Aquisição da leitura e escrita: o processo da alfabetização-letramento
Palavras-chave:
Alfabetização-letramento, Docente, Formação, AprendizagemResumo
O trabalho que se apresenta, é fruto de uma pesquisa sobre o tema: “Aquisição da leitura e escrita: o processo da alfabetização-letramento”. Nessa perspectiva, o presente trabalho tem como objetivo geral analisar como acontece a aquisição da leitura e escrita dos alunos no processo da alfabetização-letramento. A metodologia aplicada caracterizou-se por uma revisão de literatura. Diante dos procedimentos metodológicos adotados para a realização desta pesquisa, constata-se a importância de formação de qualidade para educadores, a gestão participativa, material didático e local adequado para conduzir o processo da leitura e da escrita. Com os resultados desse estudo, espera-se que a aquisição da leitura e escrita por parte dos alunos no processo de alfabetização e letramento seja mais bem compreendida pelos docentes desse curso.
Downloads
Referências
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: língua portuguesa. Ensino de primeira à quarta série. Brasília: MEC/SEF, 1997.
CARVALHO, Marlene. Guia prático do alfabetizador. São Paulo, Ática, 2003.
FERREIRO, Emília. Alfabetização em processo. São Paulo: Cortez, 1998.
FERREIRO, Emilia e TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da Língua Escrita. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.
WEISZ, Telma. Didática da leitura e da escrita: questões teóricas. São Paulo: Letra e Vida, 2005.
XAVIER, A. R. et al. Pesquisa em Educação: aspectos históricos e teórico-metodológicos. Educa. Revista Multidisciplinar em Educação, Porto Velho, v. 8, p. 1-19, jan./dez. 2021. Disponível em: https://www.periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4627. Acesso em: 22 ago. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Joaquim Silva Pereira, Meiriane da Silva Pinheiro, Aldemiza Correia da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.