Aquisição da leitura e escrita: o processo da alfabetização-letramento

Autores

Palavras-chave:

Alfabetização-letramento, Docente, Formação, Aprendizagem

Resumo

O trabalho que se apresenta, é fruto de uma pesquisa sobre o tema: “Aquisição da leitura e escrita: o processo da alfabetização-letramento”. Nessa perspectiva, o presente trabalho tem como objetivo geral analisar como acontece a aquisição da leitura e escrita dos alunos no processo da alfabetização-letramento. A metodologia aplicada caracterizou-se por uma revisão de literatura. Diante dos procedimentos metodológicos adotados para a realização desta pesquisa, constata-se a importância de formação de qualidade para educadores, a gestão participativa, material didático e local adequado para conduzir o processo da leitura e da escrita. Com os resultados desse estudo, espera-se que a aquisição da leitura e escrita por parte dos alunos no processo de alfabetização e letramento seja mais bem compreendida pelos docentes desse curso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joaquim Silva Pereira, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Especialista em Gestão Escolar pela UVA/CE (2012); Graduado em Ciências Biológicas pela UECE (2012); Graduado em Pedagogia pela FLATED (2006); Cursando Enfermagem pela UNIASSELVI; Professor Efetivo da Educação Básica do Município de Ocara - CE.

Meiriane da Silva Pinheiro, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Mestra em Sociobiodiversidade Tecnologias Sustentáveis-MASTS/UNILAB (2021); Mestra em Ciências da Educação pela ACU (2020); Graduada em Pedagogia pela FAK (2012); Graduada em História pela UVA (2011); Professora Efetiva da Educação Básica do Município de Ocara/CE                                                                                                                                                                                                                                                                                                  

Aldemiza Correia da Silva, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Mestranda em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis-MASTS pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB; Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade ÚNICA; Licenciada em Letras pela UECE; Bolsista da FUNCAP

Referências

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: língua portuguesa. Ensino de primeira à quarta série. Brasília: MEC/SEF, 1997.

CARVALHO, Marlene. Guia prático do alfabetizador. São Paulo, Ática, 2003.

FERREIRO, Emília. Alfabetização em processo. São Paulo: Cortez, 1998.

FERREIRO, Emilia e TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da Língua Escrita. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.

WEISZ, Telma. Didática da leitura e da escrita: questões teóricas. São Paulo: Letra e Vida, 2005.

XAVIER, A. R. et al. Pesquisa em Educação: aspectos históricos e teórico-metodológicos. Educa. Revista Multidisciplinar em Educação, Porto Velho, v. 8, p. 1-19, jan./dez. 2021. Disponível em: https://www.periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4627. Acesso em: 22 ago. 2021.

Publicado

2022-12-13

Como Citar

Pereira, J. S. ., Pinheiro, M. da S. ., & Silva, A. C. da . (2022). Aquisição da leitura e escrita: o processo da alfabetização-letramento. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–12. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8832

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)