A (im)possibilidade de representação do horror

um enlace entre filosofia, cinema e psicanálise

Autori

DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v6i1.8447

Parole chiave:

Biopolítica, Campo, Muçulmano, Shoah, Psicanálise

Abstract

Este trabalho tem como objetivo tensionar a (im)possibilidade da representação do horror, através de um fio condutor que perpassa a filosofia, o cinema e a psicanálise. Para tal, serão abordados, através de revisão bibliográfica, os conceitos de poder soberano e biopolítica, presentes na obra de Foucault. Avançaremos com Agamben e incluiremos na discussão as ideias de estado de exceção, campo, vida nua, muçulmano e testemunho. Priorizando o diálogo e o atravessamento entre os três saberes, abordaremos o real lacaniano e o trauma na psicanálise. O pano de fundo desse movimento será o filme de Claude Lanzmann, Shoah, de 1985. Conclui-se que a obra de Lanzmann é uma das formas de lidar com a im(possibilidade) de representação do horror, a partir da sua escolha em não ficcionalizar a violência absoluta.

Metriche

Caricamento metriche ...

Biografia autore

Rinália Taís Benini, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS

Pós-graduanda em Psicanálise: Prática e Teoria, na Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Graduada em Psicologia pela Universidade de Caxias do Sul - UCS.

Riferimenti bibliografici

Agamben, G. (2004). Estado de exceção. São Paulo: Boitempo.

Agamben, G.(2007). Homo Sacer: o poder soberano e a vida nua I. Belo Horizonte: Editora UFMG.

Agamben, G. (2008). O que resta de Auschwitz: o arquivo e a testemunha. São Paulo: Boitempo.

Bravo, G. P. (2013). Campo de extermínio(s): O “muçulmano” como paradigma da vida nua [Versão Eletrônica]. Revista do Laboratório de Estudos da Violência da UNESP, 11, 89-103.

Chnaiderman, M. (2015). A imagem cruel – a violência no(do) cinema (C. I. L. Dunker & A. L. Rodrigues, Orgs.). In Cinema e Psicanálise: Filmes que curam (Vol. 3 pp. 16-30). São Paulo: nVersos.

Filho, R. L. (2018). Shoah de Claude Lanzmann: entre a memória da dor e a radicalidade da morte nos campos nazistas [Versão Eletrônica]. Doc On-line – Revista Digital de Cinema Documentário, 270-293.

Foucault, M. (1999). História da sexualidade I: A vontade de saber (Vol. 1). Rio de Janeiro: Graal. (Originalmente publicado em 1976)

Foucault, M. (2005). Em defesa da sociedade: Curso no Collège de France (1975-1976). São Paulo: Martins Fontes. (Originalmente publicado em 1999)

Furtado, N. R. & Camilo, O. A. J. (2016). O conceito de biopoder no pensamento de Michel Foucault [Versão Eletrônica]. Revista Subjetividades, 16(3), 34-44.

Freud, S. (2017). As pulsões e seus destinos (Obras Incompletas de Sigmund Freud, v. 2). Belo Horizonte: Autêntica Editora. (Trabalho original publicado em 1915)

Koltai, C. (2016). Entre psicanálise e história: o testemunho [Versão Eletrônica]. Psicologia USP, 27(1), 24-30.

Lacan, J. (2008). O seminário, livro 11: Os quatro conceitos fundamentais da psicanálise. Rio de Janeiro: J. Zahar. (Originalmente publicado em 1964)

Lanzmann, C. (Diretor). (1985). Shoah [Filme]. França: Les Films Aleph.

Lima, L. F. & D’Ambroso, M. J. F. (2018). Manifestações do Estado de exceção contemporâneo: nas pegadas do nazismo. Jornal Estado de Direito. Acesso em 2 de Junho, 2022, de http://estadodedireito.com.br/manifestacoes-do-estado-de-excecao-contemporaneo-nas-pegadas-do-nazismo/

Martins, L. M. (2015). Estado de Exceção Permanente: o campo e a experiência biopolítica [Versão Eletrônica]. Seqüência, 71, 177-196.

Prado, J. L. A. (2015). O objeto impossível do cinema (C. I. L. Dunker & A. L. Rodrigues, Orgs.). In Cinema e Psicanálise: A criação do desejo (Vol. 1 pp. 50-77). São Paulo: nVersos.

Soares, P. C. (2019). A impossibilidade do testemunho e o limite ético em Giorgio Agamben [Versão Eletrônica]. Polymatheia – Revista de Filosofia, 12(20), 213-223.

Xavier, I. (1983). A Experiência do cinema: antologia. Rio de Janeiro: Edições Graal.

##submission.downloads##

Pubblicato

2022-07-18

Come citare

BENINI, R. T. A (im)possibilidade de representação do horror : um enlace entre filosofia, cinema e psicanálise . Taccuini GPOSSHE, [S. l.], v. 6, n. 1, 2022. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v6i1.8447. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/8447. Acesso em: 21 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Fluxo Contínuo