A educação infantil no Brasil: a perspectiva no Estágio Supervisionado

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v5i1.7473

Palabras clave:

Educação, Educação Infantil, Estágio Supervisionado

Resumen

O presente trabalho visa resgatar a história da educação infantil no Brasil e seus processos, percorrendo desde o período imperial até os dias atuais, incluindo as legislações que abordam a temática. Temos como objetivo geral reconhecer o papel da educação infantil no Brasil a partir do nosso olhar na posição de estagiários. O relatório abordado nesse trabalho relata a percepção dos educandos no momento de observação na pré-escola da rede pública de Fortaleza, capital do Ceará. Ao todo, foram oito observações em uma turma de infantil IV. Durante o estágio supervisionado ficamos impossibilitados de fazer a regência por conta da pandemia que, até então, era de uma nova doença denominada Covid-19. Ao longo desta narrativa utilizamos autores como Oliveira (2011) e Gimenes (2013). No decorrer da disciplina agregamos diversas percepções sobre o aprendizado das crianças, seu cotidiano e as influências externas no processo de desenvolvimento e ensino-aprendizagem.

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Publicado

2021-12-23

Cómo citar

DA SILVA SOUZA, D.; LIMA DE FARIAS CRUZ, D. A educação infantil no Brasil: a perspectiva no Estágio Supervisionado . Cuadernos de GPOSSHE, [S. l.], v. 5, n. 1, 2021. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v5i1.7473. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/7473. Acesso em: 19 may. 2024.

Número

Sección

Educação do campo e Pedagogia histórico-crítica em contexto de crise e pandemia

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