A educação infantil no Brasil: a perspectiva no Estágio Supervisionado
DOI:
https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v5i1.7473Palabras clave:
Educação, Educação Infantil, Estágio SupervisionadoResumen
O presente trabalho visa resgatar a história da educação infantil no Brasil e seus processos, percorrendo desde o período imperial até os dias atuais, incluindo as legislações que abordam a temática. Temos como objetivo geral reconhecer o papel da educação infantil no Brasil a partir do nosso olhar na posição de estagiários. O relatório abordado nesse trabalho relata a percepção dos educandos no momento de observação na pré-escola da rede pública de Fortaleza, capital do Ceará. Ao todo, foram oito observações em uma turma de infantil IV. Durante o estágio supervisionado ficamos impossibilitados de fazer a regência por conta da pandemia que, até então, era de uma nova doença denominada Covid-19. Ao longo desta narrativa utilizamos autores como Oliveira (2011) e Gimenes (2013). No decorrer da disciplina agregamos diversas percepções sobre o aprendizado das crianças, seu cotidiano e as influências externas no processo de desenvolvimento e ensino-aprendizagem.
Métricas
Citas
BARBOSA, Maria C. S. A Rotina nas Pedagogias da Educação Infantil: dos binarismos à complexidade, Currículo sem Fronteiras, v.6, n.1, p. 56-69, Jan/Jun2006. Disponível em: https://biblat.unam.mx/hevila/CurriculosemFronteiras/2006/vol6/no1/5.pdf. Acesso em: 18/08/2021.
BRASIL. Constituição (1988) Constituição da República federativa do Brasil. Brasília, DF: senado federal: centro gráfico, 1988.
BRASIL. Decreto n° 4. 024/61, de 20 de Dez de 1961. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Brasília, DF, Dez 1961.
BRASIL. Decreto n° 11. 788, de 25 de Set de 2008. Definição, classificação e relações de estágio, Brasília, DF, Set 2008.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
EDUCAÇÃO, Ministério da. Matrículas nas creches e pré-escolas apresentam aumento. 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/211-218175739/15665-matriculas-na-pre-escola-e-em-creches-apresentam-aumento . Acesso em: 24 mar. 2020.
GIMENES, Nelson Simão. Formação de professores para a educação infantil, anos iniciais do ensino fundamental e os cursos de pedagogia: novos e velhos desafios. 2013. Disponível em: https://revistaeducacao.com.br/2013/12/12/formacao-de-professores-para-a-educacao-infantil-anos-iniciais-do-ensino-fundamental-e-os-cursos-de-pedagogia-novos-e-velhos-desafios/ . Acesso em: 24 mar. 2020.
FARIAS, I. M. S.; SILVA, S. P. Métodos e Pesquisa – Os procedimentos de coleta de dados. In: FARIAS, Isabel Maria Sabino; SILVA, Silvina Pimentel. Pesquisa e Prática Pedagógica. 34 ed. Fortaleza: RDS, v. 3, p. 26 – 40, 2009.
OLIVEIRA, Zilma De Morais Ramos De. Os primeiros passos da história da educação infantil no Brasil. In. OLIVEIRA, Z. D. M. R. D. Educação infantil fundamentos e métodos. São Paulo; Cortez, 2011. P. 93 a 102.
OLIVEIRA, Zilma De Morais Ramos De. Os primeiros passos da história da educação infantil no Brasil. In. OLIVEIRA, Z. D. M. R. D. Novos tópicos na história da educação infantil no Brasil. São Paulo; Cortez, 2011. P. 107 a 123.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Cuadernos de GPOSSHE
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Os autores possuem direitos autorais, sem restrição, aos seus textos. Os Cadernos do GPOSSHE On-line permitem ao autor os direitos de publicação. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todo o conteúdo da Revista Cadernos Gposshe On-Line é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.