A extinção da SECADI: um golpe fatal nas conquistas no campo da educação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v2i1.1523

Resumen

O referido texto trata-se das contribuições da professora Maciana de Freitas e Souza. Parte dos “impasses atuais da educação”.  Sinaliza a necessidade de “uma reflexão acerca das últimas ações do Ministério da Educação, em especial a extinção da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI”. No que diz respeito a verdade metodológica, o trabalho utiliza a pesquisa documental com abordagem qualitativa. Extinguir a SECADI, não significa somente menos politica pública social para as populações do campo brasileiro. Significa mais do que isto. São medidas para destruir forças produtivas e assegurara as condições de (re)produção do capital.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Celi Nelza Zulke Taffarel, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (FACED/UFBA).

Marize Souza Carvalho, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (FACED/UFBA).

Citas

ANFOPE. Anais do Encontro Nacional 2017. http://www.anfope.org.br/wp-content/uploads/2018/07/Anais-XI-Seminário-Nacional-nov2017-.pdf. Acesso em 28 de maio de 2019.
BELTRÃO, José Arlen. O novo ensino médio: o rebaixamento da formação, o avanço da privatização da educação básica e a necessidade da construção da resistência ativa e de alternativa pedagógica crítica. Tese de doutorado. Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia. 2019.
FREITAS, L. C. A reforma empresarial da educação: nova direita, velhas ideias. São Paulo: Expressão Popular, 2018.
FRIGOTTO; G. QUEIROZ; F. PENNA, F. Educação democrática: Antídoto ao Escola Sem Partido. Rio de Janeiro: LEPP/UERJ, 2018.
FRIGOTTO, G. (Org.) Escola Sem Partido: Esfinge que ameaça a educação e a sociedade brasileira. Rio de Janeiro: LEPP/UERJ, 2017.
JINKINGS, Ivana; DORIA, Kim; CLETO, Murilo (Org.). Por que gritamos golpe? Para entender o impeachment e a crise politica no Brasil. 1.ed. São Paulo: Boitempo, 2016.
KORYBKO; Andrew. Guerras Hibridas: Das revoluções coloridas aos Golpes. São Paulo: Expressão popular, 2018.
MARX; K. Contribuição `a critica da economia politica. São Paulo: Martins Fontes, 1983.
MONTORO; Xabier Arrizabalo. Capitalismo Y Economia Mundial. Bases teóricas y análises empírico para la compreensión de los problemas econômicos del siglo XXI. Madird/Espanha: Instituto Marxista de Economia. Universidad de Arte Y Ciências Sociales e Universidad de Concepción. 2014.
NEVES; Lucia Maria Wanderley. (Org.) A Nova Pedagogia do Capital: Estratégia do Capital para Educar o consenso. São Paulo: Xamã, 2005.
________. (Org.) O Empresariamento da Educação. São Paulo: Xama, 2002.
SOUZA; Maciana de Freitas e. A extinção da SECADI e o campo da educação na conjuntura atual. Disponível em: <http://www.justificando.com/2019/01/17/extincao-secadi-campo-educacao-conjuntura-atual/>. Acesso em 24 de maio de 2018.
VALIM, São Paulo: Estado de Exceção: A forma jurídica do neoliberalismo. Contra Corrente, 2017.

Publicado

2019-08-14

Cómo citar

TAFFAREL, C. N. Z.; CARVALHO, M. S. A extinção da SECADI: um golpe fatal nas conquistas no campo da educação: . Cuadernos de GPOSSHE, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 84–90, 2019. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v2i1.1523. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/1523. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Crise da educação em tempos de neoconservadorismo