Educação antirracista no Ceará

a UNILAB e seus saberes afrorreferenciados

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v6i2.9220

Palabras clave:

Educação intercultural, Saberes afrorreferenciados, Cultura

Resumen

El artículo analiza el poder formativo de la Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB – en la perspectiva de una educación antirracista, sustentada en saberes teórico-prácticos afroreferenciados. Reflexiona sobre aspectos histórico-culturales de Ceará a partir de elementos culturales de los pueblos africanos y que repercuten en el cotidiano educativo de esta Universidad. El estudio se basó en soporte teórico y documentos oficiales que regulan los planes de estudios de formación docente. Se puede apreciar que la UNILAB da visibilidad a elementos culturales afroreferenciados como acentos, gestos, artes, formas de concebir el mundo. Inferimos que la UNILAB tiene una clara intención política de contribuir a la formación de estudiantes de países de la Comunidad de Países de Lengua Portuguesa – CPLP – capacitándolos para recibir formación profesional calificada.

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Biografía del autor/a

Ana Cristina Moraes, Universidade Estadual do Ceará, UECE

Pós-doutora em Educação (Universidade Federal do Ceará, UFC. Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas-SP, UNICAMP. Mestra em Educação pela UFC. Especialista em Metodologia do Ensino de Artes pela Universidade Estadual do Ceará, UECE. Graduada em Arte-educação pela UniGrande e em Serviço Social pela UECE. Professora Adjunta da UECE. Vinculada aos Programas de Pós-Graduação em Educação da UECE – PPGE, e ao Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação – MAIE. Líder do Grupo de Pesquisa: Investigações em Arte, Ensino e História – IARTEH.

João Pereira Silva, Secretaria de Educação do Estado do Ceará, SEDUC-CE

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará, UECE, especialista em Português e Literatura pela Universidade Estadual do Ceará, UECE,  graduado em Lingua Portuguesa pela Universidade Estadual do Ceará, UECE, graduado em Ciências Contábeis  pela Faculdade Kurios, FAK, professor efetivo de Lingua portuguesa do Estado do Ceará, participante do grupo de pesquisa GESSOL.

Iranilson de Sousa Carneiro, Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza, SME

Mestre em Artes da Cena pelo Instituto de Artes da UNICAMP-SP. Pedagogo pela Universidade Estadual do Ceará, UECE. Professor da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza-CE. Baterista, percussionista e arte-educador de bateria e percussão. Integra a banda Dona Zefinha. Faz parte do Conselho de Representantes de Escolas do Município de Fortaleza, vinculado ao SINDIUTE. É integrante do Conselho Escolar da EM Novo Renascer.

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Publicado

2022-10-22

Cómo citar

MORAES, A. C.; SILVA, J. P.; CARNEIRO, I. de S. Educação antirracista no Ceará: a UNILAB e seus saberes afrorreferenciados. Cuadernos de GPOSSHE, [S. l.], v. 6, n. 2, 2022. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v6i2.9220. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/9220. Acesso em: 18 may. 2024.

Número

Sección

Fluxo Contínuo