Tradução de texto de filosofia para LIBRAS:

Condições para recepção filosófica pelo estudante surdo

Autores

  • Edson Teixeira de Rezende
  • Jonatas Rodrigues Medeiros
  • Geraldo Balduíno Horn

Palavras-chave:

Aprendizagem Filosófica, Letramento Visual Bilíngue Filosófico, Tradução em Libras, Videolibras

Resumo

O ensino de filosofia utiliza do texto filosófico como um dos principais instrumentos para a aprendizagem. O artigo visa mostrar como se desenvolve o letramento filosófico com os estudantes surdos. Descreve aspectos teórico-metodológicos da tradução de textos clássicos de filosofia para a Língua Brasileira de Sinais - Libras, na perspectiva de letramento visual bilíngue na composição do material bilíngue para surdos, além de discutir a recepção filosófica para os estudantes Surdos e professores. Apresenta considerações didático-pedagógicas propositivas sobre o letramento filosófico a partir da tradução em videolibras visando, com isso, proporcionar condições mais satisfatórias da recepção filosófica para estudantes Surdos.

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Publicado

2021-12-15

Como Citar

REZENDE, E. T. de .; MEDEIROS, J. R. .; HORN, G. B. Tradução de texto de filosofia para LIBRAS:: Condições para recepção filosófica pelo estudante surdo. Kalagatos , [S. l.], v. 18, n. 2, p. 203–233, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/7379. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos