A escola mandala: educação do campo, práxis e mística

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DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v6i1.8073

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Educação do Campo, Práxis, Mística, Luta de Classes

Abstract

O presente artigo é fruto das experiências e leituras realizadas a partir do projeto de Iniciação Científica denominado “Educação do Campo é direito e não esmola: Educação Geográfica, Poder e Território nos percursos das tensionalidades e tensões no Ceará”, durante os anos de 2019 e 2020. Assim, o objetivo está calcado na discussão acerca dos meandros que permeiam a Educação do Campo, tendo em conta o caráter contra-hegemônico na luta de classes, a importância de uma formação que prevaleça o humano enquanto ser social e a mística enquanto potencialidade pedagógica nas escolas do campo. Realizamos trabalhos de campo em escolas do campo localizadas no estado do Ceará e pesquisa bibliográfica, a partir das seguintes categorias: a) Educação do Campo e formação humana; b) Educação do Campo e luta de classes; c) Mística e Educação do Campo. Como considerações finais, reiteramos a importância da Educação do Campo, diante de uma Educação emancipatória e contra hegemônica.

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Biografie autore

Brendon Bessa Lima, Universidade Estadual do Ceará, UECE

Graduado em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Integrante do Grupo de Pesquisa Sistemas Técnicos e Espaço e do Grupo de Estudos e Articulação Ensino de Geografia e Territórios.

Francisco Glauber de Oliveira Paulino, Universidade Estadual do Ceará, UECE

Graduando do curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará - UECE.

Tereza Sandra Loiola Vasconcelos, Universidade Estadual do Ceará, UECE

Doutora e Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Ceará (PROPGEO/UECE). Graduada em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora adjunta I, em regime de Dedicação Exclusiva, compondo o corpo docente dos Cursos de Geografia da UECE, nos cursos de Licenciatura e Bacharelado, campus do Itaperi. Integra o Grupo de Pesquisa Sistemas Técnicos e Espaço. Coordena o Grupo de Estudos e Articulação "Ensino de Geografia e Territórios".

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Pubblicato

2022-03-09

Come citare

LIMA, B. B.; PAULINO, F. G. de O.; VASCONCELOS, T. S. L. A escola mandala: educação do campo, práxis e mística: . Taccuini GPOSSHE, [S. l.], v. 6, n. 1, 2022. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v6i1.8073. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/8073. Acesso em: 21 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Fluxo Contínuo