A concepção de Trabalho em Lukács: breves reflexões

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v5i1.7471

Palabras clave:

Trabalho, Trabalho Humano, Antropologia Filosófica

Resumen

O trabalho é a transformação da natureza pelo homem, uma atividade essencialmente humana. O complexo do trabalho tem sido tema de estudos de vários pesquisadores, tendo também papel central nas obras do filósofo marxista húngaro György Lukács. Para ele, o trabalho é a categoria fundante do ser social. Diante disso, o objetivo desta pesquisa é refletir sobre a categoria do trabalho conforme os estudos de Lukács. Com o intuito de alcançar o objetivo proposto, realizamos uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo. Procuramos, dessa forma, tratar acerca da origem e da essência do trabalho, utilizando, em especial, a obra “Para uma ontologia do ser social”. Utilizamos, também, os escritos de Lessa (1992; 2015) e Marx (2011), pois a leitura desses materiais foi fundamental para a composição deste estudo. Compreendemos ser importante o estudo dessa categoria, pois o homem é um ser histórico, por isso a importância de conhecer o contexto histórico para entender o momento atual. 

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Iara Rute Morais de Oliveira da Silva, Prefeitura do Município de Maranguape

Especialista em Ensino na Educação Básica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Pedagoga pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).  Professora na Prefeitura Municipal de Maranguape.

Citas

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

LESSA, Sergio. Lukács: trabalho, objetivação e alienação. Trans/Form/Ação, São Paulo, v. 15, p. 39-51, 1992. Disponível em: https://www.scielo.br/j/trans/a/L8s5Ct6fvZ8Bf4rw6RSzWSz/?lang=pt. Acessado em 04 de ago. de 2021.

LESSA, Sergio. Para compreender a ontologia de Lukács. Coletivo veredas, 2015.

LUKÁCS, Gyorgy. Para uma ontologia do ser social. Tradução de Nélio Schneider, Ivo Tonet e Ronaldo Vielmi Fortes. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2013.

MARX, Karl. Manuscritos econômicos e filosóficos. 2 ed. São Paulo: Editora Martin Claret, 2011.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 18. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

Publicado

2021-12-22

Cómo citar

RUTE MORAIS DE OLIVEIRA DA SILVA, . I. A concepção de Trabalho em Lukács: breves reflexões. Cuadernos de GPOSSHE, [S. l.], v. 5, n. 1, 2021. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v5i1.7471. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/7471. Acesso em: 19 may. 2024.

Número

Sección

Educação do campo e Pedagogia histórico-crítica em contexto de crise e pandemia