Conflitos em torno do Ministério da Educação: está em curso uma crise de hegemonia?
DOI:
https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v3i2.3107Abstract
O presente texto tem como objetivo discutir se está em curso uma crise de hegemonia no Brasil, partindo dos conflitos para montagem da equipe a ocupar os cargos de primeiro, segundo e terceiro escalão no Ministério da Educação nos primeiros quatro meses do governo Bolsonaro. Para tanto, o texto está estruturado em quatro momentos: 1) na introdução, apresentamos o sentido conceitual sobre crise de hegemonia nos termos de Gramsci; 2) reconstituição dos conflitos no Ministério da Educação; 3) exposição e análise da Estratégia Democrático-Popular durante os governos petistas; 4) considerações finais, em que apresentamos a conclusão de que a crise de hegemonia pode ser vislumbrada como uma concreta perspectiva, a depender de fatores como a perda de apoio de demais frações da classe dominante e a irrupção da luta por parte da classe trabalhadora.
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