BNCC: uma breve análise pautada na Pedagogia Histórico-Crítica

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v5i1.7474

Keywords:

BNCC, Competências, Pedagogia Histórico-Crítica

Abstract

O presente artigo traz uma análise da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) pautada na Pedagogia Histórico-Crítica (PHC). Em seus fundamentos, a PHC coaduna com o materialismo histórico-dialético e orienta-se na obra de Dermeval Saviani. Utilizou- se para a realização deste trabalho a metodologia de abordagem qualitativa mediante investigação documental e bibliográfica. A análise traz uma crítica à abordagem por competências, basilar na BNCC. A defesa desta abordagem possibilita uma forte influência dos interesses da classe capitalista nas políticas curriculares nacionais em detrimento dos anseios e necessidades da classe trabalhadora.

Metrics

Metrics Loading ...

References

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em:<http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf> Acesso em: 10 jul. 2021.

GODOY Arilda Schmidt. Pesquisa qualitativa tipos fundamentais. Revista de Administração de Empresas São Paulo, v. 35, n.3, p, 20 29 Mai./Jun. 1995. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/rae/v35n3/a04v35n3.pd> Acesso em: 05 jul. 2021.

MALANCHEN, Julia. Cultura, conhecimento e currículo: contribuições da pedagogia histórico- crítica. Campinas, SP: Autores Associados, 2016. – (Coleção educação contemporânea)

MALANCHEN, Julia; MATOS, Neide da Silveira Duarte de; ORSO, Paulino José, (org.). A pedagogia histórico-crítica, as políticas educacionais e a Base Nacional Comum Curricular. Campinas, SP: Editora Autores Associados, 2020. – (Coleção educação contemporânea)

PERRENOUD, P. Construir as competências desde a escola. Tradução Bruno Charles Magne. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.

PRADO, Edna. Da formação por competências à pedagogia competente. Revista Múltiplas Leituras, v.2, n. 1, p. 115-130, jan. / jun. 2009. https://www.metodista.br/revistas/revistasims/index.php/ML/article/view/331/329

RAMOS, Marise Nogueira. Políticas Educacionais: da Pedagogia das Competências à Pedagogia Histórico-Crítica. In: BARBOSA, Maria Valéria; MILLER, Stela; MELLO, Suely Amaral. Teoria histórico-cultural: questões fundamentais para a educação escolar / – Marília : Oficina Universitária ; São Paulo : Cultura Acadêmica, 2016. 220 p.

SAVIANI, Dermeval; DUARTE, Newton. (Org.). Pedagogia histórico-crítica e luta de classes na educação escolar. Campinas, SP: Autores Associados, 2012. – (Coleção polêmicas de nosso tempo).

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11.ed. rev – Campinas, SP: Autores Associados, 2013.

_____. Da LDB (1996) ao novo PNE (2014-2024): por uma outra política educacional. 5. ed. rev. e ampliada. – Campinas, SP: Autores Associados, 2016. – (Coleção educação contemporânea)

_____. Escola e democracia. 43. ed. rev. - Campinas, SP: Autores Associados, 2018.

_____. História das ideias pedagógicas no Brasil. – 5. ed. – Campinas, SP: Autores Associados, 2019a. – (Coleção memória da educação)

_____. Pedagogia histórico-crítica, quadragésimo ano: novas aproximações. Campinas, SP: Autores Associados, 2019b. - (Coleção educação contemporânea).

Published

2021-12-23

How to Cite

CRISTIAN FERREIRA CRUZ, M. BNCC: uma breve análise pautada na Pedagogia Histórico-Crítica. GPOSSHE notebooks, [S. l.], v. 5, n. 1, 2021. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v5i1.7474. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/7474. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Educação do campo e Pedagogia histórico-crítica em contexto de crise e pandemia