Return (post-pandemic) of a kindergarten in the territory of a garbage dump-Teresina

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v7i2.11788

Abstract

The aim of this article is to analyze how the return of children from a philanthropic daycare center, located in the territory of the largest garbage dump in the city of Teresina-Piauí, occurred in the context of the post-pandemic. Our concerns were due to the proximity of this field of study, which is Early Childhood Education, to the doctoral course at the Federal University of Minas Gerais (UFMG) and our contact with the daycare center because it is part of a Spiritist Association, the same religious following as the researcher. We used bibliographical research and narrative research with a qualitative approach. The results of the research point to the reflection that even in a context of uncertainty, where social inequalities are so evident, it is necessary to implement policies that guarantee children's rights.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biography

Zélia Maria Carvalho e Silva , Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Educação - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Mestra em Educação (UFPI). Especialista em Gestão Escolar (PUC/ MG) e Docência do Ensino Superior (UESPI). Professora efetiva do Curso de Pedagogia do Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS/UFPI). Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí (FAPEPI).

References

ALENCAR, Anna Karina Borges, et al. Covid-19 em Teresina-PI: aspectos socioespaciais x medidas de enfrentamento das fragilidades. Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional, G&DR, v.16, n.4, p.175-190, dez/2020 (Ed. Especial). Taubaté, SP, Brasil.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Martins Fontes, 1979.

BEZERRA, Antônio Luiz Moreira. Uso de Internet cresce no Piauí após pandemia, aponta IBGE. Assembleia Legislativa do Estado do Piauí, 2022.

BRASIL, (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Contém as emendas constitucionais posteriores. Brasília, DF: Senado, 1988.

BRASIL. Lei n.9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Presidência da República. Presidência da República. Casa Civil. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>

BRASIL. Decreto n.3.100, de 30 de junho de 1999. Regulamenta a Lei n.9.790, de 23 de março de 1999, que dispõe sobre a qualificação de pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, como Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público, institui e disciplina o Termo de Parceria, e dá outras providências. Disponível em: < https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d3100.htm>

BRASIL. Lei n.9.790, de 23 de março de 1999. Dispõe sobre a qualificação de pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, como Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público, institui e disciplina o Termo de Parceria, e dá outras providências.

BRASIL. Res. n.5, de 17 de dezembro de 2009. (Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil)

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. Brasília, DF, 2017.

BRASIL. Parecer CNE/CP n.5, de 28 de abril de 2020 (Dispõe sobre a reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento de carga horária mínima anual, em razão da pandemia da Covid – 19). Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação.

BRASIL. Parecer CNE/CP n.11, de 7 de julho, de 2020 (Orientações Educacionais para a Realização de aulas e atividades pedagógicas presenciais e não presenciais no contexto da pandemia). Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação.

BRASIL. Medida Provisória, n.934, de 1 de abril, de 2020. Brasília, DF, 2020.

BRASIL. Instituto Brasileiro Geográfico e Estatístico. Disponível em: < https://painel.ibge.gov.br/pnadc/> Acesso em: 04 de agosto de 2023.

BRASIL. Como Voltar Às Atividades Na Educação Infantil? Recomendações Aos Municípios Para A Retomada No Contexto Da Pandemia De Covid-19. Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, 2020. Disponível em: < https://www.fmcsv.org.br/pt-BR/biblioteca/como-retornar-atividades-educacao-infantil-pandemia-covid-19-recomendacoes-municipios/>. Acesso em: 12 de julho de 2023.

BRASIL. Em Nova Reunião De Negociação Sobre Retorno Às Aulas Presenciais Na Rede Pública De Teresina, Mppi Orienta Que Coe’s Municipal E Estadual Uniformizem Protocolos Estabelecidos Em Decretos. Ministério Público do Estado do Piauí, 2022. Disponível em: < https://www.mppi.mp.br/internet/2022/02/em-nova-reuniao-de-negociacao-sobre-retorno-as-aulas-presenciais-na-rede-publica-em-teresina-mppi-orienta-que-coes-municipal-e-estadual-uniformizem-protocolos-estabelecidos-em-decretos/>. Acesso em 10 de julho de 2023.

BRASIL. SEMEC E Vigilância Sanitária Alinham Estratégias Para Retorno Das Aulas Presenciais Na Rede Municipal De Teresina. Prefeitura Municipal de Teresina, 2021. Disponível em: < https://pmt.pi.gov.br/2021/07/15/semec-e-vigilancia-sanitaria-alinham-estrategias-para-retorno-das-aulas-presenciais-na-rede-municipal-de-teresina/>. Acesso em: 10 de julho de 2023.

CARNEIRO, Moaci Alves. LDB fácil: leitura crítico compreensiva artigo a artigo.19 ed, Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

CLANDININ, D. Jean; CONELLY, F. Michael. Pesquisa narrativa: experiências e história na pesquisa qualitativa. Tradução: Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEL/UFU. Uberlândia: EDUFU, 2011.

LARROSA, Jorge. Linguagem e educação depois de Babel. Belo Horizonte: Autêntica, 2004b.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

LOUZADA, Virgínia. A Educação infantil, o SAEB e o contexto gerado pela Covid-19. Revista Linhas Críticas. Brasília, DF, v.26 (2020), p. 1-20.

MELO, Alessandro de. Ser orientador na pós-graduação: reflexões sobre a pesquisa narrativa. Rev. Bras. Educ. 28.2023. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782023280028. Acesso em 02 de agosto de 2023.

MOTTA, Flávia. Salada de Crianças: A Roda de Conversa como Prática Dialógica. In: ROCHA, Eloisa A. C; KRAMER, Sônia (Orgs.). Educação Infantil: enfoques em diálogo. Campinas, SP: Papirus, 2011.

Published

2023-11-17

How to Cite

CARVALHO E SILVA , Z. M. Return (post-pandemic) of a kindergarten in the territory of a garbage dump-Teresina. GPOSSHE notebooks, [S. l.], v. 7, n. 2, 2023. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v7i2.11788. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/11788. Acesso em: 24 nov. 2024.