A invisibilidade das questões étnico- raciais na formação inicial de professores

Autores

Palavras-chave:

Eurocentrismo., Formação de professores., Perspectiva da diferença., Relações étnico- raciais.

Resumo

Considera- se que o campo de formação de professores ainda se encontra pautado em vieses eurocêntricos, o que implica na exclusão de uma pluralidade de saberes nos currículos, de modo que, evidencia a relevância de trazermos para a discussão temáticas ainda invisibilizadas na formação de professores, a exemplo, das relações étnico- raciais. Assim, a pesquisa tem como objetivo refletir sobre a invisibilidade de temáticas sobre as relações étnico- raciais nos cursos de licenciatura, como também identificar os desafios decorrentes de tal ausência na atuação dos professores. Para isso, a metodologia adotada constituiu-se em pesquisa bibliográfica e participante. Neste sentido, compreende-se que para que ocorra uma transformação social e epistêmica perpassa a formação de professores, sendo esta central para a construção de uma educação antirracista, e no tocante a transformação das universidades, requer mudança na forma que esta é estruturada, isto é, na sua organização e currículo adotados.

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Biografia do Autor

Janaiára Maria de Paiva Ferreira, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Mestranda em Geografia pelo Mestrado Acadêmico em Geografia (MAG/UVA), Especialista em Ensino de Geografia pela Universidade Cândido Mendes (UCAM), graduada em Geografia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Pedagogia Universitária (GEPPU) e, do Laboratório de Pesquisa e Estudo no Ensino de Geografia (LAPEGEO).

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Publicado

2022-11-23

Como Citar

Ferreira, . . J. M. de P. . (2022). A invisibilidade das questões étnico- raciais na formação inicial de professores. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–11. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8854

Edição

Seção

Relato de experiência