A concepção de hegemonia no pensamento de Antonio Gramsci

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DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v3i2.3361

Abstract

O estudo prima por evidenciar as formulações de Gramsci sobre a categoria hegemonia, entendendo-a como um elemento-chave para a compreensão de seu complexo universo teórico. A relevância do esforço em apreender os conceitos gramscianos reside na tentativa de captar elementos produzidos por uma teoria que, além do rigor teórico-científico balizado pela filosofia da práxis, é capaz de fornecer as condições de articulação entre os processos atuais de dominação e o momento de grande ofensiva ideológica conservadora. A pesquisa, de natureza teórico-bibliográfica, apontou a evolução do tema ao longo da produção carcerária de Gramsci, afastando-o de leituras reducionistas.

Palavras-chave: Gramsci; Hegemonia; Educação.

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Author Biographies

Karine Martins Sobral, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Professora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Ellen Cristine dos Santos Ribeiro, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Professora da rede municipal de Fortaleza. Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Published

2020-06-22

How to Cite

SOBRAL, K. M.; RIBEIRO, E. C. dos S. A concepção de hegemonia no pensamento de Antonio Gramsci. GPOSSHE notebooks, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 90–106, 2020. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v3i2.3361. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/3361. Acesso em: 3 jul. 2024.

Issue

Section

Dossiê Antonio Gramsci