O ensino de história em tempos de ensino remoto

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v5i1.7467

Palabras clave:

Ensino de História, Tecnologias Educacionais, Ensino Remoto Emergencial

Resumen

Este artigo pretende compreender as relações entre educação e tecnologia, assim como entender também as particularidades para tentar esboçar tendências mais gerais. Utilizamos os planejamentos de aula e as avaliações de três professores da cidade de Fortaleza (Ceará), do 9ª ano do Ensino Fundamental ao 3º do Ensino Médio durante maio a dezembro de 2020. O que percebemos, nessas relações entre educação e tecnologia, foi que “da noite para o dia” milhões de professores e estudantes tiveram que se adaptar rapidamente à nova realidade de aulas remotas e uso massivo de Tecnologias Digitais da Comunicação e da Informação (TDIC’s), ambientes virtuais de aprendizagem (AVA’s), etc. Muitas vezes tendo que dispor de seus próprios meios para utilizarem essas tecnologias. O que percebemos, também, foi que as mudanças na relação entre educação e tecnologia se deram principalmente nas formas e maneiras de ensinar mediada por tecnologias, em detrimento de modificações nos conteúdos ensinados.                       

Métricas

Cargando métricas ...

Citas

ABREU, Martha. SOIHET, Raquel (orgs.). Ensino de história: conceitos, temáticas e metodologia. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2003.

ALVES, João Roberto Moreira. “A história da EAD no Brasil”. In: LITTO, Fredric Michael. FORMIGA, Manuel Marcos Maciel (org.). Educação a Distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009. Vol. 1.

ANTUNES, Ricardo. Adeus ao trabalho?: ensaio sobre as metamorfoses e centralidade do mundo do trabalho. 11ª ed. São Paulo: Cortez, 2006.

____. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a negação e a afirmação do trabalho. 3ª ed. São Paulo: Boitempo, 2000.

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2008.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é Educação. 49ª reimpressão. São Paulo: Brasiliense, 2007.

BRASIL. Decreto nº 5.800, de 8 de junho de 2006. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2006/Decreto/D5800.htm. Acesso em: 24/01/2021.

BRASIL. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 24/01/2021.

CEARÁ. Decreto nº 33.846. Diário Oficial do Estado do Ceará, 12 de dezembro de 2020. Disponível em: http://imagens.seplag.ce.gov.br/PDF/20201212/do20201212p01.pdf#page=19. Acesso em: 20/12/2020.

COSTA, Frederico. “O marxismo enquanto referencial teórico para conhecimento do ser social”. In: FURTADO, Elizabeth Bezerra. JIMENEZ, Susana Vasconcelos. Trabalho e educação: uma intervenção crítica no campo da formação docente. Fortaleza: Ed. Demócrito Rocha, 2001.

ENGELS, Friedrich. MARX, Karl. Cultura, arte literatura: textos escolhidos. 2ª ed. São Paulo: Expressão Popular, 2012.

Entenda o Plano de Retomada Responsável das Atividades Econômicas e Comportamentais. SEPLAG, 03 de junho de 2020. Disponível em: https://www.seplag.ce.gov.br/2020/06/03/entenda-o-plano-de-retomada-responsavel-das-atividades-economicas-e-comportamentais/. Acesso em: 14/12/2020.

Fase 1 do plano de reabertura do Ceará terá restrições em algumas regiões, afirma secretário da Saúde. G1, 08 de maio de 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2020/06/05/fase-1-do-plano-de-reabertura-do-ceara-tera-restricoes-em-algumas-regioes-afirma-secretario-da-saude.ghtml. Acesso em: 14/12/2020.

FONSECA, Thais Lívia de Lima e. História & ensino de História. 3ª ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.

FONSECA, Selva Guimarães. Caminhos da História ensinada. São Paulo: Papirus, 1993.

____. Didática e prática de ensino de história: experiências, reflexões e aprendizados. 12ª ed. São Paulo: Papirus, 2011.

FONTES, Virgínia. Capitalismo em tempos de uberização: do emprego ao trabalho. Marx e o Marxismo - Revista do NIEP-Marx, v. 5, n. 8, 2017.

GALVÃO, Ana Carolina. SAVIANI, Dermeval. Educação na Pandemia: a falácia do “ensino” remoto. In: Universidade e Sociedade, ano XXXI, nº 67, Brasília: Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior, 2021.

GHIRALDELLI JR, Paulo. O que é Pedagogia. 3ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1993.

HOBSBAWM, Eric. O novo século: entrevista a Antonio Polito. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

____. Globalização, democracia e terrorismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

KOSIK, Karel. Dialética do concreto. 5ª Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.

KARNAL, Leandro (org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. 5ª ed. São Paulo: Contexto, 2007.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação. 8° ed. Campinas: Papirus, 2011.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999.

Lockdown contra coronavírus começa em Fortaleza, 3ª capital do país a adotar a medida. G1 CE, 05 de junho de 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2020/05/08/lockdown-em-fortaleza-comeca-nesta-sexta-feira-policia-pode-levar-para-delegacia-quem-descumprir-medidas.ghtml. Acesso em: 14/12/2020.

LUKÁCS, György. Essenciais são os livros não escritos: últimas entrevistas (1966-1971). São Paulo: Boitempo, 2020.

Mapa da vacinação contra a covid-19 no Brasil. G1 SP, 20 de março de 2021. Disponível em: https://especiais.g1.globo.com/bemestar/vacina/2021/mapa-brasil-vacina-covid/?_ga=2.240307659.930151498.1616333826-230209049.1615171292. Acesso em: 21/03/21.

MARX, Karl. Crítica da filosofia do direito de Hegel. 3ª ed. São Paulo: Boitempo, 2013.

MASETTO, Marcos T. “Mediação pedagógica e o uso de tecnologias”. In: MORAN, José Manuel. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 19ª edição. Campinas: Papirus, 2011.

MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. 2ª ed. São Paulo: Boitempo, 2008.

NIKITIUK, Sonia M. Leite (org.). Repensando o Ensino de História. São Paulo: Cortez, 2001.

NUNES, Ivônio Barros. “A história da EAD no mundo”. In: LITTO, Fredric Michael. FORMIGA, Manuel Marcos Maciel. Educação a Distância: o estado da arte (orgs.). São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009. Vol. 1.

OMS decreta pandemia do novo coronavírus. Veja, 11 de março de 2020. Disponível em:https://saude.abril.com.br/medicina/oms-decreta-pandemia-do-novo-coronavirus-saiba-o-que-isso. Acesso em: 05 de dezembro de 2020.

PAULO NETTO, José. Crise do socialismo e ofensiva neoliberal. São Paulo: Cortez, 1993.

____. Introdução ao estudo do método de Marx. São Paulo: Expressão Popular, 2011.

PINSKY, JAIME (org.). O Ensino de História e a Criação do Fato. 9ª ed. São Paulo: Contexto, 2001.

Publicado

2021-12-21

Cómo citar

DA SILVA NOBRE, T. O ensino de história em tempos de ensino remoto. Cuadernos de GPOSSHE, [S. l.], v. 5, n. 1, 2021. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v5i1.7467. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/7467. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Educação do campo e Pedagogia histórico-crítica em contexto de crise e pandemia