Estudo e caracterização do ramo supermercadista em Ituiutaba-MG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59040/GEOUECE.2317-028X.v11.n21.e202201

Palavras-chave:

supermercados, ramo supermercadista, lógicas econômicas, Ituiutaba-MG

Resumo

Este texto tem como objetivo apresentar uma caracterização do ramo supermercadista na cidade de Ituiutaba, Minas Gerais. Vale lembrar que os supermercados desempenham papel importante no âmbito da vida econômica e cotidiana da população e, dessa maneira, consideramos importante compreender as características relativas ao ramo supermercadista e a sua relação com as cidades, considerando elementos atinentes às lógicas e estratégias das empresas e as práticas cotidianas da população. Sendo assim, para esta análise, foram realizadas pesquisas bibliográficas sobre os temas ligados ao ramo supermercadista, além de pesquisa de campo e levantamentos de informações sobre as empresas, tendo em vista as principais características dos estabelecimentos, como o porte, a origem do capital e a sua localização no espaço intraurbano. Os resultados demonstram características importantes como a chegada recente das empresas de capital externo e a introdução de novos formatos de lojas e lógicas de localização, além de lançar questões para a continuidade e aprofundamento das investigações sobre o tema na cidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Vitor Koiti Miyazaki, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Geografia (UNESP). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2. Professor dos cursos de graduação em pós-graduação em Geografia do Instituto de Ciências Humanas do Pontal (ICHPO/UFU), Ituiutaba-MG.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6624706951578273.

E-mail: vitor.ufu@ufu.br.

Celso de Azevedo Gois Neto, Universidade Federal de Uberlândia

Graduando do Curso de Graduação em Geografia (Licenciatura e Bacharelado) do Instituto de Ciências Humanas do Pontal, da Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba-MG.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8013641608881761.

E-mail: celsoneto97@gmail.com.

Referências

AGÊNCIA BRASIL. Setor de supermercados fatura 554 bilhões em 2020. São Paulo: Agência Brasil, 2022. Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2021-05/setor-de-supermercados-fatura-554-bilhoes-em-2020>. Acesso em: 15 fev. 2022.

CLEPS, G. D. G. Estratégias de reprodução do capital e as novas espacialidades urbanas: o comércio de auto-serviço em Uberlândia (MG). 2005. 312f. Tese (doutorado em Geografia). Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro.

GOMES, V. B. A origem do ramo supermercadista em diferentes localidades. In: MIYAZAKI, V. K.; SPOSITO, M. E. B.; GOMES, V. B.; SOUSA, G. M. As lógicas econômicas e espaciais do ramo supermercadista. Rio de Janeiro: Consequência, 2022.

GOMES, V. B. A coexistência dos circuitos da economia urbana do setor supermercadista em Londrina (PR). 2013. 200 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Geografia) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2013.

GOMES, V. B. As atividades das grandes empresas do ramo supermercadista e a rede urbana brasileira no período recente. 2017. 510 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Presidente Prudente, 2017.

IBGE. Regiões de Influência das Cidades 2018. Rio de Janeiro: IBGE, 2020.

JORGE, R. M. S. D.; MIYAZAKI, V. K. Análise sobre os impactos do Programa Minha Casa Minha Vida na cidade de Ituiutaba-MG. REVISTA GEOUECE, v. 8, p. 87-103, 2020.

MARCHINI, M. F.; OLIVEIRA, E. S.; MIYAZAKI, V. K. Estudo de uma rede local de supermercados em Ituiutaba-MG. In: XVII Encontro Nacional de Geógrafos, 2012, Belo Horizonte-MG. Anais do Encontro Nacional de Geógrafos. São Paulo-SP: AGB, 2012.

MIYAZAKI, V. K. Lógicas econômicas e práticas espaciais: o abastecimento doméstico e a atuação das redes de supermercados em cidades médias. In: XIX Encontro Nacional de Geógrafos, 2018, João Pessoa-PB. Anais do Encontro Nacional de Geógrafos. João Pessoa-PB: Associação dos Geógrafos Brasileiros - AGB, 2018. v. 1. p. 1-9.

