Café e elogio

A ouvidoria como ferramenta de reconhecimento e valorização profissional em um hospital de saúde mental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59487/2965-1956-4-16871

Palavras-chave:

Psicologia, Ouvidoria, Elogio, Saúde

Resumo

Objetivo: Este artigo tem como objetivo apresentar a experiência do projeto "Café e Elogio", desenvolvido pela Ouvidoria de um Hospital Psiquiátrico, como estratégia para valorizar e reconhecer os profissionais elogiados. Relato de experiência: A ação consiste em encontros periódicos com os referidos profissionais, promovendo um espaço acolhedor para escuta, gratidão e reforço de boas práticas. A iniciativa busca fortalecer a cultura do elogio como ferramenta para uma gestão humanizada, promovendo o cuidado com o trabalhador e ampliando o papel estratégico da Ouvidoria dentro da instituição, buscando desmistificar a Ouvidoria como um espaço apenas para reclamações. Discussão: Os resultados indicam impactos positivos, registrados através do aumento dos elogios, que são explorados e apresentados à luz da compreensão de autores como Freud, Hegel e outros no artigo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonia Valdenia Moreira da Silva, Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto

Mestranda em Gestão em Saúde. Ouvidora. Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto, Fortaleza - Ceará, Brasil.

Ingrid Fontenele Rocha Negreiros, Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto

Especialista em Psicanálise e Filosofia: com ênfase na clínica e na cultura. Psicóloga. Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto, Fortaleza - Ceará, Brasil.

Referências

Ceará Transparente [Internet]. Governo do Estado do Ceará. Ouvidoria: o que é e como funciona. [citado 2025 nov. 7]. Disponível em: https://cearatransparente.ce.gov.br/

Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). Você sabe o que faz uma Ouvidoria? [Internet]. Brasília (DF): EBSERH; 2023 [citado 2025 nov 7]. Disponível em: https://www.gov.br/ebserh/pt-br/hospitais-universitarios/regiao-centro-oeste/hc-ufg/comunicacao/noticias/voce-sabe-o-que-faz-uma-ouvidoria

Freud S. Introdução ao narcisismo [1914]. In: Obras psicológicas completas de Sigmund Freud. 14ª ed. Rio de Janeiro: Imago; 1996.

Hegel GWF. Fenomenologia do espírito [1807]. 9ª ed. Rio de Janeiro: Vozes; 2014.

Neves L. Desenvolvimento psicossocial: o papel do elogio na gestão de talentos [Internet]. Rev. RHmagazine. 2023 [citado 2025 nov 2]; ahead of print. Disponível em: https://rhmagazine.pt/desenvolvimento-psicossocial-o-papel-do-elogio-na-gestao-de-talentos/

Umberson D, Montez JK. Social relationships and health: A flashpoint for health policy. J Health Soc Behav. 2010; 51(Suppl): S54–S66.

Vozza S. O que acontece em nosso cérebro quando elogiamos e somos elogiados [Internet]. Rev. Fast Company BR. 2022 [citado 2025 nov 2]; ahead of print. Disponível em: https://fastcompanybrasil.com/worklife/o-que-acontece-em-nosso-cerebro-quando-elogiamos-e-somos-elogiados/

Hospital São Lucas. Café com Elogios: encontro homenageia colaboradores reconhecidos por pacientes e gestores; apoio e profissionalismo em momentos difíceis [Internet]. Belo Horizonte: Hospital São Lucas; 2023 [cited 2025 Nov 7]. Disponível em: https://hospitalsaolucasbh.com.br/cafe-com-elogios-homenagem-colaboradores-reconhecidos/

Downloads

Publicado

2025-12-16

Como Citar

1.
Silva AVM da, Negreiros IFR. Café e elogio: A ouvidoria como ferramenta de reconhecimento e valorização profissional em um hospital de saúde mental. Dialog Interdis Psiq S Ment [Internet]. 16º de dezembro de 2025 [citado 18º de dezembro de 2025];4(supl. 1):e16871. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/dipsm/article/view/16871