A concepção de hegemonia no pensamento de Antonio Gramsci

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33241/cadernosdogposshe.v3i2.3361

Resumo

O estudo prima por evidenciar as formulações de Gramsci sobre a categoria hegemonia, entendendo-a como um elemento-chave para a compreensão de seu complexo universo teórico. A relevância do esforço em apreender os conceitos gramscianos reside na tentativa de captar elementos produzidos por uma teoria que, além do rigor teórico-científico balizado pela filosofia da práxis, é capaz de fornecer as condições de articulação entre os processos atuais de dominação e o momento de grande ofensiva ideológica conservadora. A pesquisa, de natureza teórico-bibliográfica, apontou a evolução do tema ao longo da produção carcerária de Gramsci, afastando-o de leituras reducionistas.

Palavras-chave: Gramsci; Hegemonia; Educação.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Karine Martins Sobral, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Professora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Ellen Cristine dos Santos Ribeiro, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Professora da rede municipal de Fortaleza. Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Downloads

Publicado

2020-06-22

Como Citar

SOBRAL, K. M.; RIBEIRO, E. C. dos S. A concepção de hegemonia no pensamento de Antonio Gramsci. Cadernos do GPOSSHE On-line, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 90–106, 2020. DOI: 10.33241/cadernosdogposshe.v3i2.3361. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/3361. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Antonio Gramsci