MIYAZAKI, V. K. Território e rede urbana no período contemporâneo: um olhar a partir da atividade supermercadista em cidades médias. In: Érika Vanessa Moreira Santos; Glauco Bruce Rodrigues; Leandro Bruno Santos; Silvana Cristina da Silva; Tatiana Tramontani Ramos. (Org.). Território, economia urbana e conflitos territoriais. 1ed.Rio de Janeiro: Letra Capital, 2019, v. 1, p. 124-147.

MIYAZAKI, V. K. O ramo supermercadista nas cidades médias. In: MIYAZAKI, V. K.; SPOSITO, M. E. B.; GOMES, V. B.; SOUSA, G. M. As lógicas econômicas e espaciais do ramo supermercadista. Rio de Janeiro: Consequência, 2022.

NEPOMUCENO, A. B. C. N.; MIYAZAKI, V. K. Produção do espaço urbano e regularização fundiária: considerações a partir do estudo de Ituiutaba-MG. Caminhos da Geografia (UFU. Online), v. 21, p. 251-263, 2020. DOI: https://doi.org/10.14393/RCG217552501

PARREIRA, S. B. S.; MIYAZAKI, V. K. Produção do espaço urbano e estruturação da cidade: estudo sobre o desenvolvimento de áreas comerciais em conjuntos habitacionais de Ituiutaba-MG. In: PORTUGUEZ, A. P.; OLIVEIRA JÚNIOR, A.; MIYAZAKI, V. K. (Org.). Olhares da Geografia Brasileira: dinâmicas ambientais e questões sociais na atualidade. Ituiutaba: Barlavento, 2019, p. 317-346.

PINTAUDI, S. M. A cidade e as formas de comércio. In: CARLOS, A. F. A. (org.). Novos caminhos da Geografia. São Paulo: Contexto, 2002. p.143-160.

RELAÇÃO ANUAL DE INFORMAÇÕES SOCIAIS (RAIS) 2011 e 2019. Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) - Programa de disseminação de estatísticas do trabalho (PDET). Endereço do sítio virtual do programa. Disponível em: <http://www.mte.gov.br/pdet/index.asp>. Acesso: abril de 2022 (Decreto nº 76.900/75).

SANTOS, A. M. M.; GIMENEZ, L. C. P. Reestruturação do comércio varejista e de supermercados. BNDS Setorial. Rio de Janeiro: BNDS, 1999. n.9, p.79-94.

SOUZA, J. S. Cidade, consumo e práticas espaciais em Ituiutaba - MG: segmentação e fragmentação socioespacial. 2018. 115f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.647. DOI: https://doi.org/10.14393/ufu.di.2019.647

SOUZA, J. S. Panorama da atividade supermercadista: um estudo a partir de Ituiutaba-MG. 2015. 97f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015.

SPOSITO, M. E. B. Lógicas econômicas e práticas espaciais contemporâneas: cidades médias e consumo. Projeto de Pesquisa. Presidente Prudente, 2011.

SPOSITO, M. E. B. O Chão em pedaços: urbanização, economia e cidades no estado de São Paulo. 510 f. Tese (Livre Docência) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2004.

SPOSITO, M. E. B.; SOUSA, G. M. Concentração econômica e expansão territorial: lógicas espaciais do ramo supermercadista. In: MIYAZAKI, V. K.; SPOSITO, M. E. B.; GOMES, V. B.; SOUSA, G. M. As lógicas econômicas e espaciais do ramo supermercadista. Rio de Janeiro: Consequência, 2022.

VARGAS, H. C. Comércio e Cidade: Uma relação de Origem. In: OLIVEIRA, C. L.; WORCMAN, K. (Org.). Memórias do Comércio Paulista. São Paulo: SESC/Museu da Pessoa, 2013, p.74-79.

Downloads

Publicado

2022-12-26

Como Citar

MIYAZAKI, V. K.; GOIS NETO, C. de A. Estudo e caracterização do ramo supermercadista em Ituiutaba-MG. Revista GeoUECE, [S. l.], v. 11, n. 21, p. e202201, 2022. DOI: 10.59040/GEOUECE.2317-028X.v11.n21.e202201. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/10159. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)