Aquisição da leitura e escrita: o processo da alfabetização-letramento

Autores

Palavras-chave:

Alfabetização-letramento, Docente, Formação, Aprendizagem

Resumo

O trabalho que se apresenta, é fruto de uma pesquisa sobre o tema: “Aquisição da leitura e escrita: o processo da alfabetização-letramento”. Nessa perspectiva, o presente trabalho tem como objetivo geral analisar como acontece a aquisição da leitura e escrita dos alunos no processo da alfabetização-letramento. A metodologia aplicada caracterizou-se por uma revisão de literatura. Diante dos procedimentos metodológicos adotados para a realização desta pesquisa, constata-se a importância de formação de qualidade para educadores, a gestão participativa, material didático e local adequado para conduzir o processo da leitura e da escrita. Com os resultados desse estudo, espera-se que a aquisição da leitura e escrita por parte dos alunos no processo de alfabetização e letramento seja mais bem compreendida pelos docentes desse curso.

Downloads

Biografia do Autor

Joaquim Silva Pereira, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Especialista em Gestão Escolar pela UVA/CE (2012); Graduado em Ciências Biológicas pela UECE (2012); Graduado em Pedagogia pela FLATED (2006); Cursando Enfermagem pela UNIASSELVI; Professor Efetivo da Educação Básica do Município de Ocara - CE.

Meiriane da Silva Pinheiro, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Mestra em Sociobiodiversidade Tecnologias Sustentáveis-MASTS/UNILAB (2021); Mestra em Ciências da Educação pela ACU (2020); Graduada em Pedagogia pela FAK (2012); Graduada em História pela UVA (2011); Professora Efetiva da Educação Básica do Município de Ocara/CE                                                                                                                                                                                                                                                                                                  

Aldemiza Correia da Silva, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Mestranda em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis-MASTS pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB; Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade ÚNICA; Licenciada em Letras pela UECE; Bolsista da FUNCAP

Referências

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: língua portuguesa. Ensino de primeira à quarta série. Brasília: MEC/SEF, 1997.

CARVALHO, Marlene. Guia prático do alfabetizador. São Paulo, Ática, 2003.

FERREIRO, Emília. Alfabetização em processo. São Paulo: Cortez, 1998.

FERREIRO, Emilia e TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da Língua Escrita. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.

WEISZ, Telma. Didática da leitura e da escrita: questões teóricas. São Paulo: Letra e Vida, 2005.

XAVIER, A. R. et al. Pesquisa em Educação: aspectos históricos e teórico-metodológicos. Educa. Revista Multidisciplinar em Educação, Porto Velho, v. 8, p. 1-19, jan./dez. 2021. Disponível em: https://www.periodicos.unir.br/index.php/EDUCA/article/view/4627. Acesso em: 22 ago. 2021.

Publicado

2022-12-13

Como Citar

Pereira, J. S. ., Pinheiro, M. da S. ., & Silva, A. C. da . (2022). Aquisição da leitura e escrita: o processo da alfabetização-letramento. Ensino Em Perspectivas, 3(1), 1–12. Recuperado de https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/8832

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)