Conflitos em torno do Ministério da Educação: está em curso uma crise de hegemonia?

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v3i2.3107

Resumen

O presente texto tem como objetivo discutir se está em curso uma crise de hegemonia no Brasil, partindo dos conflitos para montagem da equipe a ocupar os cargos de primeiro, segundo e terceiro escalão no Ministério da Educação nos primeiros quatro meses do governo Bolsonaro. Para tanto, o texto está estruturado em quatro momentos: 1) na introdução, apresentamos o sentido conceitual sobre crise de hegemonia nos termos de Gramsci; 2) reconstituição dos conflitos no Ministério da Educação; 3) exposição e análise da Estratégia Democrático-Popular durante os governos petistas; 4) considerações finais, em que apresentamos a conclusão de que a crise de hegemonia pode ser vislumbrada como uma concreta perspectiva, a depender de fatores como a perda de apoio de demais frações da classe dominante e a irrupção da luta por parte da classe trabalhadora.

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Biografía del autor/a

Bruno Gawryszewski, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutor em Educação pela UFRJ. Integrante do Coletivo de Estudos em Marxismo e Educação (COLEMARX).

Joyce Pitz Monteiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRJ (PPGE-UFRJ)

Integrante do Coletivo de Estudos em Marxismo e Educação

Publicado

2020-05-10

Cómo citar

GAWRYSZEWSKI, B.; MONTEIRO, J. P. Conflitos em torno do Ministério da Educação: está em curso uma crise de hegemonia?. Cuadernos de GPOSSHE, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 73–96, 2020. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v3i2.3107. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/3107. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Dossiê Antonio Gramsci