Aquisição da leitura e escrita: o processo da alfabetização-letramento
Palavras-chave:
Alfabetização-letramento, Docente, Formação, AprendizagemResumo
O trabalho que se apresenta, é fruto de uma pesquisa sobre o tema: “Aquisição da leitura e escrita: o processo da alfabetização-letramento”. Nessa perspectiva, o presente trabalho tem como objetivo geral analisar como acontece a aquisição da leitura e escrita dos alunos no processo da alfabetização-letramento. A metodologia aplicada caracterizou-se por uma revisão de literatura. Diante dos procedimentos metodológicos adotados para a realização desta pesquisa, constata-se a importância de formação de qualidade para educadores, a gestão participativa, material didático e local adequado para conduzir o processo da leitura e da escrita. Com os resultados desse estudo, espera-se que a aquisição da leitura e escrita por parte dos alunos no processo de alfabetização e letramento seja mais bem compreendida pelos docentes desse curso.
Downloads
Referências
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: língua portuguesa. Ensino de primeira à quarta série. Brasília: MEC/SEF, 1997.
CARVALHO, Marlene. Guia prático do alfabetizador. São Paulo, Ática, 2003.
FERREIRO, Emília. Alfabetização em processo. São Paulo: Cortez, 1998.
FERREIRO, Emilia e TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da Língua Escrita. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.
WEISZ, Telma. Didática da leitura e da escrita: questões teóricas. São Paulo: Letra e Vida, 2005.
XAVIER, A. R. et al. Pesquisa em Educação: aspectos históricos e teórico-metodológicos. Educa. Revista Multidisciplinar em Educação, Porto Velho, v. 8, p. 1-19, jan./dez. 2021. Disponível em: https://www.periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4627. Acesso em: 22 ago. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Joaquim Silva Pereira, Meiriane da Silva Pinheiro, Aldemiza Correia da Silva
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.