Narrativas de professores iniciantes sobre seus processos de inserção profissional docente
DOI:
https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v4iUnico.6730Resumen
Este artigo objetiva socializar achados de uma pesquisa de Mestrado em Educação realizada a partir da colaboração de três professores iniciantes ao narrarem suas experiências de inserção profissional. O conceito de experiência, com base nas contribuições de Josso, tem como cerne a transformação do sujeito mediante tomada de decisão a partir da reflexividade. Apostamos nas narrativas por constituírem uma relação afetiva com a formação, ao narrar suas histórias, os participantes deixaram emergir o que os constituiu professores, possibilitando repensar suas trajetórias de vida e de formação, refletir sobre práticas em um movimento de transformação. A tematização de Fontoura foi a estratégia utilizada para análise das narrativas. As principais contribuições do estudo foram refletir e compreender processos de formação de professores iniciantes, a construção da identidade profissional docente e a aparição do ser-sujeito de formação em seus diversos registros, psicossomáticos, sociológicos, emocionais, culturais e políticos.
Palavras-chave: Inserção profissional docente; Professor iniciante; Narrativas; Formação de Professores.
Métricas
Citas
ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Professores iniciantes: egressos de programas de iniciação à docência. Rev. Bras. Educ. [online]. 2018, vol.23, e230095. Epub 03-Dez-2018. ISSN 1413-2478. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782018230095. Acesso em 15 de set. de 2020.
COSTA, LL, FONTOURA HA. Residência pedagógica: criando caminhos para o desenvolvimento profissional docente. Revista @ambienteeducação. Universidade Cidade de São Paulo. Vol. 9, n°2. Jul/dez, 2015. p. 161-177. Disponível em: http://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/523/496. Acesso em: 01 mar. 2021.
FONTOURA, Helena Amaral. Meu nome é professor/a: sobre aprender a docência e identidades. R. Educ. Públ. Cuiabá, v. 28, n. 68, p. 297-310, maio/ago. 2019. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/8391. Acesso em 03 fev. 2021.
FONTOURA, Helena Amaral. Tematização como proposta de análise de dados na pesquisa qualitativa. In: FONTOURA, H. A. (Org.) Formação de professores e diversidades culturais: múltiplos olhares em pesquisa. Niterói: Intertexto, 2011, p. 61-82.
HUBERMAN, M. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, A. (Org.). Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto, 2000. p.31-61.
JOSSO, Marie Christine Josso. Experiências de vida e formação. Tradução de José Cláudio, Júlia Ferreira; revisão científica Maria da Conceição Passeggi, Marie Christine Josso – 2.ed. re. e ampl. Natal, RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010 (Coleção Pesquisa (auto)biográfica & Educação. Série Clássicos da Histórias de Vida).
JOSSO, Marie-Christine. O caminhar para si: uma perspectiva de formação de adultos e de professores. Entrevistador: Margaréte May Berkenbrock-Rosito. Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 2, n. 2, p. 136-199, ago./dez. 2009. Disponível em: http://arquivos.cruzeirodosuleducacional.edu.br/principal/old/revista_educacao/pdf/volume_2_2/11_josso.pdf. Acesso em: 07 nov. 2020.
LEITE, Vania Finholdt Angelo; FONTOURA, Helena Amaral. Parceria entre universidade e escola básica: a experiência da Faculdade de Formação de Professores / UERJ. In Giseli Barreto da Cruz, Ana Teresa de C. C. de Oliveira, Maria das G. C. de A. Nascimento (organizadoras). Ensino de didática: entre ressignificações e possibilidades Curitiba: CRV, 2017. p. 103-120.
PASSEGGI, Maria da Conceição. Narrativas da experiência na pesquisa-formação: do sujeito epistêmico ao sujeito biográfico. Rev. Roteiro, Joaçaba, v.41, n.1, p. 67-86, jan/abr. 2016. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/9267. Acesso em 06 fev. 2021.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional / Maurice Tardif. 17. ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
REGO, Flaviane Coutinho Neves Americano: processos da construção da profissão docente: narrativas de professores iniciantes. In: XX Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2020, Rio de Janeiro. Anais do XX Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Rio de Janeiro, 2020. p. 877-883. Disponível em http://www.xxendiperio2020.com.br/anais-virtual#anais Acesso em 08 de dez. 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Cuadernos de GPOSSHE
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Os autores possuem direitos autorais, sem restrição, aos seus textos. Os Cadernos do GPOSSHE On-line permitem ao autor os direitos de publicação. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todo o conteúdo da Revista Cadernos Gposshe On-Line é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.