Pontos e contrapontos nas políticas inclusivas: avanços ou retrocessos?

Autores

  • Gemma Galganni Pacheco da Silva Universidade Estadual do Maranhão
  • Márcia Raika e Silva Lima Universidade Estadual do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v4iUnico.6738

Resumo

Atualmente, as políticas públicas educacionais para a educação de alunos público alvo da educação especial - PAEE, são elaboradas em defesa da constituição de uma educação que seja para todos, indistintamente. Assim, propõe-se estudar as últimas políticas (BRASIL, 2008; 2020) implementadas para a organização da Educação Especial, cujo objetivo consiste em refletir acerca dos avanços ou retrocessos que essas políticas incidem sobre essa modalidade de ensino. Adotou-se como procedimento metodológico, a abordagem qualitativa, em consonância com os procedimentos técnicos da pesquisa bibliográfica e documental. Considerando esta premissa, analisa-se que as políticas para a modalidade da Educação Especial na atualidade não devem retroceder quanto à perspectiva inclusiva, pois os alunos PAEE já carregam em seu legado histórico o fardo da exclusão, da segregação, da nulidade social. Estas marcas impactam, negativamente, nas conquistas que esses grupos tem adquirido na história em que se está constituindo, que é a pós-modernidade.  

Palavras-chave: Projeto de extensão; Sociedade patriarcal; Movimento LGBTQIAP+.

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Biografia do Autor

Márcia Raika e Silva Lima, Universidade Estadual do Maranhão

Professora adjunta I no Centro de Estudos Superiores de Caxias, da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA. Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí – UFPI. Mestre em Educação – UFPI. Doutora em Educação- UFPI.

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Publicado

2021-09-02

Como Citar

GALGANNI PACHECO DA SILVA, G.; E SILVA LIMA, M. R. . Pontos e contrapontos nas políticas inclusivas: avanços ou retrocessos?. Cadernos do GPOSSHE On-line, [S. l.], v. 4, n. Unico, 2021. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v4iUnico.6738. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/6738. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

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