ATIVIDADE PETROLÍFERA COMO VETOR DE TRANSFORMAÇÕES ECONÔMICAS E SOCIOESPACIAIS EM MACAÉ-RJ

Autores

  • Nelson Jose Zampier Bonin Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Palavras-chave:

Indústria petrolífera, Transformações, Dinâmica socioeconômica

Resumo

A instalação de empresas e a geração de empregos modificaram a dinâmica socioeconômica e espacial do município de Macaé e região, atraindo migrantes e aumentando a urbanização e dirigindo sua orientação. A evolução financeira do orçamento municipal a partir das atividades petrolíferas reestruturou a economia, que no passado era baseada nas atividades agropecuária, sucroalcooleira, pesca e comércio, para atividades industriais e de prestação de serviços, especialmente ligados ao ramo petrolífero, comércio, turismo de negócios. O presente estudo tem como objetivo analisar as transformações territoriais e socioeconômicas em Macaé após a chegada da Petrobrás e da implantação de sua base operacional. O procedimento metodológico para desenvolver o estudo baseou-se na análise bibliográfica sobre o tema, coleta de dados quantitativos. A atividade petrolífera em Macaé resultou em
profundas marcas em sua paisagem socioeconômica e ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

BARUQUI, Solange Silva Carvalho. A Cidade Formal e a Cidade Informal em Macaé: Uma Análise do Crescimento Habitacional na Década de 90. Dissertação de Mestrado. UCAM- Campos dos Goytacazes/RJ, 2004.

BORGES, Armando. História da Economia de Macaé. Macaé: Damadá Artes Gráficas e Editora, 2000. Brasil. Ministério do Trabalho e Emprego. Relação Anual de Informações Sociais (RAIS). Disponível em: . Acessado em 08 set. 2018.

CADENA, Alberto Silva. A Pendularidade de Periferização Urbana: o exemplo da Vila de Córrego do Ouro. Dissertação de mestrado, Instituto de Geografia – Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2011, 96 p.

CEPERJ – FUNDAÇÃO CENTRO ESTADUAL DE ESTATÍSTICA, PESQUISAS E FORMAÇÃO DE SERVIDORES PÚBLICOS DO RIO DE JANEIRO. Anuário Estatístico do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: CEPERJ. Disponível em: <http://www.ceperj.rj.gov.br/ceep/ceep.html> Acesso em 01 nov. 2018.

CRUZ, J.L.V. Problemas, recursos e potencialidades do desenvolvimento do Norte Fluminense: o papel da Petrobrás. In: Petróleo, Royalties e Região. Campos dos Goytacazes/RJ. Ano I n° 4 – Junho de 2004.

ESCH, K. F.; MENEZES, P. M. L. Evolução Político-Administrativo do Município de Macaé-RJ. In: XXI Congresso Brasileiro de Cartografia, 2003, Belo Horizonte. Anais do XXI Congresso Brasileiro de Cartografia, 2003. v. 1.

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATISTICA. SIDRA – Sistema IBGE de Recuperação Automática. Disponível em: www.ibge.gob.br

Acesso em: fev de 2018.

____ Censo Demográfico 1960, 1970, 1980, 1991, 2010. Rio de Janeiro, 2016. Disponível em: www.ibge.gov.br. Acesso em: dez. de 2016.

____Contagem da População 2018. Rio de Janeiro: IBGE, 2018. Disponível em: www.ibge.gov.br. Acesso em: jan. de 2018.

____Cadastro Central de Empresas, 2017. Rio de Janeiro: IBGE, 2017. Disponível em: www.ibge.gov.br. Acesso em: nov. de 2017.

LEMOS, Linovaldo Miranda. O papel das políticas públicas na formação de capital social em municípios “novos ricos” fluminenses: o programa “Saúde da Família” de Quissamã e o Orçamento Participativo de Rio das Ostras. Tese (Doutorado em Geografia), Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2008.

Downloads

Publicado

2021-08-26

Como Citar

ZAMPIER BONIN, N. J. . ATIVIDADE PETROLÍFERA COMO VETOR DE TRANSFORMAÇÕES ECONÔMICAS E SOCIOESPACIAIS EM MACAÉ-RJ. Revista GeoUECE, [S. l.], v. 7, n. 12, p. 06–32, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6852. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos