos cursos de formação inicial como nos cursos de formação continuada.45

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Publicado

2019-08-19

Como Citar

WEISSHEIMER, J.; LEANDRO, D. C.; SOUSA, L. A. de. ENSINO-APRENDIZAGEM HIGH-TECH: INVESTIGANDO O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS POR PROFESSORES DE INGLÊS EM FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 9, n. 1, p. 77–90, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1537. Acesso em: 22 dez. 2024.