A extinção da SECADI: um golpe fatal nas conquistas no campo da educação
DOI:
https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v2i1.1523Resumen
O referido texto trata-se das contribuições da professora Maciana de Freitas e Souza. Parte dos “impasses atuais da educação”. Sinaliza a necessidade de “uma reflexão acerca das últimas ações do Ministério da Educação, em especial a extinção da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI”. No que diz respeito a verdade metodológica, o trabalho utiliza a pesquisa documental com abordagem qualitativa. Extinguir a SECADI, não significa somente menos politica pública social para as populações do campo brasileiro. Significa mais do que isto. São medidas para destruir forças produtivas e assegurara as condições de (re)produção do capital.
Métricas
Citas
BELTRÃO, José Arlen. O novo ensino médio: o rebaixamento da formação, o avanço da privatização da educação básica e a necessidade da construção da resistência ativa e de alternativa pedagógica crítica. Tese de doutorado. Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia. 2019.
FREITAS, L. C. A reforma empresarial da educação: nova direita, velhas ideias. São Paulo: Expressão Popular, 2018.
FRIGOTTO; G. QUEIROZ; F. PENNA, F. Educação democrática: Antídoto ao Escola Sem Partido. Rio de Janeiro: LEPP/UERJ, 2018.
FRIGOTTO, G. (Org.) Escola Sem Partido: Esfinge que ameaça a educação e a sociedade brasileira. Rio de Janeiro: LEPP/UERJ, 2017.
JINKINGS, Ivana; DORIA, Kim; CLETO, Murilo (Org.). Por que gritamos golpe? Para entender o impeachment e a crise politica no Brasil. 1.ed. São Paulo: Boitempo, 2016.
KORYBKO; Andrew. Guerras Hibridas: Das revoluções coloridas aos Golpes. São Paulo: Expressão popular, 2018.
MARX; K. Contribuição `a critica da economia politica. São Paulo: Martins Fontes, 1983.
MONTORO; Xabier Arrizabalo. Capitalismo Y Economia Mundial. Bases teóricas y análises empírico para la compreensión de los problemas econômicos del siglo XXI. Madird/Espanha: Instituto Marxista de Economia. Universidad de Arte Y Ciências Sociales e Universidad de Concepción. 2014.
NEVES; Lucia Maria Wanderley. (Org.) A Nova Pedagogia do Capital: Estratégia do Capital para Educar o consenso. São Paulo: Xamã, 2005.
________. (Org.) O Empresariamento da Educação. São Paulo: Xama, 2002.
SOUZA; Maciana de Freitas e. A extinção da SECADI e o campo da educação na conjuntura atual. Disponível em: <http://www.justificando.com/2019/01/17/extincao-secadi-campo-educacao-conjuntura-atual/>. Acesso em 24 de maio de 2018.
VALIM, São Paulo: Estado de Exceção: A forma jurídica do neoliberalismo. Contra Corrente, 2017.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2019 Cuadernos de GPOSSHE
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Os autores possuem direitos autorais, sem restrição, aos seus textos. Os Cadernos do GPOSSHE On-line permitem ao autor os direitos de publicação. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Todo o conteúdo da Revista Cadernos Gposshe On-Line é aberto para acesso público, propiciando maior visibilidade, alcance e disseminação dos trabalhos publicados.