A INFLUÊNCIA DO LAGO ARTIFICIAL DO CASTANHÃO NO SISTEMA CLIMÁTICO LOCAL DO VALE DO RIO JAGUARIBE – CE

Autores

  • Raimundo Júnior Rodrigues dos Santos

Palavras-chave:

Açude Castanhão, Vale do Rio Jaguaribe, Lago Artificial, Influência no Clima local

Resumo

As grandes barragens construídas no Brasil geram inúmeros impactos socioambientais nas áreas onde são implementadas, sobretudo, no que concerne
à formação de extensos lagos artificiais. O clima é um dos sistemas naturais que mais sofrem influencia com a formação desses lagos. A presente pesquisa traz a hipótese de que o lago artificial formado a partir da construção do Açude Castanhão, pelas suas dimensões espaciais, exerce influências (impactos) no sistema climático local do Vale do Rio Jaguaribe - CE. Para tanto, desenvolve estudos/análises da influência desse lago artificial sobre os parâmetros climáticos locais do referido vale. O Açude Castanhão, construído no médio Curso do Rio Jaguaribe, representa a maior obra da política de açudagem no Estado do Ceará, sendo considerado o maior açude do Brasil em usos múltiplos. Para o alcance dos objetivos foram realizados levantamentos bibliográficos, cartográficos e de dados climáticos mais antigos, além de trabalhos de campo e trabalhos em laboratório e gabinete. Visto a desativação de quase todos os equipamentos institucionais de obtenção de dados climáticos da área, foram realizados dois trabalhos de campo em períodos climáticos diferentes (seco e chuvoso), para a obtenção de dados diários recentes, através da instalação de dois abrigos microclimáticos próximos ao lago artificial do açude, equipados com termômetro de máxima e mínima, termo-higrômetro e pluviômetro, além de no local utilizar-se ainda de birutas, bússolas e anemômetro. Após os levantamentos de dados em campo, procedeuse às análises em laboratório e gabinete, onde os dados e informações foram
organizados, tabulados, tratados estatisticamente e comparados com dados mais antigos levantados junto a FUNCEME e traduzidos/expostos em gráficos.
Realizou-se, ainda, a aplicação de questionários com a população da região, para correlacionar os dados científicos com os dados empíricos coletados. Após as análises de todos os dados, os resultados demonstraram a existência de microclimas diferentes no entorno do lago, variando os valores da temperatura do ar e umidade relativa do ar de um local monitorado para o outro, a brisa marítima “Vento Aracati” teve seu comportamento observado durante todos os trabalhos de campo, sua passagem pela região foi identificada, com os dados coletados nos campos para medições e registros e também com informações empíricas cedidas pela população sobre seu comportamento, a maioria da população que respondeu o questionário, afirmou também, que percebeu alterações no clima da região após o açude. Assim a partir destes resultados a hipótese deste trabalho foi comprovada. Contudo devido à falta de dados, não foi possível mensurar valores para possíveis alterações nos parâmetros climáticos após a construção do reservatório, o que impossibilitou também a realização de outras análises. Por fim esta pesquisa assume grande importância, pois além de ser pioneira no Ceará, produziu dados climáticos primários recentes, levantou dados empíricos com a população da região e subsidiará futuras pesquisas sobre o lago artificial do Castanhão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

.

Publicado

2021-08-30

Como Citar

RODRIGUES DOS SANTOS, R. . J. A INFLUÊNCIA DO LAGO ARTIFICIAL DO CASTANHÃO NO SISTEMA CLIMÁTICO LOCAL DO VALE DO RIO JAGUARIBE – CE. Revista GeoUECE, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 176–177, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/7051. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Defesa do PropGEO