“Iê, viva meu mestre”: alguns aprendizados extraídos da Capoeira Angola
DOI:
https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v4iUnico.6737Abstract
Este artigo busca trazer uma reflexão sobre o papel do mestre no processo educacional. Para isso, recorreremos aos ensinamentos presentes na Capoeira Angola na qual o mestre é uma figura central do processo de transmissão dos ensinamentos, de modo que as palavras aluno e discípulo não carregam o mesmo estigma que muitas vezes possuem nos espaços formais de educação, sobretudo aqueles ligados às ciências humanas e pedagógicas. Nosso objetivo, portanto, é revitalizar a figura do mestre e a relação mestre/discípulo, bem como pensar o papel da roda na Capoeira para criar um ambiente educacional propício para um aprendizado autônomo e emancipatório para os alunos.
Palavras-chave: Capoeira; Mestre; Discípulo; Educação.
Metriche
Riferimenti bibliografici
CASTRO JÚNIOR, Luis Vitor. Capoeira angola: olhares e toques cruzados entre
Historicidade e ancestralidade. Rev. Bras. Cienc. Esporte, v. 25, n. 2, p. 143-158, 2004. Disponível em: http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/232. Acesso em: 05 jun. 2021.
CASTRO JÚNIOR, Luis Vitor; SOBRINHO, José Sant'anna. Ensino da capoeira: por uma prática nagô. Rev. Bras. Cienc. Esporte, v. 23, n. 2, p. 89-103, 2002. Disponível em: http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/272. Acesso em: 05 jun. 2021.
FERNANDES, Felipe. Desafiando os problemas: um diálogo entre filosofia, educação e artes marciais. Revista Ítaca, n. 34, p. 145-170, 2019). Disponível em:
https://revistas.ufrj.br/index.php/Itaca/article/view/28182/18355. Acesso em: 04 jun. 2021.
FERNANDES, Felipe. Pensamentos em ginga: um diálogo entre filosofia, capoeira e educação. In: LACORTE, A. C.; SARAIA, M. F. (Org.). Capoeira: pesquisas, relatos e vivências. Rio de Janeiro: Mundo Contemporâneo, 2020, p. 63-72.
REGO, W. Capoeira angola: um ensaio sócio-etnográfico. Salvador: Itapuã, 1968.
VIERA, L. R. O jogo de capoeira cultura popular no Brasil. Rio de Janeiro: Sprint, 1995.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2021 Taccuini GPOSSHE
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Non opere derivate 4.0 Internazionale.
Os autores possuem direitos autorais, sem restrição, aos seus textos. Os Cadernos do GPOSSHE On-line permitem ao autor os direitos de publicação. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todo o conteúdo da Revista Cadernos Gposshe On-Line é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.