Chamada de Trabalhos para Revista Linguagem em Foco – v. 11, n. 2, 2019

2019-07-30

Raça, gênero e sexualidade são temáticas debatidas em diversos contextos nos dias atuais. Nos últimos anos com mais ênfase, temos acompanhado nas mídias, em diversos canais e plataformas, depoimentos de agressões, violências de gênero, raciais e sexuais em vários países. Por outro lado, há um grande debate e ações potentes advindas de movimentos sociais e coletivos, situados em vários lugares do mundo, que lutam por legitimidade de corpos, vidas e discursos.

Considerando a linguagem para além de estruturas linguísticas, sabemos que ela constrói, constituiu e age na vida social, sendo crucial para que se legitimem certas vidas e deslegitimem outras nas sociedades ocidentes. Neste sentido, a linguagem dá existência aos marcadores corpóreos-discursivos mencionados. Além disso, nos textos que circulam nas práticas sociais emergem e são construídos discursos que marcam e movimentam esses marcadores e também as vidas.

Partindo dessa premissa, a Revista Linguagem em Foco, uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará, (ISSN impresso/eletrônico 2176-7955), Qualis B2, convida pesquisadoras(es) para submeter trabalhos inéditos para o dossiê temático Estudos Etnicorraciais, Gênero e Sexualidade na Contemporaneidade, que comporá o volume 11, número 2 do ano de 2019. Neste número, além de artigos, as autoras e os autores estão convidadas(os) a divulgar textos de resenhas de livros recém-publicados e resumos expandidos de teses e dissertações sobre a temática envolvida recém defendidas. São aceitas produções nas línguas portuguesa, inglesa e espanhola.

O prazo para submissão para esse número começará em 01 de agosto e se encerrará em 15 de outubro de 2019, no seguinte endereço: linguagememfoco@uece.br. Esse volume será publicado até o dia 31 de dezembro de 2019. As normas de submissão para a revista podem ser acessadas e consultadas no site https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/information/authors.  

 

Equipe editorial:

Ana Lúcia Silva Souza
Claudiana Nogueira Alencar
David Bloome
Danie Marcelo de Jesus
Glenda Cristina Valim de Melo