Retorno (post-pandémico) de una guardería en el territorio de un vertedero-Teresina

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v7i2.11788

Resumen

El objetivo de este artículo es analizar cómo se produjo el retorno de los niños de una guardería filantrópica, situada en el territorio del mayor vertedero de la ciudad de Teresina-Piauí, en el contexto de la pospandemia. Nuestra preocupación surgió de la proximidad de este campo de estudio, que es la Educación Infantil, con el curso de doctorado de la Universidad Federal de Minas Gerais (UFMG) y de nuestro contacto con la guardería por formar parte de una Asociación Espírita, del mismo seguimiento religioso que la investigadora. Utilizamos la investigación bibliográfica y la investigación narrativa con enfoque cualitativo. Los resultados de la investigación apuntan a la reflexión de que aún en un contexto de incertidumbre, donde las desigualdades sociales son tan evidentes, es necesario implementar políticas que garanticen los derechos de los niños.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Zélia Maria Carvalho e Silva , Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Educação - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Mestra em Educação (UFPI). Especialista em Gestão Escolar (PUC/ MG) e Docência do Ensino Superior (UESPI). Professora efetiva do Curso de Pedagogia do Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS/UFPI). Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí (FAPEPI).

Citas

ALENCAR, Anna Karina Borges, et al. Covid-19 em Teresina-PI: aspectos socioespaciais x medidas de enfrentamento das fragilidades. Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional, G&DR, v.16, n.4, p.175-190, dez/2020 (Ed. Especial). Taubaté, SP, Brasil.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Martins Fontes, 1979.

BEZERRA, Antônio Luiz Moreira. Uso de Internet cresce no Piauí após pandemia, aponta IBGE. Assembleia Legislativa do Estado do Piauí, 2022.

BRASIL, (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Contém as emendas constitucionais posteriores. Brasília, DF: Senado, 1988.

BRASIL. Lei n.9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Presidência da República. Presidência da República. Casa Civil. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>

BRASIL. Decreto n.3.100, de 30 de junho de 1999. Regulamenta a Lei n.9.790, de 23 de março de 1999, que dispõe sobre a qualificação de pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, como Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público, institui e disciplina o Termo de Parceria, e dá outras providências. Disponível em: < https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d3100.htm>

BRASIL. Lei n.9.790, de 23 de março de 1999. Dispõe sobre a qualificação de pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, como Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público, institui e disciplina o Termo de Parceria, e dá outras providências.

BRASIL. Res. n.5, de 17 de dezembro de 2009. (Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil)

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. Brasília, DF, 2017.

BRASIL. Parecer CNE/CP n.5, de 28 de abril de 2020 (Dispõe sobre a reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento de carga horária mínima anual, em razão da pandemia da Covid – 19). Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação.

BRASIL. Parecer CNE/CP n.11, de 7 de julho, de 2020 (Orientações Educacionais para a Realização de aulas e atividades pedagógicas presenciais e não presenciais no contexto da pandemia). Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação.

BRASIL. Medida Provisória, n.934, de 1 de abril, de 2020. Brasília, DF, 2020.

BRASIL. Instituto Brasileiro Geográfico e Estatístico. Disponível em: < https://painel.ibge.gov.br/pnadc/> Acesso em: 04 de agosto de 2023.

BRASIL. Como Voltar Às Atividades Na Educação Infantil? Recomendações Aos Municípios Para A Retomada No Contexto Da Pandemia De Covid-19. Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, 2020. Disponível em: < https://www.fmcsv.org.br/pt-BR/biblioteca/como-retornar-atividades-educacao-infantil-pandemia-covid-19-recomendacoes-municipios/>. Acesso em: 12 de julho de 2023.

BRASIL. Em Nova Reunião De Negociação Sobre Retorno Às Aulas Presenciais Na Rede Pública De Teresina, Mppi Orienta Que Coe’s Municipal E Estadual Uniformizem Protocolos Estabelecidos Em Decretos. Ministério Público do Estado do Piauí, 2022. Disponível em: < https://www.mppi.mp.br/internet/2022/02/em-nova-reuniao-de-negociacao-sobre-retorno-as-aulas-presenciais-na-rede-publica-em-teresina-mppi-orienta-que-coes-municipal-e-estadual-uniformizem-protocolos-estabelecidos-em-decretos/>. Acesso em 10 de julho de 2023.

BRASIL. SEMEC E Vigilância Sanitária Alinham Estratégias Para Retorno Das Aulas Presenciais Na Rede Municipal De Teresina. Prefeitura Municipal de Teresina, 2021. Disponível em: < https://pmt.pi.gov.br/2021/07/15/semec-e-vigilancia-sanitaria-alinham-estrategias-para-retorno-das-aulas-presenciais-na-rede-municipal-de-teresina/>. Acesso em: 10 de julho de 2023.

CARNEIRO, Moaci Alves. LDB fácil: leitura crítico compreensiva artigo a artigo.19 ed, Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

CLANDININ, D. Jean; CONELLY, F. Michael. Pesquisa narrativa: experiências e história na pesquisa qualitativa. Tradução: Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEL/UFU. Uberlândia: EDUFU, 2011.

LARROSA, Jorge. Linguagem e educação depois de Babel. Belo Horizonte: Autêntica, 2004b.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

LOUZADA, Virgínia. A Educação infantil, o SAEB e o contexto gerado pela Covid-19. Revista Linhas Críticas. Brasília, DF, v.26 (2020), p. 1-20.

MELO, Alessandro de. Ser orientador na pós-graduação: reflexões sobre a pesquisa narrativa. Rev. Bras. Educ. 28.2023. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782023280028. Acesso em 02 de agosto de 2023.

MOTTA, Flávia. Salada de Crianças: A Roda de Conversa como Prática Dialógica. In: ROCHA, Eloisa A. C; KRAMER, Sônia (Orgs.). Educação Infantil: enfoques em diálogo. Campinas, SP: Papirus, 2011.

Publicado

2023-11-17

Cómo citar

CARVALHO E SILVA , Z. M. Retorno (post-pandémico) de una guardería en el territorio de un vertedero-Teresina. Cuadernos de GPOSSHE, [S. l.], v. 7, n. 2, 2023. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v7i2.11788. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/11788. Acesso em: 21 nov. 2024.