Conflitos em torno do Ministério da Educação: está em curso uma crise de hegemonia?

Autori

DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v3i2.3107

Abstract

O presente texto tem como objetivo discutir se está em curso uma crise de hegemonia no Brasil, partindo dos conflitos para montagem da equipe a ocupar os cargos de primeiro, segundo e terceiro escalão no Ministério da Educação nos primeiros quatro meses do governo Bolsonaro. Para tanto, o texto está estruturado em quatro momentos: 1) na introdução, apresentamos o sentido conceitual sobre crise de hegemonia nos termos de Gramsci; 2) reconstituição dos conflitos no Ministério da Educação; 3) exposição e análise da Estratégia Democrático-Popular durante os governos petistas; 4) considerações finais, em que apresentamos a conclusão de que a crise de hegemonia pode ser vislumbrada como uma concreta perspectiva, a depender de fatores como a perda de apoio de demais frações da classe dominante e a irrupção da luta por parte da classe trabalhadora.

Metriche

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Biografie autore

Bruno Gawryszewski, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutor em Educação pela UFRJ. Integrante do Coletivo de Estudos em Marxismo e Educação (COLEMARX).

Joyce Pitz Monteiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRJ (PPGE-UFRJ)

Integrante do Coletivo de Estudos em Marxismo e Educação

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Pubblicato

2020-05-10

Come citare

GAWRYSZEWSKI, B.; MONTEIRO, J. P. Conflitos em torno do Ministério da Educação: está em curso uma crise de hegemonia?. Taccuini GPOSSHE, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 73–96, 2020. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v3i2.3107. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/3107. Acesso em: 21 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Dossiê Antonio Gramsci