Educação antirracista no Ceará

a UNILAB e seus saberes afrorreferenciados

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v6i2.9220

Keywords:

Educação intercultural, Saberes afrorreferenciados, Cultura

Abstract

The article analyzes the formative power of the Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB – from the perspective of an anti-racist education, supported by Afro-referenced theoretical-practical knowledge. It reflects on historical-cultural aspects of Ceará based on cultural elements from African peoples and that reverberate in the educational routine of this University. The study was based on theoretical support and official documents that regulate teacher training curricula. It can be seen that UNILAB gives visibility to Afro-referenced cultural elements such as accents, gestures, arts, ways of conceiving the world. We infer that UNILAB has a clear political intention in contributing to the training of students from countries of the Community of Portuguese-Speaking Countries – CPLP – enabling them to receive qualified professional training.

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Author Biographies

Ana Cristina Moraes, Universidade Estadual do Ceará, UECE

Pós-doutora em Educação (Universidade Federal do Ceará, UFC. Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas-SP, UNICAMP. Mestra em Educação pela UFC. Especialista em Metodologia do Ensino de Artes pela Universidade Estadual do Ceará, UECE. Graduada em Arte-educação pela UniGrande e em Serviço Social pela UECE. Professora Adjunta da UECE. Vinculada aos Programas de Pós-Graduação em Educação da UECE – PPGE, e ao Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação – MAIE. Líder do Grupo de Pesquisa: Investigações em Arte, Ensino e História – IARTEH.

João Pereira Silva, Secretaria de Educação do Estado do Ceará, SEDUC-CE

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará, UECE, especialista em Português e Literatura pela Universidade Estadual do Ceará, UECE,  graduado em Lingua Portuguesa pela Universidade Estadual do Ceará, UECE, graduado em Ciências Contábeis  pela Faculdade Kurios, FAK, professor efetivo de Lingua portuguesa do Estado do Ceará, participante do grupo de pesquisa GESSOL.

Iranilson de Sousa Carneiro, Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza, SME

Mestre em Artes da Cena pelo Instituto de Artes da UNICAMP-SP. Pedagogo pela Universidade Estadual do Ceará, UECE. Professor da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza-CE. Baterista, percussionista e arte-educador de bateria e percussão. Integra a banda Dona Zefinha. Faz parte do Conselho de Representantes de Escolas do Município de Fortaleza, vinculado ao SINDIUTE. É integrante do Conselho Escolar da EM Novo Renascer.

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Published

2022-10-22

How to Cite

MORAES, A. C.; SILVA, J. P.; CARNEIRO, I. de S. Educação antirracista no Ceará: a UNILAB e seus saberes afrorreferenciados. GPOSSHE notebooks, [S. l.], v. 6, n. 2, 2022. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v6i2.9220. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/9220. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Fluxo Contínuo