O desenvolvimento da linguagem e do letramento por meio da literatura na educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v6i1.7928Parole chiave:
Literatura, Linguagem, Letramento, Educação Infantil, Professor x AlunoAbstract
A intenção desse trabalho é perceber como a bibliografia entende o trabalho da literatura no desenvolvimento da linguagem e do letramento. Para tal investida optamos pela metodologia da pesquisa bibliográfica exploratória que visa utilizar como recurso aquilo que já tem escrito sobre a temática. Consideramos que a literatura contribui de forma efetiva para o desenvolvimento da linguagem e do letramento, contudo existem inúmeras barreiras que podem influenciar diretamente no processo de aquisição da leitura e do letramento na educação infantil.
Metriche
Riferimenti bibliografici
BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: Língua Portuguesa. Brasília: MECSEF, 1998.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: Mec, 1998.
COELHO, N. N. Literatura infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000.
DUARTE, Rodrigo Gonçalves.; DUARTE, Leonardo Felipe Gonçalves. The relationship between education and work in Simone Weil’s perspective: a proposal for teaching philosophy. Research, Society and Development, v. 11, n. 2, p. e28711225909, 2022. DOI: 10.33448/rsd-v11i2.25909. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/25909. Acesso em: 14 fev. 2022.
DUARTE, Rodrigo Gonçalves.; DUARTE, Leonardo Felipe Gonçalves.; ALVES, Edina Amélia.; CONCEIÇÃO, Karina Paula. The Common National Curriculum Base and the Challenges Found in the Initial Training of Teachers. International Journal for Innovation Education and Research, Dhaka, v. 10 n. 2. 2022. 1-10.
FREIRE, P. A importância do ato de ler. In. Col. Polêmicas do Nosso tempo, Editora Cortez, São Paulo, 1985.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa.4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GOUVÊA, Maria Cristina Soares da. A criança e a linguagem: entre palavras e coisas. In: PAIVA, Aparecida et al. (Orgs.). Literatura: saberes em movimento. Belo Horizonte: Autêntica/CEALE/FAE/UFMG, 2007.
JESUS, Ana Beatriz Santos de. Percepção do professor sobre a importância da literatura na Educação Infantil. Monografia (graduação) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, 2020.
MACHADO, Maria Vera Versiani Cecília. Literatura e alfabetização: quando a criança organiza o caos. In: PAIVA, Aparecida; MARTINS, Aracy; PAULINO, Graça; CORRÊA, Hércules; VERSIANI, Zélia (Orgs.). Literatura: saberes em movimento. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
MAIA, Joseane. Literatura na formação de leitores e professores. São Paulo: Paulinas, 2007.
MICARELLO, H.; BAPTISTA, M. C. Literatura na educação infantil: pesquisa e formação docente. Educar em revista, Curitiba, v. 34, n. 72, p. 169-186, nov./dez. 2018.
PAIVA, A.; RODRIGUES, P. C. A. letramento literário na sala de aula: desafios e possibilidades. In: MACIEL, F.I.P.; MARTINS, R.M.F.(Orgs). Alfabetização e Letramento na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
PAULINO, Graça. Formação de leitores: a questão dos cânones literários. Revista Portuguesa de Educação, Minho, v.17, n.1, 2004, p.47-62.
PINO, Angel. As marcas do humano: as origens da constituição cultural na perspectiva de Lev S. Vigotski. São Paulo: Cortez. 2005.
SOARES, Magda. Alfabetização e Letramento. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2008.
SOUSA, A.; OLIVEIRA, G.; ALVES, L. A Pesquisa Bibliográfica: princípios e fundamentos. Cadernos da Fucamp, v.20, n.43, Monte Carmelo, p.64-83, 2021.
TFOUNI, L. V. Letramento e Alfabetização. 8. ed. São Paulo. Cortez, 2006.
ZILBERMAN, R. A Literatura infantil na escola. 6. ed. São Paulo: Global, 1987.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2022 Taccuini GPOSSHE
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Non opere derivate 4.0 Internazionale.
Os autores possuem direitos autorais, sem restrição, aos seus textos. Os Cadernos do GPOSSHE On-line permitem ao autor os direitos de publicação. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todo o conteúdo da Revista Cadernos Gposshe On-Line é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.