RELAÇÕES DIALÓGICAS E AXIOLÓGICAS NO GÊNERO CHARGE: O CASO DA PROPAGANDA ELEITORAL
Palavras-chave:
Relações Dialógicas, Outro, ChargeResumo
A presente pesquisa qualitativa, de ordem descritiva, visa apresentar uma proposta analítica acerca de uma charge sem título veiculada em 2010 que está relacionada ao horário da propaganda eleitoral gratuita no Brasil. Para isso, os conceitos de dialogismo e axiologia foram mobilizados a partir dos estudos do Círculo de Bakhtin. Nesta perspectiva, a palavra alheia é o eixo organizador do dialogismo porque a palavra do outro está sempre presente na constituição dos enunciados e frases que proferimos. O interdiscurso, então, está relacionado a uma prática discursiva que não visa incluir outras formas de interação que não a língua culta fixando assim, identidades repetitivas e conservadoras sobre instâncias e sujeitos a que se referem. Constatou-se que o gênero possibilita assinalar a presença da dialogicidade remetendo a uma heterodiscursividade relacionada a uma multiplicidade de vozes que confere vida aos enunciados, (con)formando e agenciando o caráter excedente do acontecimento ideológico explicitado na charge.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Éderson Luís Silveira, Wilder Kleber Fernandes de Santana, Leonard Christy Souza
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores que publicam na Linguagem em Foco concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os artigos estão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da sua autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores. Para tanto, solicitamos uma Declaração de Direito Autoral, que deve ser submetido junto ao manuscrito como Documento Suplementar.
- Os autores têm autorização para disponibilizar a versão do texto publicada na Linguagem em Foco em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos acadêmicos (ex. ResearchGate, Academia.edu).