As Implicações do Sexual e da Sexualidade no Seminário 10 de Jacques Lacan
DOI:
https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v9i1.16758Parole chiave:
Educação Sexual; Psicanálise; Lacan; Sexualidade; Objeto a.Abstract
A psicanálise, desde Freud, aborda a sexualidade como fonte potencial de angústia. Lacan, em seu Seminário 10, a associou ao desejo e ao objeto a de diferentes modos ao longo do ano de 1962-63. Este estudo qualitativo analisou os contextos de uso sobre o sexual e a sexualidade nesse seminário, utilizando análise de conteúdo. Identificaram-se três categorias, vinculando esses termos ao objeto a, desejo e falo. Os resultados também sugerem intersecções entre a teoria lacaniana e debates contemporâneos sobre diversidade sexual, particularmente em identidades de gênero, evidenciando a relevância clínica e social da articulação teórica desses conceitos com a expressão da sexualidade.
Riferimenti bibliografici
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.
CASTILHO, P. T. Uma discussão sobre a angústia em Jacques Lacan: um contraponto com Freud. Revista do Departamento de Psicologia, v. 19, n. 2, p.325-338, dez. 2007.
FREUD, Sigmund. Três ensaios sobre a teoria da sexualidade. In: ESB. Rio de Janeiro: Imago, v.7, 1996a.
FREUD, Sigmund. Doença nervosa moderna e moral sexual civilizada. In: ESB. Rio de Janeiro: Imago, v.9, 1996b.
FOUCAULT, M. História da sexualidade 1: A vontade de saber. São Paulo: Graal, 1984.
KAUFMANN, P. Dicionário enciclopédico de psicanálise o legado de Freud e Lacan. Rio de Janeiro: Zahar, 1996.
LACAN, J. O seminário, livro 10: a angústia. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.
LEGUIL, C. Ser e Gênero: Homem e Mulher depois de Lacan. São Paulo: EBP, 2020.
LIMA, V. M.; VORCARO, M. R. A. O Pioneirismo Subversivo da Psicanálise nos Debates de Gênero e Sexualidade. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 40, p. e192180, 2020.
LUCERO, A.; VORCARO, M. R. A. Angústia e constituição subjetiva: do objeto não significantizável ao significante. Revista Subjetividades, Fortaleza, 16(2), p.60-70, ago. 2016.
NASIO, J.-D. Cinco lições sobre a teoria de Jacques Lacan. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. 1993.
NASIO, J.-D. Como trabalha um psicanalista. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.
NASIO, J-D. Introdução à topologia de Lacan. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2010.
ONU. ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Transformando Nosso Mundo: a
agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável. Nova York, 2015.
PRECIADO, P. B. Eu sou o monstro que voz fala. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2020.
QUINET, A. Da homossexualidade ao homo sexualis. Trivium, Rio de Janeiro, v.8, no.2, p.117-123, dez. 2016.
RABINOVICH, D. Comentário do Seminário X, “A Angústia”. In: RABINOVICH, D. (Org.) A angústia e o desejo do Outro. Rio de Janeiro: Companhia de Freud, 2005.
ROTHER, E. T. Revisão sistemática X revisão narrativa. In: Acta paul. enferm. 20 (2), Jun 2007.
SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, M. P. B. Metodologia de Pesquisa. São Paulo: McGraw-Hill, 2006.
SOLER, C. Seminário de leitura de texto, ano 2006-2007: Seminário A Angústia, de Jacques Lacan. São Paulo: Escuta, 2012.
VIOLA, D. T. N.; VORCARO, A. M. R. A verdade e o engodo do desejo na leitura do seminário a angústia de Jacques Lacan. Ágora, Rio de Janeiro, v.XIV, n.1, p.77-93, 2011.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2025 Taccuini GPOSSHE

TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Os autores possuem direitos autorais, sem restrição, aos seus textos. Os Cadernos do GPOSSHE On-line permitem ao autor os direitos de publicação. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todo o conteúdo da Revista Cadernos Gposshe On-Line é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.















