Impactos do ensino remoto na educação básica municipal de Crato-CE
Palabras clave:
Ensino remoto, Formação docente, Educação, COVID-19Resumen
A investigação discute os impactos da pandemia do Covid-19 o ensino remoto no cotidiano escolar dos profissionais da educação na rede municipal do Crato-CE. O referencial se baseou nos estudos de Arroyo (2003), Libâneo (2011), Kenski (2012) e Silva & Silva (2021). Metodologicamente adotou-se uma abordagem qualitativa, com análise bibliográfica de documentos oficiais e normativos. Como resultados, percebemos que o Covid-19 causou vários impactos na educação devido à suspensão das aulas presenciais, com destaques para a deficiência de recursos tecnológicos, deixando de fora uma grande parcela social contribuindo, para ampliação das desigualdades educacionais. Diante do cenário, é urgente que se pense em políticas públicas direcionadas para a educação, com a finalidade de promover uma educação de qualidade. Porém é preciso ressaltar que a responsabilidade do déficit educacional não é somente dos professores, é sim, de uma série de fatores socioeconômicos que influenciam nas lacunas do que fragilizam o âmbito educacional.
Citas
ARROYO, Miguel Gonzales. Outro Sujeitos, Outras Pedagogias. 2ª. ed-Vozes. Petrópolis-RJ, 2014.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. 19. ed. São Paulo: Brasiliense, 1989. Disponível em https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/1992579/mod_resource/content/1/O%20que%20e%20educa%C3%A7%C3%A3o.pdf. Acessado em 10 de maio de 2020
BRASIL, MEC/SEF. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDBEN. 9394/1996.
________. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.
________. Portaria nº 343. MEC. Diário oficial, de 18 de março de 2020. Acessado em 10 de junho de 2022. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376.
_______. Conselho Nacional de Educação – CNE. Parecer CNE/CES, nº343/2020, aprovado em 16 de junho de 2020. Acessado em 10 de junho. Disponível em https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_PAR_CNECESN3432020.pdf?query=137/2007-CEE/MS.
KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Editora Papirus, 2007.
LIBANEO, José Carlos. Adeus Professor, Adeus Professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. 13 ed. São Paulo: Cortez, 2011.
SILVA, Maria José Sousa da, SILVA, Raniele Marque da. EDUCAÇÃO E ENSINO REMOTO EM TEMPOS DE PANDEMIA: DESAFIOS E DESENCONTROS. Ed. Realize, Conedu, 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Ivaneide Severo Goiana, Luana Ricarto da Costa, Fabiana Vilar de Sousa Bezerra
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.