Psicanálise em (Ex)tensão: Discurso Médico e Subjetivação

Auteurs-es

  • Mariana Kehl PUC-Rio | HU-Berlin

Mots-clés :

extensão, psicanálise, medicina, mal-estar, subjetividade

Résumé

O Programa de Apoio Psicopedagógico ao Estudante configura-se, sobretudo, como um serviço de assistência psicológica oferecido aos estudantes de Medicina da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Além de atendimentos clínicos de base psicanalítica, o programa desenvolve atividades e projetos que se destinam à promoção de uma formação médica interdisciplinar e humanizada. Um dos projetos objetiva a integração dos alunos à Enfermaria Pediátrica do Hospital Universitário com o propósito singular de ampliar o contato com os pacientes através da valorização do diálogo e do estabelecimento de laços sociais.  O termo “extensão” é contemplado nessa proposta tanto no sentido universitário quanto no que se refere à “psicanálise em extensão”, pois diligencia sua presentificação no âmbito acadêmico ao destacar a subjetividade em detrimento de uma perspectiva eminentemente biologizante. Assim, neste artigo propõe-se o exame dos dados produzidos na supervisão dos alunos, material que evidencia o mal-estar encontrado na formação médica.

 

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Publié-e

2022-07-25

Comment citer

Kehl, M. (2022). Psicanálise em (Ex)tensão: Discurso Médico e Subjetivação. Conexão ComCiência, 2(2). Consulté à l’adresse https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/7921

Numéro

Rubrique

Dossiê - Extensão Universitária