Development of skills and competencies obtained during teaching

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v8i2.14413

Keywords:

Supervised Internship; Teaching-learning; Teacher training.

Abstract

This paper presents the perceptions of trainees on a degree course in Biological Sciences. This course has theoretical and practical subjects, aimed at acquiring skills and abilities to develop the teaching-learning process. We therefore asked ten students enrolled in each of the four Supervised Internship courses what competences and skills they had acquired during the course and developed during this experience. The research was exploratory and descriptive. Data was collected using a semi- structured questionnaire. The majority recognized the technical guidance provided by the course (sufficient 42.5% and regular 50%), as well as the use of skills and competences acquired during academic training such as practical classes, videos, didactic games, monitoring, PIBID, reflection, communication and interpersonal relationships, which also contributed during the Internships.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Nancy Mireya Sierra-Ramírez, Universidade Estadual de Campinas

Doutora em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas. Licenciada em Biologia pela Universidad de Los Andes- Mérida. Pós-graduada em Ecologia de Populações pela Organização de Estudos Tropicais em Costa Rica.

Carolina Agostinho de Jesus, Universidade Estadual de Maringá

Doutoranda em Educação para a Ciência e a Matemática na Universidade Estadual de Maringá. Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Pós-graduada em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal do Ceará. Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará.

References

BORBA, Marcelo. O brincar como um modo de ser e estar no mundo. In: BEAUCHAMP, Jeanete; PAGEL, Sandra Denise; NASCIMENTO, Aricélia Ribeiro do (Orgs.). Ensino fundamental de nove anos: orientações para a inclusão das crianças de seis anos de idade. Brasília: MEC/SEB, 2006. p. 33-44.

BRASIL, Lei N° 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.

BRASIL, Lei No 11.788 de 25 de setembro de 2008. Ministério da Educação. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, Edição n° 20/09, de 26/09/2008.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Conselho Pleno. Resolução CNE/CP Nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior, cursos de licenciatura e para formação continuada.

CARDOSO, Guilherme; COSTA, Juliana Hartlebem da; RODRIGUEZ, Rita de Cassia Morem Cóssio. O Estágio curricular na formação de professores do curso de licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Pelotas. Momento, Rio Grande, Universidade Federal de Pelotas, v. 20, n. 2, p. 67-79, 2011.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: paz e terra, 1996, p. 12-18.

FRIAS, Elzabel Maria Alberton; MENEZES, Maria Christine Berdusco. Inclusão Escolar Do Aluno Com Necessidades Educacionais Especiais: contribuições ao professor do Ensino Regular. Nov, 2008.

GARCIA, Lenise Aparecida Martins. Competências e Habilidades: você sabe lidar com isso? Educação e Ciência On-line, Brasília: Universidade de Brasília, 2005.

JESUS, Carolina Agostinho de; SILVA, Carla Leitão da; SILVA, Jaiane Maria; VIDAL, Mônica da Costa. O Estágio Supervisionado na perspectiva da Educação Inclusiva em quatro cidades do Ceará. In: CONGRESSO NACIONAL DE ENSINO DE CIÊNCIAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Anais... Catalão (GO) Universidade Federal de Catalão, 2022.

KULCSAR, Rosa. O Estágio Supervisionado como atividade integradora. In: A prática de ensino e o estágio supervisionado / Ivani Catarina Arantes Fazenda [et al.]; Stela

C. Bertholo Piconez (Coleção magistério, formação e trabalho pedagógico) 1994.

LIMA, Maria Socorro. O estágio nos cursos de licenciatura e a metáfora da árvore.

REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA, [S. l.], v. 1, n. 01, p. 45–48, 2009.

MACEDO, Lino de. Competências e habilidades: elementos para uma reflexão pedagógica. In: BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): fundamentação teórico-metodológica. Brasília, 2005. p. 13-28.

MARTINS, Ivana Larissa de Souza; MORAES, Cláudia Diniz. A contribuição do supervisor de estágio na formação acadêmica. 8o Congresso Norte Paranaense de Educação Física Escolar. 2017.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 7 ed. São Paulo: Hucitec; Rio de Janeiro: Abrasco, 2000.

NEITZEL, Odair; SCHWENGBER, Ivan Luís. Os conceitos de capacidade, habilidade e competência e a BNCC. Revista Educação e Emancipação, [S. l.], v. 12, n. 2, p.210– 227, 2019.

NÓVOA, Antônio. Formação profissional para ambientes tecnológicos em sala de aula. In: NÓVOA, António (Org.). Formação contínua de professores: realidade e perspectivas. 3 ed. Portugal: Universidade de Aveiro, 2015, p. 35-43.

PEREIRA, Helenadja Mota Rios; BAPTISTA, Geilsa Costa Santos. Uma reflexão acerca do Estágio Supervisionado na formação dos professores de Ciências Biológicas. Anais VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - VII ENPEC, 2009, Florianópolis.

PERRENOUD, Philippe. Construir competências é virar as costas aos saberes? Pátio –

Revista Pedagógica, Porto Alegre, n. 11, p. 15-19, nov. 1999a.

PERRENOUD, Philippe. Philippe Perrenoud e a Teoria das Competências.

Petrópolis: Vozes, 1999b.

PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 2000.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência. 7a ed. São Paulo: Cortez, 2012.

PRATES, Bernardo Petry et al. FORMAÇÃO DOS PROFESSORES: FALHAS E

POSSIBILIDADES. Revista CESUMAR (Ciências Humanas e Sociais Aplicadas), v. 25, n. 2, 2020.

ROSSASI, Lucilei Bodaneze; POLINARSKI, Celso Aparecido. Reflexões sobre metodologias para o ensino de biologia: uma perspectiva a partir da prática docente (2011).

SELBACH, Simone. Ciências e Didática. Petrópolis, RJ: Vozes. 2010.

SILVA, Haíla Ivanilda; GASPAR, Mônica. Estágio supervisionado: a relação teoria e prática reflexiva na formação de professores do curso de Licenciatura em Pedagogia. In: Rev. bras. Estud. pedagog., Brasília, v. 99, n. 251, p. 205-221, jan./abr. 2018.

ZABALA, Antoni; ARNAU, Lia. Como aprender e ensinar competências. Porto Alegre: ArtMed, 2010.

Published

2025-03-24

How to Cite

MIREYA SIERRA-RAMÍREZ, N.; AGOSTINHO DE JESUS, C. Development of skills and competencies obtained during teaching. GPOSSHE notebooks, [S. l.], v. 8, n. 2, 2025. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v8i2.14413. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/14413. Acesso em: 5 dec. 2025.

Issue

Section

Fluxo Contínuo