CONDICIONANTES SOCIOECONÔMICOS E NATURAIS PARA A PRODUÇÃO DE SAL MARINHO NO BRASIL: AS PARTICULARIDADES DA PRINCIPAL REGIÃO PRODUTORA

Autores

  • Marco Túlio Mendonça Diniz

Palavras-chave:

Sal marinho, condicionantes naturais, litoral potiguar, semiárido, socioeconomia do Nordeste

Resumo

A história do consumo do sal pelo homem é tão antiga quanto a história do próprio homem. No Brasil, sua origem principal é o mar. Há evidências de consumo de sal marinho nas terras brasileiras, desde antes da colonização, assim como há registros de sua utilização por parte dos colonizadores desde o primeiro século de história do Brasil. A produção de sal marinho no Brasil tem nas últimas duas décadas se concentrado com percentagens superiores a 90% nas salinas do Litoral Setentrional Potiguar e esse dado despertou a curiosidade que motivou a questão de partida e a formulação das hipóteses para a construção desta pesquisa e da presente tese. Através do método de tentativas e eliminação de erros (hipotético-dedutivo) traçamos ao longo desta pesquisa várias hipóteses que foram sendo postas à prova e sendo reformuladas até chegar à tese de que o Rio Grande do Norte tem condicionantes naturais e socioeconômicos que lhe conferem maior produtividade em relação às demais áreas produtoras de sal marinho no Brasil. Identificamos que o sal marinho já foi produzido em todo o litoral brasileiro desde o Pará até o Rio de Janeiro, no entanto as principais regiões produtoras sempre foram a Costa Semiárida do Nordeste e a área de entorno da Lagoa de Araruama no Rio de Janeiro. O maior potencial do ponto de vista climático está na Costa Semiárida do Nordeste, este fato motivou o emprego de vultosos investimentos nesta área, especialmente no Litoral Setentrional Potiguar, este último além de ter potencial do ponto de vista climático, tem maior potencial produtivo do ponto de vistas dos demais condicionantes naturais, especialmente devido à morfologia extremamente plana de suas planícies flúvio-marinhas e da maior impermeabilidade de seus solos. Os investimentos feitos na área de maior potencial produtivo natural fizeram com que ela passasse a ter também a maior potencial em relação aos condicionantes socioeconômico,  ssociados os condicionantes naturais e socioeconômicos fazem com que o Litoral Setentrional Potiguar produza mais de 90% do sal marinho do Brasil, já que as demais economias salineiras declinaram nas últimas décadas por não poderem competir com a produtividade das empresas potiguares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

.

Downloads

Publicado

2021-08-30

Como Citar

MENDONÇA DINIZ, M. T. . CONDICIONANTES SOCIOECONÔMICOS E NATURAIS PARA A PRODUÇÃO DE SAL MARINHO NO BRASIL: AS PARTICULARIDADES DA PRINCIPAL REGIÃO PRODUTORA. Revista GeoUECE, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 159–160, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/7022. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Defesa do PropGEO

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)