ENSINO-APRENDIZAGEM HIGH-TECH: INVESTIGANDO O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS POR PROFESSORES DE INGLÊS EM FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA

Autores

  • Janaina Weissheimer, UFRN
  • Diêgo Cesar Leandro, UFERSA
  • Lorena Azevedo de Sousa, UFRN

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem, Tecnologias digitais, Inglês como L2

Resumo

Este artigo reporta um estudo qualitativo conduzido na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no qual 55 professores de inglês como Segunda Língua (L2), matriculados em cursos de formação inicial (graduação em Letras/Inglês) e continuada (PARFORA e especialização em Ensino-aprendizagem de Inglês como Língua Estrangeira) responderam a um questionário aberto que tinha como objetivo analisar as suas concepções no que concerne o uso de
tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem de Língua Inglesa (LI). As respostas ao questionário foram analisadas de forma interpretativa, com auxílio do aplicativo WordleB. Os resultados revelam que os participantes, em geral, têm familiaridade com tecnologias digitais e que visualizam vantagens no uso pedagógico dessas tecnologias, mostrando-se receptivos à proposta de cursos híbridos que combinam instrução presencial e instrução online. Os resultados nos levam a advogar em favor da inclusão de disciplinas e ações que abordem o uso pedagógico de tecnologias digitais no ensino-aprendizagem de inglês como L2, tanto nos cursos de formação inicial como nos cursos de formação continuada.45

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BLAKE, Robert. Current Trents in Online Learning. Annual Review of Applied Linguistics, 31, 19-35, 2011.
BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista; LISBÔA, Eliana Santana; COUTINHO, Clara Pereira. Google Educacional: utilizando ferramentas Web 2.0 em sala de aula. Revista Educaonline, vol. 5, número 1 (jan.-abr. 2011), pp. 17-44. Disponível em: <https://goo.gl/TKstmZ>. Acesso em: 29 jan. 2012.
BROWN, Douglas H. Teaching by principles: An interactive approach to language pedagogy. 3. ed. Pearson Education, 2007.
DIAS, Reinildes. WebQuests: Tecnologias, multiletramentos e a formação do professor de inglês para a era do ciberespaço. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 12, n. 4, p. 861-881, 2012.
FINARDI, Kyria Rebeca; PIMENTEL, Beatriz. Crenças de professores de inglês sobre o uso do Facebook. Revista Contextos Linguísticos, v. 7, p. 238-253.
FINARDI, Kyria Rebeca; PORCINO, Maria Carolina. Facebook na ensinagem de inglês como língua adicional. In: Julio Araújo; Vilson Leffa. (Org.). Redes sociais e ensino de língua: o que temos de aprender? 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2016, v. 1, p. 99-115.
FINARDI, Kyria Rebeca; VERONEZ, Thiago. Beliefs on the use of Facebook as a communication tool between teachers and students. Revista (Con)Textos Linguísticos (UFES), v. 7, p. 292-311, 2013.
FRANCO, Claudio de Paiva. O uso de um ambiente virtual de aprendizagem no ensino de inglês: além dos limites da sala de aula presencial. Dissertação de mestrado. Rio de Janeiro: Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, UFRJ, 2009.
______. Autonomia na aprendizagem de inglês: um estudo de caso com nativos digitais sob as lentes do caos e da complexidade. Tese (doutorado) – Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Letras, 2013.
KESSLER, Greg; BIKOWSKI, Dawn; BOGGS, Jordan. Collaborative writing among second language learners in academic web-based projects. Language Learning and Technology, 90. vol. 16, number 1, pp. 91-109, 2012. Disponível em: <https://goo.gl/fzX1jk>. Acesso em: 20 jun. 2012.
LEANDRO, Diêgo Cesar; SOUSA, Lorena Azevedo de; WEISSHEIMER, Janaina. Hibridizando a aprendizagem de inglês como L2 com Googledocs e Voicethread: o que os aprendizes têm a dizer? Hipertextus Revista Digital, v. 15, outubro 2016.
LEANDRO, Diêgo Cesar; WEISSHEIMER, Janaina; COOPER, Jennifer Sarah. Escrita colaborativa em Inglês como Língua Adicional: produção online e presencial em contexto universitário. Hipertextus Revista Digital, v. 10, julho 2013.
MATTAR, João. Web 2.0 e redes sociais na educação. São Paulo: Artesanato Educacional, 2013.
MOREIRA, H; CALEFFE, L. G. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
ROSEN, Lauren. Reaching students: a hybrid approach to language learning. In: OXFORD, Raquel; OXFORD, Jeffrey (Eds.), Second Language Teaching and Learning in the Net Generation. Honolulu: University of Hawai‟i, National Foreign Language Resource Center, 2009. (pp. 65-84).
SOARES, Wilka Catarina da Silva; WEISSHEIMER, Janaina. Online Role Play Game and Second Language Learning. 1ed. Saarsbrucken: Lambert Academic Publishing, 2016.
SOUSA, Lorena Azevedo de. A ferramenta VoiceThread em uma abordagem híbrida: o desenvolvimento da produção oral e da habilidade de noticing na aprendizagem de inglês como L2. Dissertação de mestrado. Natal: Pós-graduação em Estudos da Linguagem, UFRN, 2014.
SULER, John. The Online Disinhibition Effect. CyberPsychology & Behavior. Jul 2004, 7(3): 321-326. Disponível em: <http://online.liebertpub.com/toc/cpb/7/3>. Acesso em: 01 jan. 2017.
WARSCHAUER, Mark; HEALEY, Deborah. Computers and language learning: An overview. Language Teaching, 31, 57-71, 1998.
WEISSHEIMER, Janaina; LEANDRO, Diêgo Cesar. Facebook e aprendizagem híbrida de inglês na Universidade. In: ARAÚJO, Júlio; LEFFA, Vilson (Orgs.), Redes sociais e aprendizagem de línguas: o que temos de aprender? São Paulo: Parábola Editorial, 2016.
WEISSHEIMER, Janaina; SOUSA, Lorena Azevedo de; LEANDRO, Diêgo Cesar. Produção oral e escrita em inglês como L2 mediada por tecnologias digitais. In: Maria da Penha Casado Alves e Orlando Vian Jr. (Orgs.), Práticas discursivas: olhares da Linguística Aplicada. Natal: EDUFRN, 2015.

Downloads

Publicado

2019-08-19

Como Citar

WEISSHEIMER, J.; LEANDRO, D. C.; SOUSA, L. A. de. ENSINO-APRENDIZAGEM HIGH-TECH: INVESTIGANDO O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS POR PROFESSORES DE INGLÊS EM FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 9, n. 1, p. 77–90, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1537. Acesso em: 21 nov. 2024.