Marx para crianças: é possível?
DOI:
https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v2i1.1149Abstract
O presente artigo busca fazer uma análise do referido livro à luz da teoria de Marx. O lançamento de livros sobre o pensamento de Marx para o público infanto-juvenil é algo recente. No Brasil, o recente lançamento do livro “O capital” para crianças despertou a ira dos inimigos do marxismo, assim como O deus dinheiro, do artista espanhol Maguma, que se baseia nos Manuscritos econômico-filosóficos de Marx para explorar o desejo insaciável do consumismo no capitalismo. Tendo em vista os interesses antagônicos, é imprescindível que as novas gerações que compõem esta numerosa classe trabalhadora tenham acesso à teoria marxiana a fim de iluminar o caminho a ser seguido. Contudo, é preciso alertar que, neste tempo de crise que atravessamos, com os desfechos da política parlamentar, sobretudo no Brasil, o marxismo tem sido combatido mediante uma abordagem vulgar que não só denigre a imagem deste grande pensador do século XIX, mas principalmente contribui para o rebaixamento do seu autêntico pensamento. Isso coloca para os defensores do marxismo a tarefa de buscar elevar o estatuto ontológico da teoria de Marx tão seriamente levada a cabo por muitos marxistas, entre os quais se destacam Lukács e Mészáros.
Metriche
Riferimenti bibliografici
ENGELS, F. A origem da família, da propriedade privada e do Estado. 3 ed. Trd. Leandro Konder. São Paulo: Expressão Popular, 2012.
ENGELS, F. Introdução de F. Engels para a edição de 1891. In: MARX, Karl. Trabalho assalariado e capital & Salário, preço e lucro. 2. ed. São Paulo; Expressão Popular, 2010, p. 19-30.
GABRIEL, Mary. Amor & capital. Rio de Janeiro, Zahar, 2013.
HEINRICH, Michael. Karl Marx e o nascimento da sociedade moderna: biografia e desenvolvimento de sua obra. Vol. 1: 1818-1841. Tradução Claudio Cardinale. São Paulo: Boitempo, 2018.
LEACOCK, Eleanor Burke. Posfácio: introdução à edição estaudinense. Trad. María Gbriela Guilen Carías. In: ENGELS, F. A origem da família, da propriedade privada e do Estado. 3 ed. Trad. Leandro Konder. São Paulo: Expressão Popular, 2012, p. 225-302.
LUKÁCS, G. Para uma ontologia do ser social I. Tradução de Carlos Nelson Coutinho et all. São Paulo: Boitempo, 2012.
MARX, K. O capital: crítica da economia política. Volume 1, livro primeiro O processo de produção do capital, tomo 1 (prefácios e capítulos i a xii). Apresentação de Jacob Gorender. Coordenação e revisão de Paul Singer. Tradução de Regis Barbosa e Flávio R. Kothe. São Paulo, Editora Nova Cultural, 1996.
MARX, K. O capital: crítica da economia política, livro I: O processo de produção do capital. Tradução de Rubens Enderle. São Paulo, Boitempo, 2013.
MARX, K. O capital: crítica da economia política, livro III: O processo global de produção capitalista. Tradução de Rubens Enderle. São Paulo, Boitempo, 2017.
MARX, K; ENGELS, F. A ideologia alemã. Tradução de José Carlos Bruni, Marco Aurélio Nogueira. 6. ed. São Paulo: Hucitec, 1987.
MARX, K; ENGELS, F. A ideologia alemã. Tradução de Rubens Enderle et all. São Paulo: Boitempo, 2007.
MARX, K; ENGELS, F. Manifesto do Partido Comunista. São Paulo: Expressão Popular, 2008.
MARX, Karl. Trabalho assalariado e capital. In: Trabalho assalariado e capital & Salário, preço e lucro. 2. ed. São Paulo; Expressão Popular, 2010, p. 31-67.
MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos. Tradução Jesus Ranieri. São Paulo, Boitempo, 2004.
MEHRING, Franz. Karl Marx: a história de sua vida. São Paulo: Sundermann, 2013.
MÉSZÁROS, István. Para além do capital: rumo à teoria de transição. Tradução: Paulo César Castanheira e Sergio Lessa. São Paulo: Boitempo, 2002.
MUSTO, Marcello. O velho Marx: uma biografia de seus últimos anos. Tradução de Rubens Enderle. São Paulo, Boitempo, 2018.
PONCE, A. Educação e luta de classes. Trad. José Severo de Camargo Pereira. 18. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
RIERA, Joan R. “O capital” para crianças. Trad. Thaisa Burani. São Paulo: Boitatá, 2018. Disponível em:
https://drive.google.com/file/d/1VrbhOs87OZp_hjuD73r7V-r1U3lrp8Cw/view. Acesso em: outubro 2018.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2019 Taccuini GPOSSHE
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Non opere derivate 4.0 Internazionale.
Os autores possuem direitos autorais, sem restrição, aos seus textos. Os Cadernos do GPOSSHE On-line permitem ao autor os direitos de publicação. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todo o conteúdo da Revista Cadernos Gposshe On-Line é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.