Impactos do ensino remoto na educação básica municipal de Crato-CE
Parole chiave:
Ensino remoto, Formação docente, Educação, COVID-19Abstract
A investigação discute os impactos da pandemia do Covid-19 o ensino remoto no cotidiano escolar dos profissionais da educação na rede municipal do Crato-CE. O referencial se baseou nos estudos de Arroyo (2003), Libâneo (2011), Kenski (2012) e Silva & Silva (2021). Metodologicamente adotou-se uma abordagem qualitativa, com análise bibliográfica de documentos oficiais e normativos. Como resultados, percebemos que o Covid-19 causou vários impactos na educação devido à suspensão das aulas presenciais, com destaques para a deficiência de recursos tecnológicos, deixando de fora uma grande parcela social contribuindo, para ampliação das desigualdades educacionais. Diante do cenário, é urgente que se pense em políticas públicas direcionadas para a educação, com a finalidade de promover uma educação de qualidade. Porém é preciso ressaltar que a responsabilidade do déficit educacional não é somente dos professores, é sim, de uma série de fatores socioeconômicos que influenciam nas lacunas do que fragilizam o âmbito educacional.
Riferimenti bibliografici
ARROYO, Miguel Gonzales. Outro Sujeitos, Outras Pedagogias. 2ª. ed-Vozes. Petrópolis-RJ, 2014.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. 19. ed. São Paulo: Brasiliense, 1989. Disponível em https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/1992579/mod_resource/content/1/O%20que%20e%20educa%C3%A7%C3%A3o.pdf. Acessado em 10 de maio de 2020
BRASIL, MEC/SEF. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDBEN. 9394/1996.
________. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.
________. Portaria nº 343. MEC. Diário oficial, de 18 de março de 2020. Acessado em 10 de junho de 2022. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376.
_______. Conselho Nacional de Educação – CNE. Parecer CNE/CES, nº343/2020, aprovado em 16 de junho de 2020. Acessado em 10 de junho. Disponível em https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_PAR_CNECESN3432020.pdf?query=137/2007-CEE/MS.
KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Editora Papirus, 2007.
LIBANEO, José Carlos. Adeus Professor, Adeus Professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. 13 ed. São Paulo: Cortez, 2011.
SILVA, Maria José Sousa da, SILVA, Raniele Marque da. EDUCAÇÃO E ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA: DESAFIOS E DESENCONTROS. Ed. Realize, Conedu, 2020.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2024 Ivaneide Severo Goiana, Luana Ricarto da Costa, Fabiana Vilar de Sousa Bezerra
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.